Assunção (Paraguai) – Em seu segundo jogo no challenger de Assunção, João Fonseca venceu com muito mais tranquilidade. Depois de ter virado o jogo de estreia contra o equatoriano Alvaro Guillen Meza na segunda à noite, Fonseca superou nesta quarta-feira o convidado local Hernando Isnardi por 6/3 e 6/4 em 1h21 de partida.
Fonseca soube se aproveitar das condições um pouco mais rápidas da partida diurna e num dia com a quadra mais seca por conta do sol. Ele disparou quatro aces, não sofreu quebras de serviço e enfrentou apenas um break-point. O carioca de 17 anos conseguiu duas quebras, uma em cada set, abriu 4/1 na primeira parcial e 2/0 na seguinte para sustentar a vantagem até o final.
Esta foi a quinta vitória de Fonseca em chaves principais de challenger na temporada. Ele está com o melhor ranking da carreira, ocupando o 341º lugar. A campanha até as quartas já garante mais 12 pontos no ranking, fazendo com que ele suba outras 20 posições.
“Foi um jogo duro, contra um adversário que saca muito bem e tem uma boa direita. Então tive que ficar forte no meu saque. A diferença do primeiro jogo para esse é que eu estava mais solto e consegui ser mais agressivo. Estava me sentindo melhor na quadra e mais à vontade”, disse Fonseca a TenisBrasil após a partida desta quarta-feira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Além disso, o resultado também garante um brasileiro na semifinal do torneio em quadras de saibro no Paraguai. Isso porque o próximo adversário de Fonseca virá da partida entre o paulista Matheus Pucinelli, 295º do ranking, e o gaúcho Orlando Luz, 371º colocado. Quem chegar à semi, fará 22 pontos na ATP. O campeão ganha 75, enquanto o vice recebe 44 pontos.
Outros três brasileiros estão nas oitavas em Assunção e jogam na quinta-feira. Os paulistas Gustavo Heide e Pedro Sakamoto se enfrentam, enquanto o também paulista Nicolas Zanellato desafia o peruano Juan Pablo Varillas, principal cabeça de chave.
A star is rising 💫
17-year-old Joao Fonseca signs into his fourth career Challenger quarterfinal by defeating Escurra Isnardi 6-3, 6-4 in Asuncion #ATPChallenger pic.twitter.com/5kRUz6bDv5
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) March 20, 2024
Fonseca perto do top 300, com mais uma vitória fica a poquíssimos pontos.
Nova safra de tenistas vindo muito forte.
Hoje, sim, jogou à altura do seu talento! Mas assim é o tênis: há dias bons, ruins e outros nem tanto…
Alguém: duvida, do; talento: dele?!?!
Eu duvido. Ainda precisa chegar lá, e tem muita gente que some no meio do caminho. No momento, não tem garantia que ele vai ser top 100 ainda.
O têm 17 ainda
O cara só têm só 17 anos
Não sei????
Tem jogo para chegar tranquilo na semi final e com dias um pouco inspirados, copar
Boa Fonseca! Vitória protocolar, vamos ver qual dos compatriotas passa pro duelo BR nas QF, vamos por mais!
Fonseca voando!
Esse menino vai longe!
Hoje foi obrigação. Seguir evoluindo.
Venceu com autoridade o garoto que tinha eliminado o cabeça 4,agora é ir com tudo e buscar a semi e porque não uma final.Vamo João!!!
Paraguaio não é nenhum garoto, já vai fazer 27 anos. E é verdade que surpreendeu o cabeça 4 na primeira rodada, mas essa a única vitória dele de destaque na carreira, onde nem TOP1200 conseguiu ser. Hoje era obrigação. Próxima rodada o Luz. Vai ter jogo. Um brasileiro já na semifinal
Excelente
Fonseca está afiado. Batendo para todo lado.
Luz também ataca constante.
Em Mogi no Ano passado Luz levou a Melhor.
Mas agora Fonseca está mais Forte e mais experiente.
Força Brasileiros.
Fonseca já é uma realidade. Tá jogando muito.
O cara era 1400 do ranking. Desse jeito ganha todas. “Vai Fonsecão”
Fonseca tem a cabeça no lugar, não vai se deixar levar pelo excesso de expectativa que a torcida brasileira, carente de ídolos, (principalmente depois de Guga) deposita, muitas vezes de forma desproporcional. Tem apenas 17 anos, e precisa e merece toda a paciência do mundo para seguir crescendo sem cobranças exageradas. Vai ter um confronto contra outro brasileiro, Orlando Luz, para quem perdeu no único jogo em que se enfrentaram no ano passado. Obviamente tem repertório e jogo para chegar a semifinal, mas, um passo de cada vez, e se não conseguir agoira, está tudo ótimo, vamos seguir em frente para o próximo torneio…
estranho esse rapaz ter apenas 17 anos, o corpo ja esta praticamente formado, tem bigode e bate na bola como alguém de mais de 20 anos.