Luanco (Espanha) – No encontro entre dois tenistas que encerraram recentemente suas trajetórias no circuito profissional, Richard Gasquet levou a melhor sobre Dominic Thiem e conquistou o título da tradicional série de exibições em Luanco, na província das Astúrias, no norte de Espanha. O francês marcou duplo 6/4 contra o austríaco em uma quadra de areia na praia.
Ex-número 7 do mundo, Gasquet disputou seus últimos torneios profissionais na atual temporada, aos 39 anos, em Roland Garros e a Copa Hopman. Por sua vez, Thiem encerrou a carreira aos 31 anos, na temporada passada em Viena. O austríaco foi número 3 do ranking e campeão do US Open em 2020. Os dois tenistas se enfrentaram seis vezes no circuito da ATP, com três vitórias para cada lado.
A edição deste ano também contou com o francês Benoit Paire, o argentino Pedro Cachín e dois jovens espanhóis, Miguel Avendaño e Bernardo Munk. Já no ano passado, o vencedor foi o argentino Diego Schwartzman.
🔝¡Cuánto vamos a echar de menos ese revés!
Richard Gasquet vence en la final del Torneo de Luanco a Dominic Thiem en el ultimísimo baile del austriaco tras un año fuera de las pistas
Mito reconece a mito en @TenisLuanco
🔗https://t.co/D0qAjFRJWE pic.twitter.com/ENZ5WOKYc4
— Teledeporte (@teledeporte) August 7, 2025
Exibição é bastante tradicional e costuma atrair grandes nomes
Disputado desde 1971, por iniciativa de um grupo de amigos, que escolheu a praia como campo de jogo devido à falta de instalações específicas, o Torneo Tenis Playa Luanco é o único no mundo a ser disputado nesse tipo de piso. Outra peculiaridade é que a quadra fica coberta pelo mar todos os dias durante a maré alta.
A partir de 1996, os organizadores passaram a convidar jogadores famosos com o objetivo de fomentar o turismo na região. Grandes nomes do tênis espanhol como Carlos Moyá, Juan Carlos Ferrero, David Ferrer, Fernando Verdasco, Feliciano López, Nicolas Almagro e Pablo Carreño Busta já venceram a competição recentemente. A presença de Thiem é a primeira de um campeão de Slam no torneio desde 2011.
Nem sabia que o Paire tinha aposentado..
Paire continua em atividade, mas disputando menos torneios
Que estranho. É um intermediário do beach tenis, rs.