Paris (França) – A francesa Caroline Garcia anunciou nesta sexta-feira, através das redes sociais, que a sua temporada de 2024 terminou na disputa do WTA 500 de Guadalajara, onde foi semifinalista. Embora saiba que tem pontos a defender até o fim do ano, ela disse estar não apenas fisicamente combalida, mas também mentalmente.
“Não foi uma decisão fácil, porque no tênis cada semana de descanso é como dar um passo atrás, perder pontos no ranking e perder oportunidades, mas sei que esta é a decisão certa para voltar mais forte em 2025 e lutar novamente para viver esses momentos importantes”, escreveu a francesa de 30 anos e atual 36 do mundo.
“Fisicamente, sinto que levei o ombro ao limite, tentando me recuperar das competições, mas não funcionou e preciso de mais tempo. Mentalmente, acho que preciso de um reset, preciso fugir da rotina constante que o tênis acarreta, tirar férias de verdade, estar com minha família e entes queridos”, comentou Garcia.
O desabafo da francesa não parou por aí, destacando uma preocupação exagerada pelo ranking e pelas vitórias. “Meus resultados não corresponderam aos objetivos que estabeleci ou às expectativas que tinha. O trabalho, os sacrifícios, a dor… tudo estava como antes, mas os resultados não estavam lá, então não consegui competir no nível habitual que sei que posso alcançar. Tudo isso foi muito difícil de aceitar”.
Garcia acredita que possa voltar a brilhar no circuito, mas não sabe se conseguirá alcançar o mesmo nível de antes. Ela também falou sobre a dificuldade que tem sido lidar com pressão por resultados no circuito e o quanto isso atrapalha o mental.
“Estou exausta de ansiedade, ataques de pânico e lágrimas antes dos jogos. Cansada de perder momentos em família e de nunca ter um lugar que possa realmente chamar de lar. Estou cansada de viver em um mundo onde meu valor é medido pelos resultados da semana passada, pela minha classificação ou pelos meus erros não forçados”, disparou.
Venha com tudo em 2025 caroline Garcia
Ser um competidor não é para qualquer um. Nesse sentido, o tenis é um dos esportes em que isso fica mais explícito.
Muito bacana que conseguiu extravasar tudo que estava sentindo e resolveu dar um basta momentâneo ao burn-out que estava manifestando dentro e fora da quadra. É ótima jogadora e merece recuperar o mental para o restante de sua carreira.
Ué…
Se está cansada… Para… Tira férias… Descansa…
Só não cobre depois que a premiação ficou abaixo do desejado…
Não estou questionando o esforço e o cansaço… Mas não é pq se esforçou que a temporada vai ser de vitórias… Do outro lado tem um adversário que também se esforçou… Que também quer vencer e não vai te entregar só pq vc acha que merece…
E estar como 36 do mundo é um baita mérito… Talvez os tenistas precisem saber dosar o quanto se cobram… Para não exageraram na montagem de seus calendários…
Tomara que a Caroline Garcia consiga se recuperar fisica e mentalmente da melhor forma possível, curta os momentos em família, e possa voltar em 2025 totalmente recuperada e com muita energia. Realmente, o esporte de alto rendimento é muito exigente, pricipalmente o tênis em que os jogadores viajam o tempo todo pelo mundo e ficam bastante de tempo longe da família.