Paris (França) – Três meses depois de conquistar seu primeiro título de nível challenger e atingir o melhor ranking da carreira, o paulista Gustavo Heide cumpriu a principal meta desta primeira parte da temporada e obteve a classificação inédita para disputar seu primeiro Grand Slam. Até então, ele jamais havia sequer se classificado para um qualificatório.
Nesta quinta-feira, o paulista de 22 anos e atual 174º do mundo venceu seu terceiro jogo consecutivo na fase prévia de Roland Garros, ao superar o canhoto italiano Matteo Gigante, 137º colocado, com as parciais de 6/3 e 6/2. Com isso, o Brasil já tem dois nomes no masculino, junto a Thiago Wild, e outro no feminino, com Beatriz Haddad Maia.
Vindo de derrotas em oitavas de final de nível challenger nas semanas anteriores, Heide teve atuação muito firme em Paris. Logo na primeira rodada, superou o cabeça 12, o tcheco Lukas Klein, 118º do ranking, de virada, por 1/6, 6/3 e 7/6 (10-5 no supertiebreak), e dois dias deois ganhou do chinês Yunchaokete Bu, 189º do ranking, por 7/5 e 6/3.
Ao avançar à chave principal – ele só conhecerá seu primeiro adversário na sexta-feira -, Heide garante 40 pontos no ranking e 73 mil euros de premiação. Isso pode levá-lo até 20 posições à frente na lista internacional.
Atuação muito firme na base
Heide fez uma excelente exibição no primeiro set, adaptando-se rapidamente ao tênis do canhoto italiano. Jamais permitiu break-points, apesar de ter acertado apenas 47% do primeiro serviço, e aproveitou a segunda chance de quebra no terceiro game, quando Gigante não encaixou os primeiros serviços e permitiu que o brasileiro ditasse os pontos. Muito confiante, Heide fechou o set com mais uma quebra.
O segundo set foi bem mais complicado, já que o italiano tentou ser mais agressivo. Heide superou um longo terceiro game, em que evitou dois break-points, novamente com aproveitamento muito fraco do primeiro serviço, que então chegava a 46%. Aí ganhou confiança e chegou à quebra de zero para fazer 4/2. Suou para salvar 0-40 em seguida e fechou com nova quebra e muita comemoração.
Brasil ainda tem mais três na rodada final do quali
Os outros três brasileiros que lutam por vagas em Roland Garros disputam a rodada decisiva nesta sexta-feira, em horários a definir pelos organizadores. O país conta ainda com Laura Pigossi, Thiago Monteiro e Felipe Meligeni.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Paulista de 29 anos e 119ª do ranking, Pigossi terá um confronto inédito contra a romena de 31 anos Cristina Dinu, 229ª colocada. A brasileira já disputou dois Grand Slam, Wimbledon em 2022 e o Australian Open do ano passado. Também na última temporada, caiu na rodada final do quali em Paris. Dinu nunca esteve numa chave de Slam.
Monteiro, que vive ótima fase após chegar à terceira rodada em Madri e às oitavas em Roma, enfrentará o jovem espanhol de 21 anos Daniel Rincon, 226º do ranking. O cearense de 29 anos e 84º do mundo tem cinco participações na chave em Paris e foi à terceira rodada em 2020. Rincon levou a melhor no único duelo anterior, disputado no ano passado em Genebra.
Já Felipe Meligeni, de 26 anos e 136º do ranking, terá um confronto inédito contra o português de apenas 20 anos Jaime Faria, 183º colocado. O paulista já disputou a chave do US Open no ano passado e chega à última rodada do quali de Paris pela terceira vez em quatro anos.
Segundo set foi bem mais difícil do que o placar sugere. Tá de parabéns, jogou muito bem e o saque faz uma diferença absurda no jogo do Heide.
Sensacional
Após a quebra no segundo set, enfrentou 0x40 e partiu para a vitória. Impressionante como ele consegue angular bem a bola baixa na linha do T com o back.
Atuação brilhante do Heide, principalmente considerando que nunca havia estado em última rodada de qualy nenhum.
Heide foi um Gigante em quadra.
Gostei do trocadilho! Rrss…
Que bom que temos mais tenistas para torcer, pois o feminino tá em baixa, kk…
Claro, torcendo para a Laurinha também furar o quali!
O masculino tá ficando lindo de ver!
VQV Brazucas!
Mazah!! Heide subindo de patamar!! Bora por mais!!
Segurem a brasileirada! Aí vem todos! Brazilian Storm! Sem choro de papi ou mami….. kkkkk
Jogou bem demais, esse garoto tem futuro, neste eu coloco minhas fichas, não no mimizento quebrador de raquetes.
Mimizento quebrador de raquetes ganha do Heide com o pé nas costas. Impossível querer comparar talentos.
“Sem disciplina, o talento não serve para nada ”
Cristiano Ronaldo
Discordo. Heide só não tem ranking melhor por causa de contusões e o Wild é bem menos do que vc e ele pensam kkk
O Wild da tristeza de torcer, não tem postura em quadra, não respeita adversário, nem torcida. Não me representa! Mas, que tem talento isso é inegável. Vamos ver onde chega. Roland Garros será um divisor de águas, defende bons pontos e se não for bem, deve cair por volta de #80 do ranking deixando espaço para que Monteiro volte a ser o #1 do Brasil
Eu torço para todos os brasileiros
Eu torço para todos os brasileiros, menos o Wild.
Tô contigo e não abro!!!
Uau, que resultado fantástico para o Heide, jogou muito e parece não ter sentido nenhuma pressão em jogar o seu 1° slam em sua primeira tentativa.
E pensar que ele não tinha voltado bem ao circuito pós lesão e era o menos cotado a conseguir entrar na chave principal a uns dias atrás, o que vier a partir de agora é mais que lucro.
Lucas. O Heide tava muito tenso nos primeiros jogos. Posso dizer travado. Aquela postura cabisbaixa que ele carregava pra mim é de pura tensão. Hoje vi um Heide versão que eu gosto. Vibrando mais, cabeça erguida, confiança lá em cima. Outra energia. Acho que ganhar os 2 primeiros jogos tirou um caminhão das costas dele. Tirou a zica toda. Alegria pra nós pq dá pra ver que a partir deste Slam ele vai subir o sarrafo e ranking e tudo. Que seja bem-vindo ao novo patamar. 2 semestre promete wild/monteiro/Heide/Fonseca e Meligeni todos top 100. Pode algum não chegar mas todos aí tem jogo pra top 100.
Ótimo resultado do Heide, agora é torcer para pegar um sorteio favorável para passar por aquela pressão de uma estreia em uma MD5
melhor tenista do Brasil atualmente… esse aí se levasse a carreira a sério seria top 50 fácil
Você deveria buscar conhecer melhor os fatos e informações referente a seriedade, comprometimento e profissionalismo de alguém antes de sair fazendo julgamentos.
Se o próprio atleta divulgou q optou por ficar 7 semanas afastado do circuito recentemente pra tratar uma dor de dente(!)
Achei que era contusão kkk
trocar de dentista urgente então…
Ele teve problema dentário e depois, teve problema nas costas.
Eu entendo a expectativa. Também espero e torço pelos brasileiros. Porém, precisamos ter cautela com conclusões. Talvez se ele tivesse continuado, como querem alguns, teria se lesionado mais para frente e não conseguiria sequer jogar o qualificatório.
Teve que tirar o ciso. Não é uma dor de dente. Achou que ia dar para postergar mas aí preferiu antecipar para não correr o risco de piorar na época de Roland garros.
Agora na chave principal é jogar solto, como azarão, e desfrutar de Rolanga. Quem sabe surpreende e faz bonito, tem tênis pra isso.
Vamos !
Excelente campanha. Já furou o qualy do primeiro Slam que disputou. E tá jogando bem. Com um bom sorteio pode até avançar. Quem sabe se em breve não teremos mais um Top 100 no masculino.
25% encaminhado dos Brazucas. Parabéns Heide, jogou muito, até quando teve 3 breaks contra. Step -by-step vc va longe. Uma boa sorte no sorteio dou como previsão chegar na 3a. rodada, td bem que agora são no minímo 3 sets.. a pegada é outra. Não importa a postura ou o oba-oba. importa vc jogar o seu tenis. Sucesso e tenha um excelente RG. “Emulsão” Scott , o que vc tem a falar.. o Heide pra vc ia cair no Q1.???
Vendo os comentários aqui parece que o Heide virou a nova promessa do tênis brasileiro… até a próxima derrota… tem uns aqui que são volúveis …o cara ganha duas, três partidas vira o novo fenômeno… perde uma e já se transforma em uma nova decepção… calma galera… deixa a turma trabalhar… resultados vem e vão… tênis é assim mesmo… mais derrotas do que vitórias, salvo alguns poucos iluminados!!!!
Verdade!
É a velha ânsia de quem já teve 1 Top#1, kk… no século passado…
Heide era o unico que eu achei que não passaria e acabou sendo o primeiro. Excelente resultado.
Andre. Também achei isso. Mas nossa visão tava correta pq o Heide joga bem igual o Fonseca porém eles não tem casca(experiência) nesse nível pra morder essa vaga. Quanto ao Fonseca teve várias chances de ganhar os pontinhos e ir pro Quali. Deu um pouco do azar por cair em 1 rodada em 2 torneios challengers e também a vitória sobre o Heide naquela final do Paraguai teria garantido. Fonseca fora do Quali foi na trave.
Não me lembro qual dos agourentos cravou que seria como no Tropa de Elite que ninguém passaria do quali. Um já passou , e os outros 3 estão na briga. Mais um dia de mau humor para a urubuzada. Parabéns Heide , que faça um grande RG.
Que jogo o Heide fez,superou todas as expectativas e disputará seu primeiro GS,bora Brasil!
Dos brasileiros, sempre achei o Heide com um estilo de jogo mais moderno. Wild e Fonseca tem mais talento, mas se conseguir ficar longe de lesões, o Heide pode almejar conquistas sim. Parabéns!
Olha, o Heide tem um baita talento tanto quanto Wild e Fonseca, não se engane, com 15 anos dava show aqui em Ribeirão em cara top, isso tudo sem se esforçar quase nada e comendo salgadinho antes do jogo….Força Heide!
Taí, gostei. O segredo do Salgadinho. Ótima! Ahahahahahah.
que salgadinho era esse mesmo??? :D
Xii, então a falta de esforço que muitos falam parece que vem desde muito jovem. Será que ainda muda esse padrão?
Blá blá blá…. sempre procuram algo para desmerecer os nossos tenistas! A busca por negativismo , mesmo com nossos tenistas mostrando bom trabalho, é uma coisa que eu nunca entendi!
Muito Bom! Grandes chances dos outros 3 brasileiros entrarem. Acho que ganham, mas mesmo que percam, quase certo que entram no sorteio de lucky looser.
Boa!
Quando o Heide copou o challenger em cima do Fonseca eu disse que só ficaria feliz com isso se ele conseguisse q vaga pra RG pq Fonseca certamente furaria o qualy.
E essa grana hein? Vai ajudar um absurdo o garoto!
Ganhou hj mais da metade do que já tinha ganho em toda carreira.
novo fenômeno do tênis brasileiro !!!
Brazilian storm em Paris !!!
Graaande resultado do Heide, furando Qualy de GS logo na primeira participação(imagino q seja raríssimo entre os BRs isso)..
Primeiro set jogou em ótimo nível, por mais q mantivesse um% de 1° saque em quadra baixo, conseguiu um aproveitamento de pontos absurdo com o msm.. no 2°set oscilou bem mais e contou com um desempenho ruim do italiano para n se enrolar no jogo.. Ao meu ver o principal mérito hj foi na parte tática e no mental(msm defendendo vários BP com o 2° serviço, n se aparavou e teve paciência e consistência para construir os pontos e colher ENF do italiano..
Missão cumprida agora, era realmente o grande objetivo dele nesse 1° semestre, oq vier na chave principal será lucro e, jogar sem maiores pesos nas costas costuma ser benéfico pra qlqr atleta, bora por mais!
Muito bem…vai longe! Agora o Wild e a Bia esquece…muito fracos!
Caramba 13 do mundo e é fraca? O Wild é fraco? Acho que eu não entendo mais nada de tênis
Bia foi Top 10 há pouco tempo, atual 13 do mundo, o cidadão ainda a chama de fraca. Além disso, venceu 3 WTAs, semifinal de Grand Slam, final de WTA 1000. Realmente, a nossa Bia é muito fraca..kkkkk.
A Bia é questão de momento e atitude, tem que pensar em evoluir, mas pra isso tem que pensar seriamente em trocar esta comissão técnica, principalmente o técnico escolar.
Heide contra todas as previsão .parece estar bem fisicamente e isso conta no tênis hoje.
Parabéns ! Jogo tranquilo. Achei que ia perder na 1° rodada. Depois de passar a 1°, acreditava que furaria o quali com tranquilidade. Tinha visto um jogo do italiano e o Heide joga mais.
Berretini desistiu, então teremos um sorteio com os 4 melhores rankeados que perderem na 3° rodada. Monteiro estaria no sorteio com certeza e o Meligeni com grandes chances.
Mas acho que o Monteiro passa com certa tranquilidade. Meligeni vai precisar estar num dia muito inspirado.
Sensacional, torcer para um sorteio favorável
Na primeira vez em qualy de spam. Tem alguns aí que já tiveram algumas oportunidades e não passaram.
Belíssima e surpreendente campanha do Heide no qualy, eliminando dois favoritos. Jogou muito bem e mereceu a vaga. Seu primeiro Grand Slam. Que ilumine os brasileiros amanhã e dê motivação extra para o ano do Heide.
É uma delícia assistir o Heide alcançando um resultado como esse, um divisor de águas na carreira, depois de ficar lendo seguidamente os haters locais dizendo que era preguiçoso, que se quisesse ser grande tinha de jogar, etc, etc. Isso porque tinha parado pra se tratar de problema dentário e tb nas costas. Os reis do julgamento à distância recebem a “resposta” de onde ela tem de vir: da quadra. Jogou em alto nível, muito sólido, muito concentrado. Impressiona a facilidade com que bate na bola e a enorme qualidade do segundo saque. Vamos ver onde pode chegar, mas o resultado já é espetacular.
Boa Edinho! Faço das suas palavras as minhas!
Extraiu um siso, quem já passou por isso sabe que são preciso alguns dias de descanso , principalmente se levar pontos…
Está confirmando como venceu o Fonseca na final de Assunção.
Parabéns, Heide!! Que maravilha!!!
Sigamos em frente!!
Parabéns Heide.
Grande Vitória sobre um jogador que também tem crescido bem, mas também pelo muitos torneios na Itália.
E a adivinhação do Scott ( Alquingel ), caiu por terra.
Vamos lá Brasil! Eu acredito em vocês.