* atualizado às 19h18 com novos resultados
Nova York (EUA) – Dois dos seis melhores tenistas do ranking e com histórico recente muito bom no US Open, Taylor Fritz e Ben Shelton começaram bem em Flushing Meadows neste domingo e não deixaram escapar set. Já o holandês Tallon Griekspoor foi o primeiro cabeça a cair.
No jogo que abriu a programação do estádio Arthur Ashe Stadium, o cabeça 6 Shelton estreou com vitória em cima do peruano Ignacio Buse, 135º do ranking e vindo do qualificatório, por 6/3, 6/2 e 6/4.
Canhoto de 22 anos, Shelton faz sua quarta participação no US Open e tem como grande resultado a semifinal de 2023. O norte-americano chega ao US Open motivado pela conquista seu primeiro Masters 1000, em Toronto. Seu próximo rival será o experiente Pablo Carreño Busta, ao levar a melhor sobre o compatriota espanhol Pablo Llamas, por 7/6 (9-7), 6/4 e 6/2.
Superado por Shelton neste domingo, Buse disputou seu primeiro Grand Slam da carreira. Vindo de três vitórias no quali, o peruano de 21 anos chegou recentemente a uma semifinal de ATP no saibro de Gstaad. Ex-top como juvenil, ele chegou a ser recrutado por uma universidade norte-americana, mas optou pelo caminho de ir treinar na Espanha, visando o tênis profissional.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Shelton disparou cinco aces na partida e liderou a contagem de winners por 35 a 16. Subindo bastante à rede, ele também colocou pressão constante sobre o saque do peruano e criou 13 break-points para conseguir quatro quebras e não perdeu nenhum game de serviço, mesmo enfrentando cinco break-points. Após o domínio dos sacadores até o 3/3, o norte-americano venceu os três últimos games do primeiro set e dominou a segunda parcial, além de conseguir a última quebra do último set logo cedo.
Quem saiu do caminho de Shelton foi o holandês Tallon Griekspoor. Ele entrou como cabeça 29, mas sequer ganhou set do veterano Adrian Mannarino. O canhoto francês marcou 7/5, 6/4 e 6/0 e enfrentará o australiano Jordan Thompson.
Finalista do ano passado e número 4 do mundo, Fritz só teve um primeiro set mais equilibrado e venceu o convidado e compatriota Emilio Nava, 101º do ranking, por 7/5, 6/2 e 6/3. Fritz não fez uma grande preparação para defender os 1.300 pontos. O tenista de 27 anos chegou às quartas em Washington, semi no Canadá e oitavas em Cincinnati. Seu próximo rival pode ser o argentino Sebastian Baez ou o sul-africano Lloyd Harris, que jogam na segunda-feira.
Fokina atropela, Lehecka leva susto
Também em sets diretos, Alejandro Davidovich Fokina venceu o cazaque Alexander Shevchenko por 6/1, 6/1 e 6/2. Fokina, de 26 anos e 18º do ranking, enfrenta o francês Arthur Rinderknech, que evitou um duelo espanhol ao vencer Roberto Carballes Baena por 7/6 (7-2), 7/5, 4/6 e 6/2. Se a lógica prevalecer, o finalista de Washington irá enfrentar Daniil Medvedev na terceira rodada.
No mesmo setor da chave está o espanhol está o tcheco Jiri Lehecka, que levou um susto ao perder o primeiro set para o croata Borna Coric, mas viu pouco a pouco o adversário cair fisicamente e aí conseguiu boa virada com as parciais finais de 3/6, 6/4, 7/6 (7-5) e 6/1. O cabeça 20 cruza agora com o argentino Tomas Etcheverry, vencedor de duelo nacional com Camilo Carabelli, por 6/2, 6/2 e 6/0. No caminho de Lehecka, está o norueguês Casper Ruud.