Gauff se vinga de Paolini e é finalista no WTA 1000 de Wuhan

Foto: Dongfeng Voyah Wuhan Open

Wuhan (China) – Depois de três derrotas para Jasmine Paolini nesta temporada, a norte-americana Coco Gauff enfim conseguiu bater a italiana. A revanche veio neste sábado, na semifinal do WTA 1000 de Wuhan, com triunfo pelo placar de 6/4 e 6/3, em 1h22 de partida.

Agora, o confronto direto entre as duas jogadoras está empatado em 3 a 3. Gauff não vencia a adversária há mais de dois anos, tendo levado a melhor nos dois primeiros encontros, em Adelaide 2021 e Cincinnati 2023. Por sua vez, Paolini prevaleceu nos outros três duelos realizados em 2025, em Stuttgart, Roma e Cincinnati.

Garantida na decisão do torneio chinês, a americana de 21 anos disputará sua quinta final de WTA 1000 e busca o terceiro título da carreira. Campeã no piso duro de Cincinnati em 2023 e de Pequim em 2024, ela amargou dois vice-campeonatos no saibro na atual temporada, em Madri e Roma. Além disso, se torna a mais jovem a atingir as finais de Pequim e Wuhan.

A adversária de Gauff na final de domingo sairá do duelo entre a bielorrussa Aryna Sabalenka, vencedora das últimas três edições do evento, e a também norte-americana Jessica Pegula.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Por sua vez, Paolini perde a chance de garantir sua vaga para o WTA Finals. Ela precisava do título em Wuhan para não depender de mais nenhum resultado. Atualmente no oitavo e último lugar da zona de classificação, com 4.131 pontos, ela segue na briga com a russa Mirra Andreeva (4.319 pontos) e a cazaque Elena Rybakina (3.913) pelas últimas duas vagas. Restam ainda três semanas de disputa, com dois WTA 500 e um WTA 250.

Até o momento, já estão classificadas Aryna Sabalenka, Iga Swiatek, Coco Gauff, Amanda Anisimova, Jessica Pegula e Madison Keys, esta última garantida pelo título do Australian Open.

Jogo marcado por festival de quebras

Assim como vem acontecendo em boa parte da temporada, Coco Gauff voltou a enfrentar dificuldades com o saque na partida deste sábado. A americana teve apenas 59% de aproveitamento com o primeiro serviço e 28% com o segundo, além de cometer sete duplas faltas e disparar apenas um ace.

Do outro lado, Jasmine Paolini também não conseguiu impor confiança com o saque. A italiana venceu 45% dos pontos com o primeiro serviço e 37% com o segundo, números modestos que contribuíram para as sete quebras sofridas ao longo do confronto — duas a mais que Gauff, que teve o serviço quebrado em cinco oportunidades.

O primeiro set foi equilibrado no início, com ambas confirmando seus saques até o quinto game. A partir daí, o duelo se transformou em uma sequência de quebras: foram cinco consecutivas, com Gauff levando a melhor ao aproveitar três break-points e fechar a parcial.

O cenário se manteve no segundo set, que registrou sete quebras em nove games — sendo seis delas seguidas no início da parcial. A diferença esteve na capacidade de Gauff de resistir à pressão: ela foi a única a confirmar o saque, com isso, encaminhou a vitória.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.