Punta del Este (Uruguai) – A primeira rodada do ITF J200 de Punta del Este teve nove vitórias brasileiras. Nomes importantes da nova geração do país, como o goiano Guto Miguel, a paulista Nauhany Silva e a gaúcha Pietra Rívoli estão entre os atletas nacionais que avançaram no torneio em quadras de saibro.
Nauhany Silva, que ocupa o 332º lugar como juvenil e debutou no ranking profissional nesta semana, eliminou a cabeça 2 do torneio, a peruana Francesca Bunikowska por 7/6 (7-2) e 6/2. Ela enfrenta na segunda rodada a norte-americana Maria Aytoyan. Já Pietra Rívoli é a quarta cabeça de chave e venceu a convidada argentina Maria Sol Alvarez por 6/3 e 6/1. Ela enfrenta a peruana Gabriela Pimentel.
No masculino, Guto Miguel precisou de três sets para confirmar a condição de principal cabeça de chave na estreia contra o boliviano Santiago Lora e venceu por 0/6, 6/2 e 6/4. Ele terá um duelo nacional contra Enzo Vargas, que venceu o colombiano Juan Miguel Bolivar por 6/4 e 7/6 (9-7). No mesmo quadrante, Thomas Brandão venceu o convidado local Valentino Aliano por 6/2 e 7/5. Ele enfrenta o argentino Dante Pagani, cabeça 5.
Outro duelo nacional garantido é entre Vicente Freda, que veio do quali, e João Lago, cabeça 8 do torneio. Na estreia, Lago venceu o argentino Felipe Dreer por 6//4, 1/6 e 7/5. Já Freda fez 6/3 e 7/5 contra o equatoriano Angel Veliz.
Também avançaram Victor Winheski e João Bonini. Cabeça 6 do evento, Winheski marcou um duplo 6/3 contra o argentino Benjamin Chelia e agora enfrenta o peuano Nicolas Baena. Já o cabeça 7 Bonini venceu o argentino Bautista Leguizamon por duplo 6/4 e vai enfrentar o colombiano Samuel Vidales.
Caíram na primeira rodada, Pedro Dietrich, Guilherme Renner, Mateus Napoli, Francisco D’amorim, Pedro Chabalgoity, Ana Cruz, Natalia Alves de Lima e Gabriela Cho.