Gstaad (Suíça) – Dois dias depois de marcar sua primeira vitória num torneio de nível ATP, o paulista Gustavo Heide conseguiu uma grande façanha em sua jovem carreira e derrubou o número 18 do mundo, o francês Ugo Humbert, para atingir as quartas de final do ATP 250 disputado sobre o saibro suíço.
Heide, número 178 que precisou disputar o qualificatório para avançar à chave principal, conseguiu notável reação após perder o primeiro set no tiebreak e completou a tarefa de 2h22 com as parciais de 6/7 (2-7), 6/2 e 6/3.
Ele enfrentará na sexta-feira outro francês, Quentin Halys, que mais cedo teve dificuldade para tirar o tcheco Lukas Klein, com parciais de 6/3, 6/7 (7-9) e 6/4.
“Este é um torneio especial para o tênis brasileiro, foi onde (Thomaz) Bellucci ganhou duas vezes”, lembrou Heide na entrevista em quadra. Depois de ganhar três de suas últimas quatro partidas em três sets, ele diz que o saque tem ajudado, mas que o forte tem sido a parte mental. “Meu saque está funcionando nos momentos importantes. Mentalmente estou muito bem nesta semana”.
Com a campanha, é muito provável que Heide atinja o melhor ranking de sua carreira. Ele provisoriamente salta 25 posições e atinge o 153º posto, que seria seis acima de sua mais alta marca pessoal. Em caso de nova vitória em Gstaad, chegará ao 140º lugar.
Grande reação de Heide
O primeiro set do brasileiro nesta quinta-feira teve altos e baixos. Precisou salvar quatro break-points logo no seu serviço inicial e mais um no quarto game, mas depois conseguiu boas devoluções e também teve sua chance de quebra. Os dois sacadores enfim se firmaram, mas no 11º game Heide precisou evitar dois set-points. O tiebreak acabou totalmente dominado pelo canhoto francês.
Sem se abater, Heide ficou mais sólido a partir do segundo set e a vantagem obtida de 3/1 pareceu lhe dar confiança. Fez dois games muito firmes de serviço e chegou ao empate com nova quebra diante de um Humbert que agora não conseguia impor seu primeiro saque.
Depois de um começo duro de terceiro set, em que precisou evitar um 15-40 no terceiro game, Heide fez um game firme de devolução e obteve a quebra que seria decisiva. Seguiu firme com seu próprio serviço – perdeu apenas um ponto nas três vezes que sacou a partir da quebra – e finalizou a surpreendente vitória.
Que vitória fantástica do Heide, coisa absurda.
Não sei o que pensam, mas pra mim, uma vitória como essas e muitas outras que acontecem pelo circuito, mostra que a diferença de jogo em si entre os 200 melhores (óbvio que se tira o top 10 pelo menos) não eh um abismo. Óbvio que são melhores, mas não eh algo completamente fora da curva. O que os faz estar lá em cima ou não, em sua maioria são outros fatores. Psicológico, consistência, forma tática de jogar e se adaptar entre outros. Mas o jogo mesmo, batido, não eh um abismo mesmo que tenha diferença.
Os narradores da transmissão internacional falaram justamente isso (e no 1o set, quando o Heide tava tomando um calor absurdo). Mencionaram mental, tática, construção de ponto e físico.
Acho que pro Heide falta muito jogo de pernas. Nem é físico, é mobilidade mesmo. Os narradores também mencionaram que falta isso nele (footwork).
Concordo, Heide tem uma bela direita, golpes potentes e um ótimo saque. Mas seu jogo de pernas deixa muito a desejar. Precisa melhorar nisso, aprimorar o físico e também colocar mais variação no seu jogo. Se trabalhar e avançar, com esforço e dedicação, dá para almejar um TOP100
Falta mesmo mas, digo que já foi mtooo pior, me parece q felizmente o BR está fazendo progressos nesse fundamento..
É uma falha nacional isso. O melhorzinho é o Monteiro, o Wild melhorou muito. Acho que isso vem da base pois os argentinos são muito bons nisso
Por isso o ranking é adotado como “avaliador”. Ele mostra a consistencia em 12 meses destas variações todas…
Perfeito !! O feijao com arroz e consistência nas partidas!! Infelizmente os brasileiros quando ganham uma partida fantastica perdem na seguência com jogo de 500 de ranking!!! Se tivessem a gana dos hermanos eles davam um trabalho brutal!!! Mas sigamos …
Como diria o Poeta : Pelo amor dos meus filhinhos,vitória extraordinária
Kkk…
Esse menino vem comendo pela ‘beirada’!
Que jogo!
VQV brazucas!
Poeta ? Kkkkk, é para rir e muito. Tava falando de tênis tava até razoável, agora quis misturar com futebol, cometeu uma gafe dessa.
Que maravilhosa semana para Tiago e Heide!
Mas qual avanço ele terá no ranking após passar pelo qualy e vencer dois jogos na principal?
É incrível como um vai puxando o outro. A uns anos, era só o Monteiro segurando as pontas. Surgiu o Fonseca, o Wild animou, Monteiro fazendo a melhor temporada da vida e agora o Heide aparecendo \o/
Fala na matéria, por enquanto vai ficando entre os 160 melhores..
É que quando eu postei o texto ainda não estava Completo, mas obrigado pela resposta.
Com este resultado, ele está pulando para 153 do mundo, um avanço de 25 posições, atingindo sua melhor marca da carreira. Se vencer mais uma, pula para 140 e encosta no Felipe Meligeni, ficando apenas 12 pontos e 2 posições atrás.
Que resultado notável. Dará um grande impulso para o restante da semana e quiçá da temporada.
O nome já denuncia o talento e potencial. No triunfo de hoje, o componente mental, o saque e repertório consistente de golpes desestabilizou a fluência do Humbert. Essa resiliência em não se abalar por um set perdido demonstra também a maturidade de quem veio para não ser um mero coadjuvante no circuito..
Sensacional !!!! Parabéns Gustavo, esta está sendo uma semana muito boa para o tenis brasileiro.
Assisti apenas parte do 1o set, estava bem parelho. Que ótima vitória. Parabéns
Que vitória!! Jogou como campeão, sem drama, parabéns. E da pra avançar mais, bora Heide
Grande vitória Heide, próximo jogo ganhável, força!
Parabéns , Gustavo Heide:
Grande resultado !
Por essa eu realmente não esperava, Monteiro e Heide estão bem demais essa semana, que continuem assim!!
Vitória maiúscula e de virada após o dissabor de um tie-break perdido.
Está sacando muito bem e terá suas chances contra Halys. Preocupa um pouco a sequência de jogos, nada usual para ele.
Eu me surpreendi sobretudo com o aproveitamento dele com o 2° serviço no decorrer do jogo: o % de 1° saque em quadra ia caindo mas, o Heide usava cada vez melhor o segundo saque q, no final do jogo, já estava fzd tanto estrago qnt o 1°.
Uma das maiores zebras do ano! E que bom!!!!!!!
Heide jogando em um nível absurdo, já tinha mostrado isso contra o Baez e agora o Umbert.
Vamos ver amanhã, mesmo cenário do Monteiro. Entra como favorito.
Pensei justamente isso: contra o Baez escapou e o próprio Heide admitiu q predominantemente pelo mental mas, hj ele mostrou q tirou lições daquele dia e n tirou o pé do acelerador qnd vislumbrou a chance de vitória!
Exatamente
Q vitória maravilhosa
Quem disse que o descanso não resulta em glórias??
Parabens ao Heide e agora pega um jogador de ranking parecido, dá pra tentar avançar mais
Na verdade esse grande resultado veio justamente qnd ele mudou a “estratégia”: é a primeira vez na temporada q ele joga em 4 semanas seguidas de torneios, logo, alguma razão as críticas ao calendário do rapaz tinham sim..
nao é 100% descanso, os tenistas trabalham a técnica e a parte física quando nao esta jogando torneios.
Sensacional! Grande vitória!
Vixi,.. ligou o “turbo”! Bora Heide!!
Que vitória. A maior da carreira. Sua primeira quartas de ATP na carreira. E tem boas chances de semi. Pega o francês Halys, 28 anos, experiente, mas que não vive seu melhor momento. Está atualmente em torno de 190 do mundo, não é um cara do saibro, com apenas 5 vitórias no saibro em nível ATP antes desse torneio, menos de 30% de vitórias. Sem um grande resultado no saibro este ano. Acho o brasileiro favorito neste confronto. Que continue focado e firme mentalmente e vamos buscar este semifinal.
Em termos de ranking n tá no melhor momento msm mas, furou o Qualy de Wimblendon e chegou até o R3, exigindo 5 sets do Rune, agora fura o Qualy em Gstaad e chega às QF, certamente está em bom momento dentro de quadra..
Verdade Refaelov, mas Wimbeldon é na grama. Halys nitidamente prefere o jogo das quadras rápidas. Sempre jogou menos e teve resultados menos expressivos no saibro. Mas é experiente. Não será um jogo ganho para o Heide. Mas ainda acho o brasileiro favorito
Halys é um sacador, creio que a tônica do jogo será parecida com a de hoje
Não é jogo ganho. Halys foi um juvenil top 10 em sua geração. Tem experiência mesmo fora do piso favorito. De todo modo, Gustavo terá suas chances também.
Que nome esquisito para uma cidade… mas que história para o tênis brasileiro!! Que está tendo continuidade com um cara diferentão, que é o Heide, Ráid, como chamam os locutores estrangeiros.
Eu falo assim kkk, não e assim que se pronuncia?
Heide e Mateus Alves fantásticos hoje. Parabéns pelas vitórias, vamos em frente, brazucas
Putz, com todo respeito ao Alves, é incomparável o feito do Heide.
É um talento, mas precisa jogar mais torneios no ano
Tem muito potencial o Heide
Hora de melhorar o inglês, porque as entrevistas serão mais recorrentes. Até a transmissão comentou sobre…
Verdade
“limited english, but we got the message” os narradores disseram. Kkkkkk.
Mas acho que ele estava nervoso tb.
Verdade, tem que melhorar mesmo, imagina se for campeão?! kkk
Nesse quesito, rivaliza com o Carlitos… rsrs
VAMOS Gustavinho, tem repertorio para muito mais!!!!
Excelente,top 100 é logo ali
Perdeu o primeiro set no tie-break e não se entregou, como um certo tenista brasileiro costuma fazer…
Vitória monumental do Heide, esperança de alcançar uma semi inédita de ATP,superou as expectativas e quebrou as bancas,vamos por mais!!!
Desde que o vi jogar percebi que tinha bons golpes e ótimo saque. Mas a parte mental péssima, parecia um bebê chorão. Ombros caídos e reclamando demais. Certa vez qdo perdeu o jogo atirou a raquete longe e ela caiu no meio da quadra ao lado. A parte mental essencial. Aprendendo a controlar a parte mental pode subir bastante no Rankig.
Assisti o jogo inteiro e fiquei positivamente surpreso com o progresso no jogo do Heide: melhorou muito a execução das deixadinhas, q são uma boa alternativa p/o seu jogo de pesados golpes de base(só n fez mas pontos hj pq o francês estava mtooo agil na leitura do golpe e execução das contra deixadas), conseguiu algumas passadas dificilimas em momentos complicados do jogo e teve aproveitamento crescente de pontos com o segundo saque, q, no final do 3° set, já estava fazendo tanto estrago qnt o primeiro..
Mentalmente muito bem, msm no 1° set salvou uma série de BP e n deixou-se abalar pela perda do Tie Break, taticamente idem, até pelo seu porte físico n tem condições de ficar disputando muitos pontos na correria logo, forçou bastante msm com o 2° saque buscou sempre tomar a ofensiva dos pontos qnd a bola do francês encurtava..
Agora nas QF, tal qual vai ser com o Monteiro, o desafio vai ser lidar com a euforia e algum favoritismo que são naturais enfrentando tenistas piores rankeados após uma grande vitória como essa, tomara q os BRs lidem mentalmente com isso da melhor forma e joguem próximo dos seus melhores níveis, bora por mais!
Buaaaa
Selvagem endurece contra Tops
Perde como Sempre
Buaaaa
Heide endurece contra Top15
E ganha na Categoria
“Chora Selvagem” kkkkkk
Atuação soberba do Heide. Que seja o início de um novo patamar em sua carreira agora.
Boa! O segredo do cabra é o controle de energia. Hehe Está dando certo, que ele continue levando a carreira desse jeito
Problema do Heide é jogar poucos torneios. Quando ele joga tem conseguido bons resultados.
É o que eu disse faz tempo, step-by-step e vai aprimorando os defeitos, tem muito mais futuro que alguns endeusados. Parabéns Heide, e aos brazucas nesta semana. Outros dois que devem chegar ao top200 são o Pucinelli e o Schiessl.
[…] – As quartas de final estão completas no ATP 250 de Gstaad. Depois das vitórias do paulista Gustavo Heide e do quali francês Quentin Halys, mais dois jogos nesta quinta-feira definiram o confronto que […]
Foi ótimo ele ter lembrado do nosso segundo melhor jogador de simples, Thomaz Bellucci. Ótimo por ele também ser paulista e assim reconhecer. Enfim, ótima vitória do Heide, sendo aí uma linda surpresa. Já vem fazendo resultados ótimos.
Grande vitória do Heide. Parabéns para ele e equipe.
Estou relendo a autobiografia do Agassi (de sobra a melhor que já li) e percebi a preocupação dele em melhorar o condicionamento físico.
Acredito que há espaço para o Heide melhorar isso e aí melhorar ainda mais seu nível de tênis que cresceu e vem crescendo bastante.
O Umbert é um dos piores top 50 que eu já vi. Tem ranking inexplicável. De qualquer maneira, foi boa vitória.
Verdade. Um top 50 tão ruim, mas tão ruim que consegue ser top 20.
kkkkkkkkkkkk…….o oooooooo dificuldade de escrever 3 palavras “foi boa vitoria”…. menos Scott… nao ta colando mais..