Buenos Aires (Argentina) – Depois uma longa espera por conta da chuva na última terça-feira, João Fonseca estreou apenas nesta quarta no ATP 250 de Buenos Aires e estreou com vitória. O carioca de 18 anos e número 2 do Brasil superou o argentino Tomas Etcheverry, cabeça 8 do torneio e 44º do ranking, por duplo 6/3 em 1h25 de partida.
Esta foi a 13ª vitória de Fonseca em nível ATP na carreira. Ele começou a temporada vencendo o challenger de Camberra, na Austrália, e manteve o embalo no primeiro Grand Slam do ano, passando pelas três rodadas do quali do Australian Open e vencendo o russo Andrey Rublev, então número 9 do mundo, na estreia da chave principal. Além disso, também defendeu o Brasil no confronto com a França na Copa Davis.
Fonseca não competia no saibro desde o Masters 1000 de Madri do ano passado, já que administrou o calendário do segundo semestre priorizando competições na grama e no piso duro, pensando no desenvolvimento a longo prazo. Ao avançar uma rodada em Buenos Aires, o atual 99º do ranking soma 25 pontos na ATP e pode chegar ao 95º lugar com os resultados de momento.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Fonseca nas oitavas será o experiente argentino de 32 anos Federico Coria, 115º colocado e que entrou na chave como lucky-loser. Ele venceu o francês Hugo Gaston, 91º do mundo, por 6/3 e 6/2. Se vencer mais uma, o carioca receberá 50 pontos para se se firmar entre os 90 melhores do ranking.
SPECIAL 🇧🇷
Joao Fonseca takes out No.8 seed Etcheverry 6-3 6-3 in his @ArgentinaOpen debut! pic.twitter.com/I7nWrIpR3l
— Tennis TV (@TennisTV) February 12, 2025
Apesar das condições mais pesadas em Buenos Aires, especialmente depois de muita chuva no dia anterior, Fonseca conseguiu impor um tênis agressivo e jogar sempre em cima da linha de base para comandar os pontos com seu forehand. O carioca comandou as ações do primeiro set, marcando 18 winners contra apenas 5 do argentino.
Fonseca também sacou bem nos momentos mais importantes e fechou a porta no único break-point que enfrentou, já no fim da parcial. Ele aproveitou a a chance de quebra que teve no sexto game, sustentando a vantagem até o final do set. E mesmo com a maioria argentina na torcida, a postura do público era respeitosa o tempo todo e o carioca também recebeu o apoio dos brasileiros que visitavam o torneio.
Wow Joao! 💥
Fonseca fires 6-3 up on [8] Etcheverry!@ArgentinaOpen | #ArgOpen2025 pic.twitter.com/Mdc6eFev9M
— ATP Tour (@atptour) February 12, 2025
Logo na abertura do segundo set, Fonseca voltou a quebrar, mostrando um jogo consistente nos ralis de fundo e com bom uso dos slices para levar o argentino a cometer erros. O brasileiro teve o serviço quebrado com uma dupla falta no game seguinte, mas seguiu com pressão constante sobre os games de saque de Etcheverry. O tenista da casa salvou cinco break-points antes de perder o saque no oitavo game. Era um momento em que Fonseca seguia no comando das ações, mesmo cometendo alguns erros.
A pressão continuou no último game da partida e Fonseca voltou a quebrar, com direito a dois novos winners de forehand para definir a partida. Fonseca liderou com folga a estatística de winners por 34 a 14 e terminou o jogo com 25 erros não-forçados contra 18. O carioca sofreu somente uma quebra, enfrentando apenas dois break-point no jogo, e aproveitou quatro oportunidades de quebrar, uma no priemiro set e mais três no segundo.
É possível que João seja o jogador mais agressivo sobre saibro da atualidade. Golpes impressionantes de direita e de esquerda, planos e com top spin, o tempo todo. Além disso, saque de quadra rápida. Admirável.
Realmente. Foi impressionante como atuou no saibro, principalmente quando sabemos que não jogava nesse piso desde Madrid 2024!!!
Segura o garoto. Bom demais.
Sem medo de ser feliz! kk…
VQV FONSECA!
Grande Fonseca, próximo jogo bem ganhavel,bora
O garoto é diferenciado, se impôs e nao deu chances para o argentino. Mais um argentino pra conta
Dá-lhe Fonseca!
Que venha outro argentino para você detonar…
Vitória protocolar. Deve ir longe no torneio.
Uma grande vitória do JF. Importante para conquistar confiança.
Pode ir longe nesse torneio.
Bora, João!!
Sem comentários. Apenas apreciar o jogo desse garoto!
Diferenciado demais. Difícil não criar expectativas. É dar tempo ao tempo. Acho que em breve já vamos poder acompanhar grandes conquistas do Fonseca. Já vai ser esse ano? Ano que vem? Daqui a dois ou três anos? Não dá pra saber. Mas que isso deve acontecer naturalmente, com certeza deve.
Uma grande vitória do João Fonseca. Muita personalidade para enfrentar um bom adversário e toda a torcida contra.
Pode ir longe nesse torneio.
Bora, João!
Bola muito pesada pro Etcheverry não tem nem como. João nem jogou super bem, mas a diferença de peso de bola é abissal. Entrando 70% do saque pesado como entrou hoje e abafando o segundo serviço frágil do adversário 6×3 6×3 fica até barato. Nesse torneio aí no nível do João é só o Rune e olhe lá. Acima só o Zverev.
O Etchverry não viu a cor da bolinha, que surra constrangedora.
Caramba, n sei pq, mas eu li esse comentário com a voz do André quem
Kkkk .verdade
Uma grande vitória do João Fonseca.
Superou um bom adversário e toda a torcida contra, com muita personalidade e naturalidade.
Pode chegar longe no torneio.
Bora, João!
Sensacional, e que maturidade.
Creio que esse não amarela em jogos cujo adversário seja pior ranqueado.
Mas se o fizer também super natural, mas do jeito q está, exterminador de Arg. Kkk
Este menino é realmente diferenciado.
Deu até winner com slice de direita.
Incrível, no estilo squash do RF.
Já dá pra dizer, sem ser ufanista, que tem jogo de TOP 30. Muito bom poder torcer por este garoto, é diferenciado.
Ufanista seria dizer que, no momento, já tem jogo pra top 10. Top 30 é ser realista.
Boa jao
Bom de mas,esperança de voltar aos melhores momentos do tênis brasileiro
João Fonseca é diferenciado, dá gosto de ver ele jogar, vamos derrubar mais um argentino Fonseca!!!
O ponto final foi simplesmente impressionante, uma direita fulminante e devastadora. O nosso João iniciou muito bem a temporada de saibro. Nos enche muito de esperança. Vitória mais do que convincente, incontestável…
Cara, esse é o grande diferencial dele para os outros brasileiros. Quando chega o momento de fechar, ele simplesmente não dá chances!
Nada mudou com o João. Bão demais!
E aquelas figuras que viram na derrota para Ugo Humbert ( jogou muito) , grande oscilação do Fenômeno Brasileiro de apenas 18 anos. O número 1 dos Hermanos, olhava pro Treinador tipo o que fazer … Zverev, Musetti, Rune , estão no Torneio e são favoritos , mas no mínimo Semi para JF . Joga muito a criança…PS: GUGA foi o único Brasileiro a vencer Buenos Aires. Mas já em 2001 e N 1 do Mundo…Abs!
Pega Rune nas quartas se ganhar a próxima
Nossa, mas teve gente que achou oscilação o jogo do Humber, MT gente falou que o Humbert jogou muito bem, João Fonseca não tem ND haver, assim como tu falou né, mas assim, se ele perder na próxima rodada tudo bem TB, pra mim se ele conseguir defender quartas de 500 tá perfeito
Com direito a torcida organizada do João e tudo, show de bola kkkk
Vamos jogo a jogo, agora é traçar o plano da próxima partida e vencer o Coria também, Avanti !
É bom a gente curtir ao máximo o João. Que Deus abençoe a saúde dele porque outro igual ou próximo ao nível dele aparece aqui a cada 30 anos. Será que dessa vez vão aproveitar o sucesso do João e desenvolver dignamente o tênis no Brasil. ?
Boa vitória. Importante somar pontos esta semana para aliviar a pressão de ter de defender quartas no Rio (onde o sorteio da chave pode vir a não ser tão favorável quanto em Buenos Aires) e eventualmente recuar (temporariamente) para fora dos 100.
Favorável?
Tinham 4 cabeças de bye, sobraram outros 4 cabeças e chuto que deles o Etcheverry era o mais forte.
Dos 20 slots que o João poderia ser alocado na primeira rodada, só 4 eram contra cabeças de chave, tinha 20% de chances de pegar um cabeça de chave na primeira rodada e aconteceu justamente contra um sacador que costuma ser o calcanhar de aquiles do João.
Ainda por cima, tem o Rune na chave nas quartas de final.
Está jogando muito bem e tem um arsenal de golpes com muita potência. E tem saque a 220 km/h.
Jogou com excelência e maestria, dá gosto assistir. É um jogador que vai trazer muita alegria pra torcida brasileira, só não podemos pressionar por resultados que virão por consequência, e não por imposição. Peguem leve e não criem expectativas demasiadas, o garoto está em formação e não pode e nem deve queimar etapas. Vamos passo a passo, João. Boa sorte nas próximas partidas.
Olha essa foto! E ainda houve quem disse que ele é um pouco comedido em suas comemorações.
Boa primao!!!bora lá!!
Um passo de cada vez próxima meta é chegar aos 90 do ranking
Próxima meta é ganhar o próximo jogo. Ranking é consequência.
MOnstruoso!
Caindo na direita, vem míssel do JF…
Impressionante!
Impressionante o poder ofensivo do João mesmo num saibro de condições tão lentas qnt Buenos Aires.. BR será bastante favorito contra o Coria q realmente tá looonge de ter a potência necessária pra esse enfrentamento.. bora por mais!
Típico jogo de quem está numa trajetória de ascensão e sabe de suas capacidades. Cometeu erros (segundo game do segundo set) q ocorreram pelo excesso de confiança, metendo a mão em bolas que não precisava, perdeu o game mas não perdeu o ímpeto, essa é a questão admirável nesse muleke. Placar mais real ao que se viu seria 6/3 e 6/1.
Sobrou no jogo, mesmo com alguns erros por falta de paciência. Impressionante como agride o segundo serviço do adversário.
É muito favorito contra Coria.
Que winner no match point hein
Agora é torcer para o fisioterapeuta não repetir a burrice de colocar o João numa banheira com gelo, como fez no Grand Slan da Austrália.
Como assim?
Sensacional. João amassou o argentino. Baaaita forehand. Dominante. Bola do argentino voltava espremida no meio da quadra. Impressionante.
Não pude ver o jogo, mas só pelo resultado e comentários, bela vitória do João. Contundente contra um TOP50, nº3 da Argentina, na casa deles. E o Coria não tem tênis para endurecer pro João. Brasileiro teria que jogar muito mal. Um bom resultado em Buenos Aires tira a pressão de defender os pontos no Rio. Bora por mais garoto.