Leme (SP) – Quatro tenistas brasileiras garantiram vaga na chave principal do ITF W35 de Leme, disputado nas quadras de saibro do Clube de Campo Empyreo. Nesta segunda-feira, foram disputados os jogos da última rodada do quali, com vitórias da brasiliense Luiza Fullana, da gaúcha Pietra Rívoli e das paulistas Camilla Bossi e Nauhany Silva.
Campeã da etapa de São Paulo, há nove dias, Luiza Fullana venceu um duelo nacional contra Jennifer Rosa Dourado por 6/4 e 6/2. Foi sua segunda vitória no torneio, depois de ter passado por Livia Daud na estreia. Já na chave principal, a brasiliense de 23 anos enfrenta a lucky-loser argentina Justina Gonzalez.
Duas jovens jogadoras do tênis brasileiro conseguiram vitórias importantes na busca por um lugar no ranking profissional. Nauhany Silva, de apenas 14 anos, furou o quali ao vencer a mexicana Natalia Salazar por 6/3 e 6/0. Com o resultado, Naná cumpre o requisito de ter pontos no ranking em três torneios diferentes e será, a partir de 23 de setembro, a jogadora mais jovem no atual ranking da WTA, superando a romena Giulia Safina Popa. Sua próxima rival será a argentina Luisina Giovannini.
“Eu nem tinha certeza se iria jogar, estava de alternate. Foi uma surpresa para mim, aproveitei bem os dois jogos e sigo confiante, trabalhando junto com a minha equipe”, comemorou Naná, que entrou de última hora no quali, e estreou no último domingo com vitória sobre a colombiana Maria Paulina Perez-Garcia por duplo 6/2.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Parceira de treinos de Nauhany na Rede Tênis Brasil, a gaúcha de 16 anos Pietra Rívoli também garantiu vaga na chave ao vencer a argentina Lourdes Ayala por 6/4 e 6/2. Ela desafia a italiana Giorgia Pedone, principal cabeça de chave. Na semana que vem, em 16 anos, tanto Pietra quanto Naná aparecerão no ranking profissional de duplas da WTA. “Muito feliz em poder jogar mais uma chave de um torneio profissional. Consegui furar o quali ganhando jogos duros, com uma boa performance. Agora é manter esse nível para o jogo de amanhã”.
Léo Azevedo, diretor-técnico do Time RTB, comemora, com cautela, a entrada de Naná nos rankings. “Muito contente com a entrada da Naná no ranking da WTA. Mais do que o ranking em si, ficamos felizes com a evolução que ela vem apresentando. O os pontos vão e vêm, a maturidade e a melhora ficam. E, no final, é isso que a levará onde ela quiser. É um feito entrar no ranking WTA aos 14 anos, mas é preciso ter os pés no chão, e seguir trabalhando para melhorar, como ela tem feito tão bem com o técnico Danilo Ferraz, comigo, e com toda a equipe. É um passo, mas a estrada é longa e bonita!”
Outra brasileira a furar o quali foi Camilla Bossi, de 21 anos, que venceu Maria Eduarda Lages por 6/3 e 6/2. Bossi, que conquistou em julho seu primeiro título profissional de duplas na Eslovênia, estreia na chave contra a argentina Candela Vazquez.
Mais brasileiras na chave
A chave principal ainda prevê dois duelos nacionais, Thaísa Pedretti contra Ana Candiotto, enquanto Luana Plaza joga contra Sofia Perovani. Convidadas, Júlia Konishi e Letícia Vidal também têm adversárias definidas: Konishi estreia contra a chilena Fernanda Labrana, enquanto Letícia desafia a mexicana Victoria Rodriguez, cabeça 3.
Carolina Bohrer entra em ITF na República Dominicana
Pela segunda semana consecutiva, a catarinense de 16 anos Carolina Bohrer passou pelo quali em um ITF W35 nas quadras de saibro de Punta Cana, na República Dominicana. Ela estreou vencendo a canadense Selin Vakalapudi por duplo 6/0. E nesta segunda-feira, pasou pela norte-americana Jenna Dean por 6/4 e 6/2. A estreia na chave é contra a cazaque Zhibek Kulambayeva, 369ª do mundo e terceira cabeça de chave.
por que a Bohrer foi jogar um ITF35 na Rep Dominicana se tem um do mesmo nível aqui no Brasil?
Pelo que me falou o Westrupp no ano passado, a família dela mora nos Estados Unidos, por oportunidade de trabalho dos pais. Lembro que a Luísa Stefani começou a treinar nos EUA muito nova também por isso.
A Carol desistiu de jogar esse torneio? E penso que deveriam ter dado um convite à Naná. Ela está merecendo…
Dão convite prumas tenistas nada haver que tomam duplo 6 a 0. A Naná pelo menos vai ser competitiva, tinha que ter sempre convite para ela
Belo quali da Nauhany e da Pietra. Bohrer dá muito azar nos sorteios. Primeira rodada pedreira
Parabéns as brasileiras. Novas… novas mesmo brazucas chegando… importante não ter só a Victória.
Ainda bem que em quadra elas corrigiram uma equivocada escolha de WC dos organizadores. Deram WC para as irregulares Konishi, Vidal, Luana Plaza e deixaram as promessas e a campeã Fullana jogando quali. Vai entender.
De fato, uma tremenda barbeiragem…
Não deram WC nem pro quali para Naná. Só jogou porque uma tenista desistiu de ultima hora