Fonseca vence mais uma com Altmaier e alcança segunda final de duplas

João Fonseca e Daniel Altmaier (Foto: Terra Wortmann Open)

Halle (Alemanha) – O carioca João Fonseca segue fazendo valer a vaga como lucky-loser na chave de duplas e está na final do ATP 500 de Halle, jogando ao lado do alemão Daniel Altmaier. Neste sábado, eles eliminaram o dueto formado pelo italiano Flavio Cobolli e o norte-americano Ben Shelton em um duelo equilibradíssimo, marcando o placar de 7/6 (8-6), 6/7 (14-16) e 11-9, após 1h57 de batalha.

Campeão do Rio Open com o mineiro Marcelo Melo, em fevereiro, Fonseca jogará a segunda decisão de duplas da carreira. Em sua curta trajetória na especialidade, o tenista de 19 anos disputa apenas seu sétimo torneio, sendo que três deles foram em casa, no Rio de Janeiro. Para Altmaier, a final é inédita.

Ao contrário da semifinal, em que enfrentaram dois simplistas, o alemão e o brasileiro terão uma dupla de especialistas pela frente. Eles encaram os franceses Theo Arribage e Albano Olivetti, números 34 e 30 do mundo, respectivamente, que sequer precisaram entrar em quadra, contando com a desistência do norte-americano Robert Galloway e o australiano John Peers para avançar de fase.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Após a vitória, Fonseca admitiu que a parceria com Altmaier em Halle por pouco não aconteceu, mas celebrou a campanha inesperada. “Foi muito bom. Foi muito por acaso. A gente tinha conversado há um tempo, pedimos um wild card para o quali e deu certo. Ele é um cara super gente fina, fala espanhol, está com o Dustin Brown, outro cara muito legal que eu não conhecia. A semana foi rolando, jogamos bem, jogando feliz, com seriedade e diversão ao mesmo tempo. Estou feliz dentro de quadra, sentindo mais a grama e agora mais uma final. Vamos aproveitar e tentar pegar o caneco amanhã.”

Sacadores dominam e jogo é decidido em 3 tiebreaks

Apesar da pouca experiência em duplas, Fonseca teve boa atuação na semifinal deste sábado. O carioca se destacou pelos serviços consistentes, golpes potentes do fundo de quadra e pela firmeza nos voleios junto à rede. O saque, aliás, foi o grande protagonista da partida, que ofereceu pouquíssimas oportunidades aos devolvedores.

No primeiro set, a parceria germano-brasileira salvou dois break-points no sexto game e teve sua melhor chance de quebra no nono, mas não conseguiu converter. A definição acabou ficando para o tiebreak, em que Fonseca e Altmaier saíram na frente. Após conquistarem o primeiro mini break, abriram vantagem e chegaram a dois set-points. Os adversários reagiram e empataram a disputa, mas, na terceira oportunidade, o brasileiro e o alemão fecharam a parcial e largaram na frente.

O panorama da partida pouco mudou no segundo set. Os games seguiram rápidos e amplamente controlados pelos sacadores. Sem qualquer chance de quebra para os dois lados, a decisão foi novamente para o tiebreak, desta vez ainda mais dramático. Fonseca e Altmaier desperdiçaram quatro match-points, enquanto Cobolli e Shelton precisaram de seis set-points para finalmente empatar o confronto e forçar o match-tiebreak.

A parcial decisiva reservou alguns dos momentos mais emocionantes da semifinal. Cobolli e Shelton começaram melhor e abriram 4 a 0, com dois mini breaks de vantagem. A reação do alemão e do brasileiro veio de forma gradual até a igualdade em 8 a 8. O primeiro match-point da série decisiva, porém, foi dos adversários, desperdiçado após uma devolução para fora de Cobolli. Na sequência, Fonseca e Altmaier tiveram sua primeira oportunidade no match-tiebreak — a quinta no total da partida — e não deixaram escapar, confirmando a virada e a classificação para a final.

Subscribe
Notificar
guest
24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
edson
edson
23 dias atrás

na moral se ele ganha este titulo ( apesar que já agora falam isso ) , o Oncins terá que repensar os duplistas para o Davis .Fonseca e Heide devem ser os de simples , seria um absurdo talvez ver o fonseca nas duplas com alguém ?

Josefa
Josefa
24 dias atrás

Pelos cumprimentos, o Shelton curtiu muito o jogo, mesmo com a derrota. Afinal, também está se preparando p/ Wimbledon…

Jorge Luiz
Jorge Luiz
24 dias atrás

Excelente

Refaelov
Refaelov
24 dias atrás

Olha, o ideal seria o Fonseca jogar as 3 partidas possivel na Davis msm..

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
24 dias atrás

Pela matéria, JF achou seu Serviço, mandando ver nos tiros de fundo, Voleios junto a rede . Isso vale mais que pontos no Ranking pensando mais a frente. Realmente jovem Tenista deve pensar em trocar seu Staff. Afinal caiu três posições na rapidíssima Halle , neste fim de semana. Assim não dá… Rsrs,Abs !

canicus
canicus
24 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Hmm? Tv eu não tenha entendido seu comentário, mas trocar Staff vencedor que tem dado muito certo até agora? João tem 19 anos e é n.27 no momento. Vc quer que ele não perca nenhum jogo, jamais, é esse o plano? Olha o que deu com Alcaraz e até mesmo Sinner. Até as “máquinas” quebram eventualmente. Não há milhares e nem imediatismo que dê certo o tempo inteiro.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
24 dias atrás
Responder para  canicus

Releia o comentário, meu caro. Não consegues perceber a ironia?? . Abs !

Evandro
Evandro
24 dias atrás
Responder para  canicus

Não priemos canicus

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
24 dias atrás

Jogos como esse fortalecem o mental, além de dar adaptação e ritmo pra grama.

Fernando Romero
Fernando Romero
24 dias atrás

Fonseca duplista top. Deve focar nas duplas e colocar simples em segundo plano. Kkkkkkkkk

Victor
Victor
24 dias atrás
Responder para  Fernando Romero

Talvez se o nome dele fosse fernando Ronero teria essa ideia ridícula de perdedor !

Fernando Romero
Fernando Romero
23 dias atrás
Responder para  Victor

Fique frio! Na próxima eu desenho pra você e seu colega canicus entederem

canicus
canicus
24 dias atrás
Responder para  Fernando Romero

Vc obviamente não deve ter assistido o João no RG e nem a maioria dos jogos dele.

Rbclima
Rbclima
24 dias atrás
Responder para  Fernando Romero

Eu acho que essas pessoas não entendem ironia kkkkk obviamente o cara está brincando.

Leonardo
Leonardo
24 dias atrás

O jogo foi espetacular. O tie break do segundo set, insano. Nonguen dava nada. Excelente prova para adaptar na grama

MARCELO
MARCELO
24 dias atrás

Sábado perfeito para os brasileiros: Fonseca, Romboli, Heide e Cé!

Kario
Kario
24 dias atrás
Responder para  MARCELO

E ainda teve a Ana Candiotto campeã em duplas em Luque, Paraguai. Parabéns a todos.

Daniel Machado
Daniel Machado
24 dias atrás

Esses momentos decisivos, ainda que não seja a sua prioridade jogar duplas, são muito interessantes para formação de um jogador com o potencial e qualidade do João. Que venha o título e dê boas energias para as próximas competições.

LEONEL
LEONEL
24 dias atrás
Responder para  Daniel Machado

Ganhar amanhã de duplistas de ofício aí vai ser o máximo.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
24 dias atrás

Sem maldade nenhuma,o Fonseca é um duplista de mão cheia.

nelson
nelson
24 dias atrás
Responder para  Matheus Ferreira

Exatamente. Gostaria de vê-lo jogando com o Shelton.

Andre Borges
Andre Borges
24 dias atrás
Responder para  Matheus Ferreira

Sim, saque pesado, muita bomba de forehand, voleios sempre em dia, fecha bem a rede. Que mais precisa um duplista? rs Pegar um cara que devolve alto nivel de parceiro vira uma dupla top3

Evandro
Evandro
24 dias atrás

Que isso?!! É virado pra Lua.

LEONEL
LEONEL
24 dias atrás
Responder para  Evandro

É mais.ou.menos por aí. Vai voar.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.