Montevidéu (Uruguai) – A semana de Gustavo Heide no challenger de Montevidéu segue com resultados positivos. Depois de entrar na chave com ranking protegido e vencer a partida de estreia, Heide salvou um match-point na vitória contra o norte-americano Emilio Nava, cabeça 3 do torneio e 88º do mundo, por 4/6, 7/5 e 6/4 em 2h42 de partida.
Esta foi a sétima vitória seguida para Heide, que conquistou há dez dias o título do Lajeado Open, torneio ITF M25 disputado no Rio Grande do Sul. O paulista de 23 anos ocupa o 304º lugar da ATP e tem como recorde pessoal a 142ª posição.
Esta foi a quinta vitória de Heide contra um tenista do top 100 e a segunda na temporada, depois de ter vencido Thiago Wild no ATP 250 de Santiago, em fevereiro. O resultado mais expressivo foi diante do francês Ugo Humbert, então número 15 do mundo, no ATP 250 de Gstaad no ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Por enquanto, Heide está apenas defendendo os 14 pontos de que precisava nesta semana para manter sua posição atual no ranking. Se vencer mais uma, recebe 22 pontos e voltará ao top 300. O próximo adversário pode ser o peruano Ignacio Buse, 110º do ranking, ou o lituano Vilius Gaubas, 133º colocado.
Depois de um primeiro set com cinco quebras de serviço, Heide aproveitou a chance de quebra no penúltimo game da segunda parcial. Pouco antes, quando perdia por 5/4, o brasileiro salvou um match-point no saque. Já no último set, ele conseguiu duas novas quebras para abrir 5/1 no placar. E mesmo sofrendo uma quebra na primeira chance de sacar para o jogo, conseguiu definir a vitória de virada.
Heide making moves 💥
The Brazilian delivers a statement performance, dispatching [3] Nava to reach the quarter-finals in Montevideo!#ATPChallenger | @uruguayopen pic.twitter.com/yuofbMHHio
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) November 12, 2025













Ótima vitória,vai pegar o peruano que perdeu para o Reis semana passada, jogo duríssimo
Antes o Buse terá que vencer o Gaubas, os dois já se enfrentaram duas vezes esse ano e o Gaubas venceu nas duas ocasiões.
Vitória na raça. Boa sorte amanhã, Heide.
Grande vitória do Heide! Esse Nava cansou de ganhar Challengers este ano. O brasileiro tá subindo o nível!
Grande virada do Heide, ele sempre teve um bom potencial, pra mim o mental e físico dele é um pouco abaixo, melhorando isso, tem potencial para o top 100. quem sabe ano que vem já
Que vitória do Heide. Mais uma contra um TOP100 na carreira. Fará sua 6° quartas de final no ano, apenas a 2° em Challenger. Tá voltando ao ritmo
ele ganhou do nava , jogador feinho que dói joo de amador, tinha que ganhar ora pois!
Bela vitória do Heide,se tivesse um bom físico,com certeza seria top 100.
Grande Heide, voltando a velha excelente forma antes da contusão. Step-by-step, mas promete um 2026 melhor que o 142 que já foi. Parabéns