Cary (EUA) – O carioca João Fonseca não conseguiu encontrar um padrão ideal de jogo e foi superado na estreia do challenger de Cary, mais um torneio que disputa sobre o piso sintético norte-americano. Desta vez, ele foi superado pelo britânico Billy Harris, atual 105º colocado no ranking e para quem havia perdido meses atrás em grama, por 6/2, 1/6 e 6/3.
Fonseca chegou ao torneio de US$ 135 mil embalado após conquistar seu primeiro título profissional, em ótima campanha no challenger de Lexington, há sete dias. Aos 17 anos de idade, ele ocupa nesta semana a 166ª posição na lista da ATP, sua melhor marca até aqui.
Atual campeão juvenil do US Open, o brasileiro está garantido no quali do torneio nova-iorquino e tentará uma vaga inédita na chave principal de um Grand Slam, depois de ter parado na estreia da fase prévia em Wimbledon.
Harris tem 29 anos e é um jogador experiente, vivendo o melhor momento da carreira. Até 2024, Billy Harris tinha apenas uma vitória em nível ATP, mas conseguiu campanhas surpreendentes na fase de grama, entre junho e julho, atingindo as quartas de final em Queen’s e a semi em Eastbourne. Ele também chegou à penúltima rodada nos challengers de Surbiton e Nottingham – onde superou Fonseca em três sets duros – nas semanas anteriores.
Na partida deste domingo, Fonseca não fez bom primeiro set. Além de encarar o ótimo primeiro saque do britânico, cometeu sucessivos erros com o forehand. Depois, passou a trabalhar melhor cada ponto, obteve a primeira quebra e aí disparou no placar, mostrando bem superior ao adversário.
A irregularidade voltou no terceiro set e por muito pouco Harris não abriu 4/0. Fonseca evitou o break-point e se manteve próximo no placar, mas não conseguiu devolver com qualidade e não surgiram chances de reação.
Faz parte da caminhada, do amadurecimento. O tal do Harris vem fazendo uma grande temporada, é só marretada o jogo inteiro, dificilmente erra, mas oscilou também. O terceiro set a experiencia fez a diferença. Bora pro USopen fazer história!
Concordo. Ele tem jogo para ganhar mas ainda oscila muito. Típico de garoto; a consistência só virá com a maturidade.
Aí já é o nível de jogo que não dá pra ganhar sem esforço. É bem superior tecnicamente, mas Já precisa uma consistência um pouco maior. Ótimos testes pra amadurecer e entender como funciona cada nível.
Acorda gente é um jogador comum, não terá o melhor ranking do Belluci.
Calma. Ele vai fazer 18 anos agora é tem muito potencial. As previsões de fantástica ascensão no ranking este ano não devem se confirmar. O pessoal exagera um pouco no otimismo e depois se decepciona. Mas precisa melhorar muuuito pra superar o Bellucci.
Não vão??? Já está superando as expectativas…. No inicio do ano falavam que se furasse o top 200 seria incrivel. Ja furou e ainda faltam 3 meses pro final da temporada. Só comparar com os jogadores da idade dele.
Gabarito. Ele tem chance de furar o top 120 ate o fim do ano, com 18 anos (faz 18 em agosto). 166⁰ com 17 anos, da pra contar no dedo quantos jogadores do mundo na historia conseguiram..fevereiro ele era 800+, repito 800+⁰.
Show mano, senta lá.
A arte incontrolável de falar uma groselha em dia de derrota .
Colega , sabe quantos anos Fonseca tem ? Ainda não completou 18 .
Sabe onde estava Belucci nesta mesma idade ? Jogando um $15k no Irã como #950 do mundo .
Pelo visto vc entende tanto de tênis quanto de Física Quântica .
Temos que realmente esperar 2/3 anos para que o Joao Fonseca dispare no ranking é no jogo
Uma groselha sem tamanho, apareceu a reportagem pra ele no google, viu o placar apenas e veio cornetar. Deve nem saber o que é game, set, ace…kkkkk
O Brasileiro tem que mudar um pouco a sua mentalidade… Vc um dia irá se arrepender desse comentario! Mediocre
Essa previsão é tão precipitada quanto dizer que ele certamente será um top 5, ganhará GS etc.
É precipitada sim,mas menos muito menos que a dos ufanistas que “enxergam” o Fonseca batendo de frente com Carlitos e Sinner
Sim . Esperamos que em um ou dois anos entre no top 100.dai escalar top 50 .e daí vamos ver será ganhador de gs.
Bellucic também não é um caminho tão distante. Até o Wild deve o passar.
Quando surge um brasileiro com potencial(e que potencial), os próprios brasileiros fazem questão de desmerecer! Estamos falando de um adolescente prestes a completar 18 anos! Joga sim, e joga muito! Assistam o o jogo contra Fils ou Darin no Rio Open 2024 . . . um absurdo! É muito bem orientado e focado, não perde tempo em redes sociais . . . Têm todos os golpes, e com mais torneios disputados, ganhará com certeza a regularidade traçada pela equipe. Quando é campeão, chovem comentários elogiando, basta perder uma partida que chovem as críticas pejorativas! Alcaraz(1° título ATP 250 Umag, tinha 18 anos e 73 do ranking) na mesma idade estava se construindo e elevando o nível, o mesmo vale para Sinner!
Força João, terá um futuro brilhante!
Fez um primeiro set abaixo sacando mal e um pouco apressado… no segundo foi muito superior com a cabeça no lugar… no terceiro errou por muito pouco um backhabd q lhe daria 3 chances de quebra… no game seguinte sacou mal e foi quebrado… com isso Harris tratou de colocar o primeiro serviço e não foi ameaçado… tudo normal e parte do aprendizado e crescimento!!!!
Se essa bola tivesse entrado, mudaria a história do jogo. Uma pena.
Na minha humilde opinião não teve consistência nos golpes, errou bastante e o saque não entrou, daí voltava tijolo.
Infelizmente o garoto não conseguiu a revanche,mas acontece, é seguir trabalhando que os resultados virão.
Resultado normalíssimo. Bola pra frente. Bora Fonseca.
Pegou um jogo duro
Tem que buscar menos erros e variar mais os golpes de preparação. Está batendo com pouco spin e as bolas estão flutuando demais ou ficando curtas na rede. Fora isso, tudo ok.
Concordo. Ele precisa jogar com mais spin. Corre risco desnecessário batendo reto sempre. Além disso, precisa desenvolver a esquerda. Golpe está bem abaixo do forehand.
fonseco a 1 ou 2 meses atrás ganhou com tranquilidade por 2×0 sets do Popyrin que hoje esta na final de montreal. realmente como dizem nos comentários dos manjasters aqui…,o garoto de 17 anos apenas não passa de um zé mané qualquer.
rapaz eu acho absurto as groselhas que estao falando sobre o jovem atleta , tem muito a evoluir e se nao se perder no caminho tem tenis para estar entre os melhores do mundo , mas um detalhe a essa comparação que vc fez sobre ele vencer o Popyrin por 2×0 nao pode ser valida em nenhum cenario haja visto que a partida foi disputada em modo de exibição … nao da para validar tal vitória até pq a entrega é bem diferente , mas tbm nao deixa de ser um feito legal pra ajudar na evolução do garoto .
Um ponto que ele falha é no segundo saque, sempre volta um tijolo, principalmente em quadras rápidas.