Nova York (EUA) – Cabeças de chave número 5, o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos conquistaram o título de duplas masculinas do US Open. Na final deste sábado, derrotaram os britânicos Joe Salisbury e Neal Skupski, sextos favoritos, em uma virada de placar final 3/6, 7/6 (7-4) e 7-5.
Esta é a segunda conquista da dupla em Grand Slam, repetindo o título de Roland Garros deste ano, onde também venceram Salisbury e Skupski na decisão. Eles já haviam disputado uma final no US Open, em 2019, mas ficaram com o vice-campeonato.
A campanha em Nova York vai impulsionar Zeballos e Granollers na corrida da temporada, ganhando duas colocações para chegar ao segundo lugar. Os vice-campeões Salisbury e Skupski também sobem uma posição e agora são a quarta melhor dupla da temporada.
No ranking individual de duplas, o argentino e o espanhol garantem o retorno ao top 10. Zeballos sairá da 11ª colocação para a quinta, ao passo que Granollers dará um salto ainda maior, vai subir oito posições e será o sexto do mundo. Do outro lado, Skupski subirá de 10º para nono e Salisbury de 15º para 11º.
Salisbury e Skupski entraram nesta disputa com a vingança em mente após a derrota na final de Roland Garros em sets diretos. E os britânicos até tiveram sucesso no começo e venceram o primeiro set com uma quebra solitária no oitavo e penúltimo game.
A segunda parcial foi a mais equilibrada, não teve quebras e acabou sendo decidida apenas no tiebreak. Salisbury e Skupski chegaram a ter 3-2 e dois saques, mas perderam ambos e depois não conseguiram se recuperar. Eles ainda amargaram mais um mini-break contra antes de ver Zeballos e Granollers empatar o jogo.
Os britânicos voltaram a perder chances no terceiro set e pagaram caro. Eles tiveram três match-points seguidos no décimo game, mas os rivais se salvaram com o saque. Na sequência, foi a vez de Salisbury e Skupski encarar 0-40 com o saque, amargando a quebra no terceiro break-point. Zeballos e Granollers confirmaram em seguida e garantiram a virada.











