* atualizado às 10h03 com vitória de Tsitsipas
Melbourne (Austrália) – O norte-americano Taylor Fritz deixou preocupações depois de seus jogos na United Cup, em que teve altos e baixos e revelou dores no joelho, mas ao menos na estreia do Australian Open ele mostrou estar em forma. Lutou por pouco mais de três horas para superar o francês Valentin Royer, 58º do ranking, com as parciais de 7/6 (7-5), 5/7, 6/1 e 6/3.
“Os dois primeiros sets foram uma verdadeira batalha física”, afirmou o cabeça 9, que tem como melhor resultado no torneio as quartas de final de 2024. “Estou satisfeito como consegui controlar as coisas depois do segundo set. Acho que joguei realmente um bom tênis a partir daí. Me senti calmo e confiante nos terceiro e quarto sets”.
Fritz sofreu três derrotas na United Cup, diante de Sebastian Baez, Stefanos Tsitsipas e Hubert Hurkacz, tendo vencido apenas Jaume Munar. Ele não mostrou sinais de limitações físicas nesta estreia, em que disparou nada menos que 24 aces. Chegou a construir 21 break-points, aproveitando seis deles. Totalizou 65 winners, mas também 42 erros.
Na quinta-feira, enfrentará o tcheco Vit Kopriva, atual 101º do ranking, que fez uma das longas partidas da rodada e superou o veterano alemão Jan-Lennard Struff, por 4/6, 6/2, 2/6, 6/3 e 6/1. O jogo é inédito no circuito. Caso confirme favoritismo, Fritz cruzará com Stan Wawrinka ou Arthur Gea e tem potencial duelo de oitavas contra Lorenzo Musetti.
Hurkacz supera estreia exigente
Jogadores que não figuram como cabeças mas têm potencial de ir bem no torneio, o polonês Hubert Hurkacz e o tcheco Tomas Machac também avançaram. O ex-top 10 teve dois sets difíceis contra o habilidoso belga Zizou Bergs e marcou 67 (6-8), 7/6 (8-6), 6/3 e 6/3, enquanto Machac encontrou pouca resistência no búlgaro Grigor Dimitrov, com 6/4, 6/4 e 6/3.
Hurkacz teve ótimo retorno ao circuito após longa parada, vencendo quatro de seus cinco jogos rumo ao título da United Cup, e já esteve nas quartas do Australian Open há dois anos. Atual 55º do ranking, o ex-top 10 será favorito diante do norte-americano Ethan Quinn, de 21 anos, que passou facilmente pelo holandês Tallon Griekspoor, por 6/2, 6/3 e 6/2.
Machac por sua vez terá interessante duelo contra o cabeça 31 Stefanos Tsitsipas, que saiu atrás mas reagiu bem diante do japonês Shintaro Mochizuki, por 4/6, 6/3, 6/2 e 6/2. O tcheco acaba de conquistar o ATP 250 de Adelaide em cima de Tommy Paul e Ugo Humbert, mas o grego venceu o único duelo anterior entre eles, em Viena de 2023.












