Fritz e Dimitrov são os primeiros garantidos nas quartas

Foto: USTA

Nova York (EUA) – A chave masculina do US Open tem os seus primeiros dois classificados para as quartas de final. Em duas grandes partidas na tarde deste domingo, o norte-americano Taylor Fritz e o búlgaro Grigor Dimitrov garantiram suas vagas entre os oito melhores da competição e podem até se enfrentar numa das semifinais se vencerem mais um jogo em Nova York.

No segundo jogo do dia na Louis Armstrong, Fritz fez a festa da torcida da casa ao superar o norueguês Casper Ruud, vice-campeão do torneio em 2022, com uma virada em quatro sets, parciais de 3/6, 6/4, 6/3 e 6/2, após 2h43 de confronto.

O americano de 26 anos de idade faz a sua nona participação no Aberto dos Estados Unidos e iguala seu melhor resultado, repetindo as quartas de final do ano passado, quando caiu para o sérvio Novak Djokovic. Nas outras sete vezes que jogou o seu Grand Slam caseiro, Fritz sequer chegou à segunda semana, acumulando três eliminações em estreias, duas em segundas rodadas e mais duas em terceiras fases.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

No geral em Grand Slam, Taylor chega nas quartas de final pela quinta vez e tenta alcançar uma semi inédita, depois de cair na antepenúltima rodada duas vezes em Wimbledon (2022 e 2024), uma no US Open (2023) e outra no Aberto da Austrália (2024). Com isso, ele se torna o primeiro norte-americano desde Andy Roddick em 2007 a alcançar três quartas de Slam na mesma temporada.

Para tentar superar essa barreira ele terá pela frente o vencedor do duelo entre o compatriota Brandon Nakashima e o alemão Alexander Zverev. Ele tem vantagem de 2 a 1 contra o americano, mas perdeu o duelo mais recente há poucas semanas em Cincinnati. Já diante de Sascha o retrospecto é negativo em 5 a 4, mas Fritz venceu uma a mais no piso duro, enquanto Zverev tem 2 a 1 em Slam, sendo que todos esses duelos aconteceram em Wimbledon.

No jogo deste domingo, Fritz se aproveitou de uma queda brusca no rendimento do saque de Ruud, principalmente com o segundo serviço. Se na primeira parcial o norueguês manteve um aproveitamento de 78% dos pontos vencidos com o segundo saque, a partir da segunda parcial esses números foram bastante inferiores, com 29%, 42% e 20%, respectivamente.

Fritz, por sua vez, foi pouco a pouco se sentindo mais confortável em quadra e maximizando seus acertos com um jogo bastante ofensivo. Ele terminou o jogo com 56 winners e 36 erros não forçados, 15 somente no set inicial.

Dimitrov volta às quartas em Nova York

Já no duelo que abriu a programação do Arthur Ashe Stadium, Grigor Dimitrov protagonizou com Andrey Rublev o primeiro duelo de top 10 nesta edição do torneio, e eles entregaram um grande espetáculo de cinco sets e com 3h39 de duração. No final, o búlgaro prevaleceu sobre o russo com o placar de 6/3, 7/6 (7-3), 1/6, 3/6 e 6/3.

Semifinalista em 2019, quando caiu para o russo Daniil Medvedev em sets diretos, Dimitrov disputará as quartas de final em Flushing Meadows pela segunda vez. Ele também chegou às oitavas em outras duas ocasiões, em 2014 e 2016, e parou na terceira rodada na última temporada. Será a sexta vez na carreira que o búlgaro de 33 anos jogará esta etapa em um Slam, sendo que ele já avançou duas vezes à semi, em Wimbledon de 2014 e no Australian Open de 2017.

O cabeça de chave número 9 aguarda agora pelo norte-americano Frances Tiafoe ou ou australiano Alexei Popyrin, algoz de Novak Djokovic na terceira fase. Grigor tem vantagem de 3 a 1 sobre Tiafoe, com empate por 1 a 1 em Grand Slam. Já contra Popyrin o histórico é negativo, com uma vitória e duas derrotas, a mais recente delas nas oitavas de final em Montréal há poucas semanas, numa campanha que culminou com o primeiro título de Masters 1000 da carreira do australiano.

O duelo entre Dimitrov e Rublev foi um festival de erros não forçados, com 126 ao longo de toda a partida, 59 do russo e 67 do búlgaro. Em winners, Rublev disparou 47 bolas vencedoras, enquanto Dimitrov anotou 41.

Mas o que chamou a atenção mesmo foram mais duas atitudes de puro destempero de Andrey Rublev, que voltou a protagonizar cenas de puro descontrole emocional. Ele chegou a se machucar ao bater com a mão seguidas vezes nas cordas da raquete.

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
13 dias atrás

Vamos grigor…

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
13 dias atrás

Fritz disputará sua 5º quartas de Grand Slam na carreira, a 2º no US Open, enquanto Dimitrov fará sua 8º quartas de Slam na Carreira, a 2º no US Open

Marcos Fontes
Marcos Fontes
12 dias atrás

Já perceberam que um Grand Slam sem Djokovic e Nadal torna-se bem mais desinteressante? É incrível. Dentre os que sobraram, me surpreende o Dimitrov, jogo de puro mental vontra Rublev, acho que tem boas chances, mas Sinner e Sverev são os favoritos agora.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.