Fonseca salva 10 match-points, mas cai nas quartas em Brest

Foto: Benjamin Croizet/Open de Brest

Brest (França) – Depois de duas vitórias na semana, João Fonseca foi eliminado nas quartas de final do challenger de Brest, em quadras duras e cobertas na França. O carioca de 18 anos chegou a salvar dez match-points, sete no segundo set e mais três no terceiro, mas foi superado nesta sexta-feira pelo anfitrião Benjamin Bonzi, ex-top 50 e atual 122º do ranking aos 28 anos, que marcou as parciais de 6/4, 6/7 (8-10) e 6/4 em 2h30 de partida.

Este foi o primeiro torneio que Fonseca disputou desde setembro, quando defendeu o Brasil na fase de grupos da Copa Davis. Ele passou quatro semanas no Rio de Janeiro tratando de uma pequena lesão no punho, retomando gradualmente os treinos antes de voltar a competir. Pela campanha, o atual número 3 do país e 154º do mundo soma 14 pontos na ATP e pode subir até quatro posições.

Fonseca está inscrito no challenger de Bratislava na semana que vem, mas ainda aguarda confirmação da vaga na chave. Já Bonzi tem como melhor ranking o 42º lugar, alcançado no ano passado e vem de dois títulos de challengers seguidos, em Roanne e St. Brieuc. O francês agora pode enfrentar o russo Alibek Kachmazov ou o cazaque Mikhail Kukushkin.

O início de partida foi difícil para Fonseca, que sofreu uma quebra logo em seu primeiro game de serviço e saiu perdendo por 3/0. Bonzi sustentou sua vantagem sem enfrentar break-points até liderar por 5/2. Sacando para o set, o francês salvou dois break-points, um deles com um ace. Mas Fonseca conseguiu devolver a quebra, ao sustentar um rali mais longo em sua terceira oportunidade. Ainda assim, no game seguinte, Bonzi voltou a quebrar, após um forehand errado pelo brasileiro e duas boas devoluções.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O segundo set começou com games longos e oportunidades para os dois lados, mas Fonseca não aproveitou dois break-points em games distintos. Depois disso, o francês passou a confirmar seus serviços de forma mais segura e teve dois match-points quando liderava por 5/4, mas o brasileiro conseguiu se salvar com ótimos saques, sem dar a chance de o rival efetivamente disputar nenhum dos pontos.

A definição do set ficou para o tiebreak, no qual Fonseca novamente precisou jogar bem sob pressão. Ele salvou mais cinco match-points, quatro deles seguidos quando perdia por 6-3. E nos momentos em que sacou mais pressionado, sempre se saiu bem. Depois de vencer um ótimo ponto na rede e disparar um ace, forçou o terceiro set.

A única quebra do terceiro set foi obtida por Bonzi no início da parcial. O francês abriu 2/0 e vinha sustentando a vantagem mínima no placar. Sacando para o jogo, viu Fonseca salvar mais três match-points e ainda escapou de seis chances de quebra antes de definir a disputa em três sets.

Subscribe
Notificar
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
1 hora atrás

Assisti todo o jogo, foi muuuuito bom!!!!!
João jogou muito, mas o Francês tambem.
Acho que o João só bobeou no primeiro game da negra.
Mas pode ter sido um relaxamento natural depois de ter ganho o segundo sete incrivel!!!
Parabéns João!!!!!

Maurício
Maurício
1 hora atrás

Derrota dolorida, João batalhou um monte, primeiro set jogou abaixo, no segundo melhorou lutou até o fim, no terceiro 40 x 15 João no saque perdeu 4 pontos seguidos toma a quebra de saque, se tivesse aproveitado que o Bonzi estava abatido por ter perdido o set anterior, mais aí teve que correr atrás novamente, que sirva de aprendizado para o futuro, Vamos João

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 hora atrás

Pra quem tá voltando de uma lesão no pulso o Fonseca fez um ótimo torneio,o jogo de hoje no francês não largou o osso de jeito nenhum, o Pucinelli deveria ter visto esse jogo pra entender que não larga o jogo depois de perder um TB

Leonel
Leonel
1 hora atrás

Jogaço. Os dois jogaram muito bem. JF permitiu a quebra que nesse nível é difícil reverter.

Tomé
Tomé
1 hora atrás

Pessoal ontem achando que seria fácil. Eu sabia que não. Além de vir de 12 vitórias seguidas, o estilo do francês é de trocas longas, variações e paciência, tipo de jogo que o Fonseca ainda se sente mais desconfortável. Ele gosta de pancada e definir rápido. Fica o aprendizado e bora pra próxima.

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
1 hora atrás

Baita partida! Salvar dígitos duplos em match-points é raríssimo. Lembro obviamente de Norman na final de Roland Garros 00 e um jogo de Pioline não lembro contra quem, acho que contra o Mirny.

Seria uma virada mais do que épica.

Fabricio
Fabricio
1 hora atrás

Foi um jogasso! O Bonzi vem de 2 títulos seguidos de challenger, está em ótimo momento, e o João fez um ótimo torneio.

Bora descansar esse fim de semana que logo começa em Bratislava. Pra cima João !

André Barbieri
André Barbieri
1 hora atrás

Esse é aquele jogo que o Fonseca não perdeu. Foi o Bonzi que ganhou, por méritos próprios… João teve algumas chances, mas o francês jogou muito bem, segurou as trocas, errou pouco e sacou bem. Jogo pra criar casca mesmo, sem nenhuma razão pra criticar… é questão de tempo pra esse garoto passar o trator…

matheus
matheus
1 hora atrás

jogasso.

Alexandre
Alexandre
1 hora atrás

Misto de sentimentos. O João foi muito frio para conseguir sobreviver ao segundo set e vencer o tiebreak, mas não poderia começar o terceiro set desligado como começou, ainda mais em uma quadra dificílima de se quebrar saques. No último game, não gostei de como ele jogou, o francês estava louco pra entregar, e o João, ao invés de manter ele no ponto em alguns BPs, queria bater mais forte na bola e errava. O bom é que tudo isso servirá de aprendizado e mesmo com algumas tomadas de decisão erradas, quase o jogo vira pra ele, ou seja, o potencial é enorme.

Além disso, ótima campanha no hard indoor, bacana ele estar jogando no mesmo nível de um cara que está invicto a 13 jogos, tem tudo para ter boas próximas semanas pra fechar o ano!

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
1 hora atrás

Independente da derrota,o Fonseca jogou muito, segue criando casca,e evoluindo para vôos maiores,bora garoto seu futuro é brilhante.

Andre Borges
Andre Borges
1 hora atrás

Fonseca um pouco abaixo. Escolhas ruins, algumas bolas curtas, nao sustentou algumas trocas pesadas. É o que sempre falo, sacando bem e jogando 70% ele passa por cima, mas hoje não sacou tão bem e esteve abaixo dos 70%. A notícia boa é que mesmo abaixo ainda quase arrumou um jeito de ganhar.

Leonel
Leonel
43 minutos atrás
Responder para  Andre Borges

A notícia boa é isso mesmo. Garoto reage a adversidade e vira jogos impossíveis. Que inveja argentinos e europeus vão ter do nosso Brasil com uma pérola/diamante desse. Bora ser feliz com o João..muita saúde física e mental pra ele e TB todos atletas.

Álvaro Canto de Campos
Álvaro Canto de Campos
1 hora atrás

Jogo muito disputado!
Boa partida do João…
Às vezes muito afobado ainda, porém, joga demais…
Ótima perspectiva de futuro

Ricardo
Ricardo
53 minutos atrás

Jogo muito bom.O Bonzi jogou muito e manteve a cabeça firme mesmo perdendo trozentos match point.Os torcedores ufanistas escrevem muita bobagem”top 100 já não é pareo;É capaz do Fonseca atropelar,,pode virar top 80 até o final do ano”é um Federer”;logo logo vai encarar de frente alcaraz e sinner”.E por ai vai….peloamordedeus!

Oscar
Oscar
28 minutos atrás

Duas pessoas diferentes disseram que foi um “jogasso”. Mas se escreve jogaço ( com c cedilhado). Quanto ao Fonseca acho que foi muito bem, e continua evoluindo, aprendendo suas lições. Continuo sempre na torcida pelos brasileiros… Concordo com os que sugerem que o Brasil sedie torneios ITF, pois isso seria ótimo para melhorar melhor ranquear nossos tenistas, principalmente os mais jovens, para ganharem quilometragem e posições nos rankings.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.