Brisbane (Austrália) – O domínio do sérvio Novak Djokovic contra o francês Gael Monfils já havia se tornado isoladamente a maior freguesia da Era Aberta quando o atual número 7 do mundo bateu o rival pela 19ª vez, mas nesta quinta-feira se estabeleceu como o primeiro confronto com 20 vitórias de um lado e nenhuma do outro, a maior diferença na ATP desde o começo da Era Aberta.
Monfils é com folga o adversário que o ex-número 1 mais venceu sem nunca ter perdido um jogo. A lista de tenistas que nunca derrotaram Djokovic em pelo menos 10 partidas disputadas tem mais quatro nomes e o segundo também é francês: Jeremy Chardy (14 a 0). Em terceiro estão empatados Andreas Seppi e Milos Raonic (12 a 0) e a quarta colocação é de Taylor Fritz (10 a 0).
A primeira vitória do cabeça de chave 1 contra Monfils veio no US Open de 2005 , um ano antes de o jogador de 37 anos ganhar seu primeiro título de nível ATP em Amersfoort. Depois de 19 anos, ele segue sem perder para o rival e de quebra amplia uma incrível sequência contra rivais franceses, vencendo a 27ª seguida diante de tenistas daquele país.
Sua última derrota contra franceses foi para Benoit Paire no evento ATP Masters 1000 em Miami em 2018. sua última derrota foi contra Benoit Paire no Masters 1000 em Miami em 2018. Nesse período bateu 15 franceses diferentes, inclusive o próprio Paire uma vez e sei vezes Monfils.
A freguesia de Monfils com Djokovic não é apenas a maior na carreira do sérvio, mas também a maior da Era Aberta do tênis. Nenhum outro jogador teve um domínio tão grande sobre um rival quanto este do sérvio. A segunda maior freguesia curiosamente é também de um francês, de Richard Gasquet, que perdeu os 18 jogos que fez contra o espanhol Rafael Nadal.
Veja as maiores freguesias da Era Aberta:
Novak Djokovic vs. Gael Monfils – 20 a 0
Rafael Nadal vs. Richard Gasquet – 18 a 0
Bjorn Borg vs. Vitas Gerulaitis 17 a 0
Roger Federer vs. Mikhail Youzhny 17 a 0
Roger Federer vs. David Ferrer 17 a 0
Ivan Lendl vs. Tim Mayotte 17 a 0
Ivan Lendl vs. Scott Davis 16 a 0
Ivan Lendl vs. Brad Gilbert 15 a 0
Bjorn Borg vs. Harold Solomon 15 a 0
Roger Federer vs. Jarkko Nieminen 15 a 0
Calma, L. Tien, relaxa que sua hora vai chegar… seu nome vai para o Hall da fama, você será o Monfiils e o Fonseca o Novak da geração de vocês…. já tá 3 X 0…
Rsrs…. muito bom! Mas, creio que placar correto é de 2 X 0, igual contra o Fils. A vitória de 2022 sobre Tien, com o título do US Open, foi no juvenil.
Coitado do Monfils. A estatística só conta torneios nível ATP. Ele venceu o Djokovic no primeiro confronto entre eles no profissional, nas quartas de final de um Future na Itália em 2004. Monfils tinha 18 anos, Djoko tinha 17. Depois foram só derrotas
E faz muita diferença ser 20 x 1 ??? É vexame do mesmo jeito…
kkk. Sim, com certeza é uma baita freguesia. Mas pelo menos ganhou 1
Eu acho impressionante é o Ferrer, que era um bom jogador, não ter ganhado um jogo sequer contra o Federer.
Vitas Gerulaitis também não era um tenista qualquer. Isso só mostra que se Bjorn Borg não tivesse se aposentado tão cedo, teria no mínimo uns 20 slams
Será ? . Iceborg se aposentou depois de perder Três FINAIS de SLAM consecutivas para BigMac . E em RG , o jovem Ivan Lendl , já o levou ao quinto Set em seu último SLAM vencido , caro Marcelo. Abs !
Tem também aquelas freguesias que o cara ganhou uma ou duas, mas perdeu umas 15 pra cima.
Sei que Roddick vs Federer é meio pesada a freguesia, porém o americano chegou a ganhar jogos.
Nadal vs Almagro tbm é pesada a freguesia, assim como Ferrer vs Almagro.