Fonseca não se recupera de lesão e está fora do US Open

João Fonseca (Foto: Priyan Rajendhiran/Surya Rajendhiran/SR28 Sports)

Rio de Janeiro (RJ) – Após ser reavaliado por conta de uma lesão no abdômen, João Fonseca está oficialmente fora do US Open. O jovem carioca anunciou na tarde desta segunda-feira que não terá tempo hábil para estar plenamente recuperado para a disputa do último Grand Slam da temporada.

O número 26 do ranking mundial sentiu um desconforto durante sessão de treinos no Masters 1000 de Cincinnati, antes de disputar a terceira rodada do torneio. Ele havia estreado com boa vitória diante do holandês Botic van de Zandschulp e enfrentaria o quali australiano Christopher O’Connell em busca das inéditas oitavas de final. Em decisão conjunta com o o seu time, Fonseca retornou ao Rio de Janeiro, para realizar tratamento.

“Após passar por exames e iniciar o tratamento no abdômen, ficou claro para mim e para a minha equipe que eu preciso de mais tempo para me recuperar 100% e poder competir em alto nível. Assim, infelizmente não poderei disputar o US Open”, anunciou Fonseca em comunicado.

“Não foi uma decisão fácil de tomar, já que é um torneio muito especial para mim. Seguimos trabalhando para poder voltar o quanto antes. Agradeço imensamente pelas mensagens de apoio e também pelos desejos de feliz aniversário”, prosseguiu. Ele já havia anunciado mais cedo que estava fora do Stars of the Open, exibição marcada para esta quinta-feira, em Nova York.

Fonseca defendia apenas a segunda rodada em Flushing Meadows, já que na temporada passada, caiu em sets diretos para o tcheco Tomas Machac. O tenista de 20 anos seria o cabeça de chave 25 do US Open em sua segunda participação no evento. Com sua ausência, o chileno Alejandro Tabilo sobe uma posição antes do sorteio.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Na atual temporada, o brasileiro já precisou se ausentar de outros torneios importantes por problemas físicos, mas este será o primeiro Grand Slam do qual ficará fora. No Aberto da Austrália, ele foi surpreendido na estreia, e se recuperou com as inéditas quartas de final em Roland Garros. Na grama de Wimbledon, foi eliminado na terceira rodada.

O carioca contabiliza 19 vitórias e 13 derrotas em eventos de primeira linha em 2026. O calendário após o US Open inclui a presença para defender o Brasil na Copa Davis contra a Suíça, entre os dias 18 e 19 de setembro, no Rio de Janeiro, pelo Grupo Mundial I da Copa Davis.

Na sequência, Fonseca disputará pela primeira vez na carreira a temporada asiática no piso sintético, incluindo o Masters 1000 de Xangai e o ATP 500 de Tóquio. Ele e sua equipe já haviam confirmado a inclusão dos dois fortes torneios antes da desistência do US Open.

Subscribe
Notificar
guest
55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Tito
Tito
5 horas atrás

Causa-me indignação o quanto de pessoas neste fórum que se consideram donas da verdade como se fossem deuses. Falta de empatia e tolerância, arrogância, impaciência, humildade, humanidade e por aí vai.
Desejo pronta recuperação ao João, que volte logo e mais forte do que nunca. Decisão corretíssima, pois só você e sua equipe sabem as condições e os limites do seu corpo.
Vide exemplos do Guga, Alcaraz, Dominic Thiem, Sinner, Nadal, etc.

Vinicius
Vinicius
6 horas atrás

O que mais preocupa é que essa sequência de lesões está vindo com ele praticamente não jogando o circuito. Ao contrário dos outros jovens, ele praticamentesó joga Master e Slam e mesmo assim já vai pra terceira/quarta contusão do ano. Imagina se ele tivesse o mesmo calendário de Tien ou Jodar….

F.F. Oficial
F.F. Oficial
13 horas atrás

Dito isso, Wild futuro raquete 1

Renato dos santos Pachecocong
Renato dos santos Pachecocong
14 horas atrás

50 potinhos…

Josue
Josue
15 horas atrás

Rapaz… Está chegando a hora da defesa dos 500 pontos da Basileia… Não sei não…

PRGF
PRGF
16 horas atrás

O esporte de alto rendimento está cá da vez exigindo mais…
O número de lesões, mesmo nos mais novos vem acontecendo constantemente…

O corpo não foi feito para bater 1000 forhand ou 300 saques em um treino… Por mais que faça uma preparação física preventiva…

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
16 horas atrás

É uma notícia ruim mas é um risco inerente ao esporte. Acho que as decisões tem sempre que ser tomadas pensando no longo prazo. Então, primeiro é se recuperar totalmente da lesão, depois voltar às competições. Se o João Fonseca conseguir se recuperar totalmente e disputar os Master 1000 de Xangai e París e puder defender o título do ATP 500 da Basiléia, já estará de ótimo tamanho. O jovem francês Arthur Fils, dois anos e dois meses mais velho que o Fonseca, teve um ano de 2025 comprometido por contusões, cuidou da sua recuperação pra voltar 100% saudável, e acaba de conquistar o seu primeiro título de Master 1000. O ideal seria o João Fonseca não se lesionar e disputar todos os torneios possíveis do calendário. Mas já que ele se machucou, o foco agora é tratar da lesão, procurar se recuperar 100%, e depois retomar as competições com força total.

Vinicius Chaves
Vinicius Chaves
14 horas atrás

Muitas palavras bonitas, é a nova geração. O medo da sinceridade.

MJF
MJF
17 horas atrás

JF, estamos na torcida por sua recuperação

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
17 horas atrás

Quando surge um grande talento no tênis brasileiro,o cara sofre com várias lesões que atrapalham sua carreira, só nos resta desejar que se recupere e que não sofra tanto com lesões.

Paulo A.
Paulo A.
16 horas atrás
Responder para  Matheus Ferreira

Que trágico! Preocupante demais esse histórico de lesões do João já no início da sua tão curta carreira. O Brasil é azarado mesmo com seus talentos no tênis…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 horas atrás
Responder para  Paulo A.

Isso é ironia, não é?

João Silva
João Silva
17 horas atrás

Uma pena João ter essa condição física mais frágil e crônica. Terá sempre que fazer uma agenda especial e errar menos. Na torcida pelo top 10.

Jonas
Jonas
17 horas atrás

Acredito que algo esteja errado no circuito. Não considero normal jogadores profissionais e com tão pouca idade se lesionando tanto. O Draper eu não ficarei surpreso se encerrar a carreira, mas além dele temos Sinner, Alcaraz, Fonseca, Fils, Rune etc.

Esses dias o Murray falou que pode ser a raquete, o outro disse que era o tipo de bola, parece que não existe um consenso sobre o motivo mas algo precisa mudar, caso contrário teremos tenistas encerrando a carreira mais cedo. Para começar poderiam voltar os masters 1000 para uma semana apenas, o formato atual não é nada atrativo, fica chato de assistir e a maioria dos tenistas são contra.

LEONEL
LEONEL
16 horas atrás
Responder para  Jonas

O dinheiro sempre falando mais alto. Essa questão das bolinhas e quadras cada vez mais diferentes deve influenciar bastante..outra coisa é o clima. Hoje as ondas de calor e tudo relacionado ao clima calor/umidade/secura tá muito errático. Sofrível para os atletas e ainda querendo que fiquem com mais torneios obrigatórios. Muitos atletas já estão espertos e dando de migué. Muitos deles correndo fora de alguns torneios. A ATP impõe e eles dão o jeitinho de quebrar as regras..lógico que não tô em nada dizendo que seja o caso atual do João.

Tomé
Tomé
17 horas atrás

Na volta ele precisa ficar nos torneios 250. Ele pulou a etapa de ganhar challengers grandes (venceu Camberra e Phoenix em 2025) direto para focar em 500, M1000 e GS sem dominar os 250. Nesses torneios ele compete com jogadores top 40, 50, 60. Nos 500 ele pega os top 20, 30 e 40. Nos M1000 e GS é só a nata, exceto na R2. Ele está com dificuldade de se impor e conseguir sets fáceis de 6/1, 6/0 ou 6/2. Mesmo quando ganha, são sempre placares apertados e jogos longos, mesmo em rodadas iniciais. Nos 250 ele teria mais chances de vencer com sets 6/0, 6/1 ou 6/2. São jogos mais curtos, menos desgastantes, que aumentam a possibilidade de se arriscar e voltar pro jogo. Ele não furou essa barreira ainda e não está pronto para brigar com chances num nível mais competitivo. Nem fisica nem tecnicamente. Não é apenas o Jodar que está na frente dele. Na race ele está atrás de vários next gen, incluindo o Alexander Blockx. É hora de humildade, dar passos para trás e focar nos torneios menores para se desenvolver e ganhar confiança. É o que eu penso.

Fernando S P
Fernando S P
10 horas atrás
Responder para  Tomé

Tu precisas te aculturar um pouco mais sobre as regras. Um Top 30 é obrigado a disputar os 4 Slams e 8 dos 9 M1000 (Monte Carlo é a exceção).

Ele é o segundo no ATP Next Gen Race (torneio Sub 21) com 1200 pontos. O Landaluce é o terceiro.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 horas atrás
Responder para  Tomé

Caraca, para vencer jogos fáceis por 6×0, 6×1 ou 6×2, é preciso combinar com os adversários.

Nigel Mansell
Nigel Mansell
4 horas atrás
Responder para  Tomé

Falou e disse.

Fernando
Fernando
17 horas atrás

Fonseca esta para Anakin como Guto Miguel está para Luke.

Regis Resing
Regis Resing
17 horas atrás

Muitas lesões pra um jogador tão jovem, vamos ficar na torcida para que isso diminua no futuro.

Juscelino
Juscelino
17 horas atrás

Tem que se cuidar. Boa recuperação para o João. Volte quando estiver 100%.

Rodrigues
Rodrigues
17 horas atrás

Infelizmente eram favas contatadas . Ao voltar pro Brasil ficou claro que a lesão não era grau 1 ( distensão muscular leve) que demandaria 1 a 2 semanas . Teria ficado nos EUA e voltado a treinar por lá .
Uma distensão moderada ( grau 2) leva de 3 a 6 semanas . Mais grave que isso seria uma ruptura muscular importante (grau 3) , que demandaria 6 a 12 semanas . Não parece ser o caso pois isso já precipitaria o anúncio muito antes de hoje !
Tem também a lesão do oblíquo abdominal , que leva 3 a 8 semanas . Está ainda não está 100% descartada .
Mas parece ser mesmo esta lesão grau 2 .
Uma pena . Acontece .
E acontece em todos os esportes .
Quem gosta de F1 viu o Tsunoda correndo no lugar do Hadjar que detonou o punho treinando boxe .
O Piu que fez a melhor marca do ano nos 400m com barreiras , teve um 2025 bem comprometido por lesão .
Seleção não teve Estêvão .
Se olhar o top 30 , mais da metade já ficou de fora este ano por algum tipo de lesão .
Tênis não é para torcedor fraco . Menos mimimi e busca de culpados ! Coisa infantil , cara !

João
João
17 horas atrás

Não participando ele disputará uma ou duas partidas a menos do que se participasse.

Marco Graco
Marco Graco
18 horas atrás

Dito e feito. Furou a exibição, então também ficaria fora do torneio principal.
Que se recupere logo, pois ainda tem muitos pontos a defender até o fim da temporada.

Magnus
Magnus
18 horas atrás

João “De vidro” Fonseca

Gosto muito do João, acompanho todos os torneios dele desde Roland garros Jr 2022, mas neste ano de 2026 é muito lesão, não teria a ver com o excesso de treino?

2 grand slams no Hard (melhor piso dele) zerado, por causa de lesão.

Última edição 18 horas atrás by Magnus
Carver
Carver
18 horas atrás

Notícia muito triste, não pela perda do torneio em si, mas pela tendência de lesões apresentada esse ano. Agora é torcer para que isso não signifique uma debilidade física crônica, que atrapalhe a carreira dele. Seria um desperdício monstruoso de talento. Melhoras ao João!

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
10 horas atrás
Responder para  Carver

Mas ele tem uma debilidade crônica, ele flw no início do ano, só n me lembro onde que é

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.