Turim (Itália) – Na primeira partida do ATP Finals de 2024, o norte-americano Taylor Fritz conquistou uma excelente vitória sobre o russo Daniil Medvedev, e iniciou bem sua trajetória no grupo Ilie Nastase. Com um tênis sólido e bom aproveitamento do primeiro saque , o número 6 do mundo precisou de apenas 1h20 para marcar as parciais de 6/4 e 6/3.
Semifinalista em 2022, Fritz disputa o Finals apenas pela segunda vez na carreira, chegando à terceira vitória em cinco partidas. Ele também marcou seu primeiro triunfo sobre Medvedev, empatando o confronto direto em 1 a 1. O russo havia vencido anteriormente nas quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati há dois anos.
Com uma importante vitória em sets diretos, algo que pode fazer a diferença para fins de desempate visando a classificação à próxima fase, Fritz espera agora pelo duelo entre o italiano Jannik Sinner e o australiano Alex de Minaur para conhecer seu segundo adversário. Isso porque no ATP Finals os dois vencedores da primeira rodada se enfrentam na segunda partida, enquanto os perdedores também duelam. A medida foi adotada para evitar que dois jogadores se classifiquem de forma antecipada e a terceira rodada perca importância.
Campeão do torneio em 2020, Medvedev faz sua sexta participação consecutiva, tendo chegando à decisão também em 2021 e à semifinal no ano passado. O russo de 28 anos tem em Turim a sua última chance de não passar em branco nesta temporada e conquistar um título. Desde 2018, o ex-número 1 do mundo e atual quarto colocado no ranking sempre levantou ao menos dois troféus por ano, mas em 2024 ainda não ganhou nenhum evento.
Consistente, Fritz explora segundo serviço do rival
O grande diferencial entre os dois jogadores na partida deste domingo foi o saque. Enquanto Fritz utilizou muito bem sua principal arma, ganhando 85% dos pontos com o primeiro serviço, acertando nove aces e não cometendo uma única dupla falta, Medvedev pecou muito mais no quesito. Apesar dos 79% dos pontos ganhos com o primeiro saque e dos oito aces, o russo registrou incríveis oito duplas faltas, além de ganhar apenas 27% dos pontos com o segundo serviço (6 em 22), abrindo margem para o norte-americano explorar muito bem as devoluções.
Embora os números mostrem essa discrepância, o primeiro set foi bastante equilibrado e não teve nenhum break-point até a reta final. No décimo game, Fritz aproveitou muito bem a primeira e única chance de toda a parcial e quebrou Medvedev para fazer 1 a 0 no jogo.
Mais aberta, a segunda parcial começou com o russo pressionando o saque adversário, mas o norte-americano se virou bem e salvou duas chances de quebra no primeiro game e outra no terceiro. Passados os sustos, Fritz retomou o controle das ações, desperdiçou dois breaks no quarta game, mas concretizou o terceiro quando placar apontava 3/2 a seu favor. Com a vantagem nas mãos, ele se manteve firme e foi absoluto com o saque, vencendo dois games seguidos de zero para fechar o jogo.
Out of this WORLD 💫#NittoATPFinals | @Taylor_Fritz97 pic.twitter.com/sIfxXXm5kW
— ATP Tour (@atptour) November 10, 2024
Acho que o Sinner vai passar o rodo em geral neste grupo…
Acho que o Sinner já estará classificado quando for enfrentar o urso Medvedev… Não vejo Sinner perdendo nem para o Fritz e muito menos para o De Menor …
Apostar só no saque e na consistência de fundo, já não tá sendo suficiente pro Daniil! O homi virou um sparring de luxo! Precisa sair da zona de conforto, talvez trocar de treinador
O Malvadão , Medvedev, não teve ou não está tendo uma temporada assim vai deixar de ser o Malvadão. Kkkkk
Apostar no saque é uma boa. O problema é que ele não tem mais saque diferenciado. O jogo dele infelizmente parece não saber para onde ir, ainda mais sem a arma de outrora. Totalmente sem bússola. Objetivo no ano que vem será se manter no top10.
Julio, discordo sobre o saque! É um dos melhores do circuito
Fale Fernando, você está com a memória do Med de 1 ano e meio atrás. Não é uma questão opinativa, é realmente um fato. Procure as estatísticas de saque dele. Ele está em #55 no ano. 55! (Em 2021, era o #8). Não é veloz com antes e sobretudo é muito menos preciso. Percentual de pontos ganhos então é uma piada. E a falta de confiança no primeiro, transbordou para o segundo saque. 3 duplas faltas seguidas apenas para ser quebrado e perder o primeiro set hoje. Vou deixar a fonte da atp (https://www.atptour.com/en/stats/leaderboard?boardType=serve&timeFrame=52week&surface=all&versusRank=all&formerNo1=false).
O jogo de Medvedev está ultrapassado, terá que fazer mudanças no seu estilo de jogo.
A dificuldade, o russo não tem muito de onde tirar para fazer mudanças.
Medvedev virou um urso de pelúcia, mal da pra acreditar que a pouco tempo atrás ele era quase imbatível na quadra dura. Depois da derrota para Sinner daquela forma no AO, nunca mais foi o mesmo. Uma pena, ele é meu segundo preferido, logo depois de Djokovic.
nos últimos torneios o russo tem chamado mais a atenção pelas atitudes extra jogo. em shanghai, para reclamar da bolinha, simulou estar fazendo o número 2 e a dita cuja sendo o produto resultante do processo digestivo. em paris ficou naquela palhaçada de ficar jogando a raquete por alto quando foi eliminado pelo popyrin.
e hoje, depois de perder o primeiro set com uma dupla falta, quebrou a raquete, e depois de ter o saque quebrado no segundo além de fazer a mesma presepada de jogar a raquete pro alto, danificou um dos microfones de quadra.
uma pena, porque tenis ele ainda tem para mostrar, mas prefere ser mais reconhecido pelas atitudes nada agradáveis para quem assiste…
Os únicos adversários do Sinner neste torneio são Alcaraz e Zverev.