Fonseca segue inscrito para challengers europeus em outubro

Foto: André Gemmer/CBT

Rio de Janeiro (RJ) – Depois de defender o Brasil na fase de grupos da Copa Davis há duas semanas, e de retornar ao país para tratamento no punho e volta à rotina de treinos, João Fonseca está inscrito para dois challengers na Europa que acontecem em outubro.

O primeiro torneio em que o nome de Fonseca aparece na lista de participantes é o challenger de Roanne, que acontece em quadras duras e cobertas na França, entre os dias 7 e 13 de outubro. Entre os jogadores já anunciados oficialmente pelo torneio estão ex-integrantes do top 10 como o britânico Cameron Norrie, o canadense Denis Shapovalov e o veterano francês Richard Gasquet.

Fonseca também está inscrito para o challenger de Olbia, torneio italiano em quadras de piso duro, a partir de 14 de outubro. Com uma lista menos concorrida e liderada pelo experiente sérvio Dusan Lajovic, 68º do ranking, o carioca de 18 anos tem chance até de ser cabeça de chave. O evento ainda atrai nomes como o os franceses Harold Mayot e Constant Lestienne e os italianos Stefano Napolitano e Matteo Gigante, além do sérvio Duje Ajdukovic.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

E como o próprio tenista já havia antecipado durante coletiva de imprensa na Davis, em Bolonha, o calendário é sujeito a alterações, não só pelo tratamento do punho e o retorno gradual aos treinos, mas também porque existe a chance de convites para torneios da ATP na mesma época do ano. “Nas próximas semanas eu ficarei no Rio de Janeiro e vou descansar na primeira”, explicou em 14 de setembro. “Tenho uma pequena lesão e preciso estar 100% para voltar aos treinos. Depois retorno à Europa, jogo alguns challengers e talvez alguns torneios da ATP, se eu conseguir convites”.

Chance de número 3 do Brasil

Atual 157º do ranking, Fonseca tem chance de ser o número 3 do Brasil na próxima atualização no ranking. Mesmo sem jogar nesta semana, o carioca está subindo duas posições, por perda de pontos de adversários diretos. E a menos que o paulista Gustavo Heide, que tem 75 pontos a defender e disputa o challenger de Antofagasta, seja campeão no Chile, o jovem de 18 anos só ficará atrás dos Thiagos Monteiro e Wild entre os brasileiros na lista da ATP.

8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
19 dias atrás

Vamos João Fonseca escalar esse ranking.

Leonardo Rubira
Leonardo Rubira
19 dias atrás

Gostei do planejamento de calendário com tratamento da lesão em setembro

Paulo A.
Paulo A.
19 dias atrás

Será que o João ainda tem chances matemáticas de terminar o ano no top 100? E, assim, entrar direto no AusOpen?

Pedro
Pedro
18 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Certamente.

Bernardo Oliveira
Bernardo Oliveira
18 dias atrás
Responder para  Paulo A.

está a menos de 200 pontos do top 100, matematicamente impossível não é

Leonel
Leonel
18 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Todas as condições. Assim esperamos que janeiro ele seja top 100 e entre direto na chave principal do AO. Paulo melhor que o AO são os jogos que ele tem no final do ano. Tem torneios challengers e ATPs e também o Finals do Next Gen parece que em novembro. Muita coisa pra curtir “agora” sem.termis ansiedade pra esperar AO. Futuro é agora. Boa sorte pro Fonseca e pra nós.

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
18 dias atrás

Fonseca é nossa grande opção. Bora buscar o segundo posto no ranking brasileiro.

Pedro
Pedro
18 dias atrás

João já indo pra N#3 do Brasil. Acredito que até o fim de 2025 ele já será nosso melhor jogador no Ranking.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.