Turim (Itália) – No primeiro jogo da última rodada do Grupo Ilie Nastase, o norte-americano Taylor Fritz teve trabalho para derrotar o australiano Alex de Minaur, se recuperou após perder o primeiro set e começar o segundo em baixa, buscou a virada e garantiu sua segunda vitória neste ATP Finals, gastando 2h09 para triunfar com o placar final de 5/7, 6/4 e 6/3.
O resultado embolou a disputa do grupo, com Fritz e Daniil Medvedev brigando pela segunda vaga. O russo mais tarde enfrenta o italiano Jannik Sinner, já classificado para as semifinais, e precisa de uma vitória em sets diretos para avançar. Qualquer outro resultado leva o norte-americano para próxima fase.
Superado em sets diretos por Sinner e Medvedev, o australiano entrou muito mais firme para a partida contra Fritz e poderia ter saído de quadra com a vitória. De Minaur apostou na consistência para levar a melhor no primeiro set. No sétimo game, ele anotou a primeira quebra do jogo, perdeu o serviço de volta em seguida, mas teve novo break no 11º, confirmando na sequência para fazer 1 a 0.
De Minaur aproveitou o bom momento para pressionar o norte-americano na largada do segundo set, mas deixou escapar um break-point logo no primeiro game. Ele teve nova chance no sétimo e novamente não aproveitou. As chances desperdiçadas custaram caro para o atual número 9 do mundo, que sacou mal no décimo, saiu de 0-40 e salvou dois set-points, mas não resistiu ao terceiro.
Mais afiado com o saque no terceiro set, saindo de menos de 70% de aproveitamento nas duas primeiras parciais para 75% na terceira e decisiva, Fritz salvou o único break-point que enfrentou e conseguiu converter um dos dois que teve para garantir a suada vitória de virada. Ele terminou o jogo com uma bola vencedora a menos (26 a 27) e dois erros não forçados também a menos (33 a 35).
Dia triste para Gilvan e demais sofredores. Djoko no top 8.