Fonseca volta ao Brasil para tratar do punho e definir calendário

Foto: André Gemmer/CBT

Bolonha (Itália) – Escalado para defender o Brasil pela primeira vez numa Copa Davis, João Fonseca saiu satisfeito com o desempenho apresentado na competição. O carioca de 18 anos conseguiu duas vitórias e uma derrota nos confrontos contra Bélgica, Itália e Holanda. Ele agora voltará ao Rio de Janeiro para tratar de uma pequena lesão no punho antes de definir o calendário de competições para o fim do ano.

“Nas próximas quatro semanas eu ficarei no Rio de Janeiro e vou descansar na primeira. Tenho uma pequena lesão no punho, então preciso estar 100% para voltar aos treinos. Depois retorno à Europa, jogo alguns challengers e talvez alguns torneios da ATP, se eu conseguir convites”, explicou Fonseca na coletiva de imprensa após ter vencido o Raphael Collignon por 6/3 e 6/7 (2-7) e 6/3 em 1h51 de partida neste sábado.

Durante a semana, Fonseca também venceu o holandês Botic van de Zandschulp e perdeu para o italiano Matteo Berrettini. O Brasil já terminou a participação na fase de grupos, com uma vitória no confornto contra a Bélgica e derrotas para Itália e Holanda. A equipe do capitão Jaime Oncins tem uma chance de classificação para as quartas e torce para que os italianos vençam os holandeses por 3 a 0 no domingo. A fase final da Davis será disputada em novembro em Málaga, na Espanha.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Estou muito satisfeito com a forma como joguei. As primeiras partidas são sempre mais tensas, é uma atmosfera diferente, jogando contra a Itália, que tem um grande time e estádio cheio. Mas a partir da segunda partida eu já estava mais adaptado”, avaliou o brasileiro, que ocupa o 158º do ranking profissional.

A escalação de Collignon, de 22 anos e 194º do ranking, surpreendeu Fonseca. Ele esperava jogar contra o belga de 19 anos Alexander Blockx. Os dois foram colegas de circuito juvenil e lideraram o ranking da categoria. E jogando juntos, foram finalistas do Australian Open no início de 2023. “Honestamente, pensei que enfrentaria o Alex. Jogamos juntos no ano passado. Jaime me contou que era um bom sacador, com um backhand sólido e um bom forehand quando ataca”.

“Joguei um primeiro set incrível, ele estava um pouco tenso. No segundo, ele jogou melhor, tive oportunidades, mas não aproveitei. Tentei me manter positivo no terceiro set e aproveitar as chances no saque dele. Eu estava sacando bem e me mantive agressivo, jogando o meu jogo. O capitão me disse que a pior coisa que pode acontecer é a derrota, então ele me encorajou a ir para as bolas, e foi o que eu fiz”, acrescentou o carioca. “É um sonho para mim jogar pelo meu país. Só tenho a agradecer ao capitão e ao público. Onde quer que eu jogue, sempre tem brasileiros torcendo por mim, e isso é muito especial”.

Subscribe
Notificar
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
3 dias atrás

Vamos em frente João. Trate do punho. E vamos para os próximos torneios

Fernando Venezian
Fernando Venezian
3 dias atrás

Quando escuto “lesão no punho” dá até calafrios! Vamos tratar disso com carinho, moleque! Isso não é brincadeira!

Ivan
Ivan
2 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Também pendei assim, logo me veio à cabeça o Del Potro.

Helena Abreu
Helena Abreu
2 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Eu tb fico apreensiva. Então o prudente é descansar, tratar para ficar bom e ter cuidado pq lesão no punho é bem complicado. Foi excelente a estréia na Copa Davis. Só acho que Oncins tem que deixar de lado o que passou e convocar os que estão com melhor Ranking. O Thiago Wild fez falta. No 2o dia o Monteiro estava exausto e aí não conseguiu um bom desempenho.

Beto_poa
Beto_poa
2 dias atrás
Responder para  Helena Abreu

tá boa? sim, o Wild fez falta nas reclamações e má atitude …

Haroldo Guimaraes
Haroldo Guimaraes
2 dias atrás

Lesao no punho eh preocupante aos 18 anos. Lembrou-me na hora do Del Potro, por sinal tem fisicos semelhantes, mas lesao dele foi bem mais tarde. Primeiro em qual punho? Direito ou esquerdo? Jogou com essa lesao a Davis? e ganhou? Quando retornar vamos saber a gravidade, talvez soh em 2025 saberemos a realidade. Enquanto isso vamos fazer oraçoes para uma excelente recuperaçao. Parabens pela Davis e pelo sucesso ate agora. Tera um futuro excelente no tenis

João Sawao ando
João Sawao ando
1 dia atrás
Responder para  Haroldo Guimaraes

Vai se recuperar do punho sim. Acho que foi um desgaste pelos jogos sucessivos. E descansar tratar do punho e ir para os próximos torneios.

João Pedro
João Pedro
1 dia atrás

Tenham calma com a questao lesao no punho, é leve e esta correto em tratar no inicio. Ele tem estilo mt semelhante ao Del Potro. Se ele forçar muito pode piorar.. ele fez corretissimo em dar 2 passos atras pra depois dar um grande salto.

É lesao super leve.

Raphael Guimarães
Raphael Guimarães
23 horas atrás

Oi Dalcim,

Alguma chance de ele disputar os challengers aqui do Brasil, como Campinas por exemplo? Seria ótimo para incentivar os torneios por aqui. Acho que a única diferença seriam os convites para ATPs, certo? Jogando challengers na Europa ele fica mais ‘disponível’.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.