Nova York (EUA) – Assim como já havia acontecido na rodada de estreia, Coco Gauff conseguiu mais uma vitória em sets diretos neste US Open, e novamente com ‘pneu’. E nesta quarta-feira, a atual campeã teve que lidar com o estilo incomum da alemã Tatjana Maria. E depois de um primeiro set equilibrado, assumiu o controle do jogo e fez 6/4 e 6/0.
Gauff passou por momentos de oscilação no primeiro set e enfrentou um verdadeiro teste de paciência contra a alemã, que usava muitos slices de forehand e tentava trazer o jogo para a rede. Ainda assim, a norte-americana conseguiu a quebra no sétimo game e escapou de três break-poins antes de fechar. Já na segunda parcial, não teve o saque ameaçado e aplicou um ‘pneu’.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Com apenas 20 anos, Gauff disputa seu sexto US Open. E além do título no ano passado, ela também tem uma boa campanha até as quartas em 2022. Na atual temporada, foi semifinalista do Australian Open e também de Roland Garros, mas tem apenas um título, conquistado ainda em janeiro no WTA de Auckland.
A adversária de Gauff na terceira rodada será a ucraniana Elina Svitolina, 28ª do ranking, que superou a compatriota Anhelina Kalinina por 6/1 e 6/2. O histórico de confrontos está empatado por 1 a 1. Svitolina, hoje com 29 anos, foi semifinalista do US Open em 2019.
Dor de cabeça foi um desafio a mais para Azarenka
Já a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka, três vezes finalista em Nova York, encarou um desafio extra na partida contra a francesa Clara Burel. A bielorrussa teve uma crise forte de enxaqueca e fotofobia durante o segundo set e precisou de atendimento da equipe médica do torneio. Mesmo com nítido desconforto, conseguiu completar a vitória por 6/1 e 6/4, com direito a quatro games seguidos no fim do jogo. Atual 20ª do ranking aos 35 anos, ela enfrenta a chinesa Yafan Wang, 80ª do mundo.
Azarenka terminou a partida chorando de dor e a tradicional entrevista em quadra teve só uma pergunta. Utilizando óculos escuros, a tenista falou sobre suas condições: “É muito difícil estar aqui. Eu nem sei como consegui jogar e espero que melhore com o tempo. Estou usando óculos por um motivo. Sei que pode parecer estranho para quem assiste pela TV, mas tenho enxaqueca crônica às vezes. Piorou durante o jogo. Mas consegui lidar”.
Navarro e Vekic vencem, Kasatkina é eliminada
Na semana em que aparece com o melhor ranking da carreira, no 12º lugar, Emma Navarro faz sua melhor campanha no US Open ao chegar à terceira rodada. A norte-americana venceu a holandesa Arantxa Rus por duplo 6/1. Sua próxima rival é a ucraniana Marta Kostyuk.
Também avançou a croata Donna Vekic, semifinalista de Wimbledon e medalhista olímpica de prata em Paris. Ela superou a belga Greet Minnen. Sua próxima rival é a anfitriã Peyton Stearns, algoz da russa Daria Kasatkina, 13ª do ranking, por 6/1 e 7/6 (7-3). Stearns, de 22 anos e 47ª do ranking, foi até às oitavas no ano passado.