Fonseca: “Meu sonho é ser o número 1 e ganhar Grand Slams”

João Fonseca (Foto: Brisbane International)

Nova York (EUA) – Principal nome do tênis brasileiro na temporada que passou, o carioca João Fonseca não pensa pequeno quando olha para o seu futuro. Em entrevista ao The Inside-In Tennis Podcast, o tenista de apenas 19 anos mais uma vez deixou claro que quer ser número 1 do mundo e ser campeão de Grand Slam.

“Meu sonho é ser o número 1 e ganhar Grand Slams. Em todos os dias difíceis, quando me sinto cansado ou não quero nem olhar para a minha raquete, volto a pensar no meu sonho, no que quero para o meu futuro, em querer ser o número 1. Sei que é muito difícil, que apenas alguns poucos conseguem, mas é isso que me motiva tanto nos dias bons quanto nos ruins”, disse.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Fonseca também contou como foi se encontrar com o ídolo de infância Roger Federer durante a disputa da Laver Cup, na temporada passada. “Estava super nervoso, minhas mãos estavam tremendo e suando bastante”, contou o jovem tenista.

“Eu estava na fisioterapia e uma moça veio me perguntar se eu queria conhecer Roger e eu falei: é claro que quero. Fiquei esperando e ele veio. É um cara incrível, foi um prazer, ele é o cara que me inspirou a jogar, foi uma grande memória e um momento muito legal”, complementou o atual número 29 do mundo.

Subscribe
Notificar
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Andre Borges
Andre Borges
2 dias atrás

Tá já falou isso diversas vezes, mas contundido ou jogando exibições vai ficar difícil. Seria melhor se concentrar na fisio e em jogar torneios pra pegar ritmo do que dar mil vezes a mesma entrevista.

Ramon Silva
Ramon Silva
2 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Muleke jogou uma exibição…e vcs vem encher com isso toda vez… vc deveria ir lá fazer os resultados que ele tem feito…já que o apoio só vem em formato de critica…

Devanor
Devanor
2 dias atrás
Responder para  Ramon Silva

Isso mesmo , nem precisa ser n1⁰ só ganhando os GS está bom demais

Michel Zonenschein Lafer
Michel Zonenschein Lafer
2 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Como se dar entrevista afetasse no trabalho físico e técnico do João Fonseca. Deixa de ser rabugento e seja mais grato por ter um brasileiro desse nível de grandeza pra alegrar a sua vida.

Pedro
Pedro
2 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Deixa o moleque ter um sonho. Sem sonho, não tem motivação pra encarar o circuito, pegar ritmo, se desenvolver e aí quem sabe colher esses frutos.

SANDRO
SANDRO
2 dias atrás
Responder para  Andre Borges

João Fonseca deve se preservar e passar longe de torneios como a “Davis Cup” e se concentrar em torneios da ATP, além disso, tem que fazer um excelente trabalho de fortalecimento muscular para evitar sofrer tantas lesões…

Zan
Zan
2 dias atrás
Responder para  Andre Borges

Ué André, mas é tudo girando em torno do tênis o que ele tem feito… e a vida é dele. Nem é político pra cobrarmos algo. Jogou a Laver Cup, onde o boss Federer que ele admira chamou… fez bem em ir mesmo. E depois o jogo com Alcaraz, o nº01… baita oportunidade de aprendizado e vivencia… por que não? O Murray e Zverev, super tops, passam ou passaram tempo considerável jogando video game…. até a anamorada do Sir Murray reclamava dele jogar video game um pouco demais, e teve carreira espetacular…. talvez se João perdesse muito tempo nisso com 19 anos poderiamos até comentar algo…. mas por jogar com tops, se envolver nisso e revelar um sonho que mostra a gana dele…. temos mais é que aplaudir a mentalidade do garoto. Muitos na situação dele iam curtir a vida.

Bernardo
Bernardo
2 dias atrás

Eu tb

Daniel Neto
Daniel Neto
2 dias atrás
Responder para  Bernardo

Eu também, quero muito!

Rafael
Rafael
2 dias atrás

Nem parece que tem só 19 anos, esse é diferente e um dia será campeão de Grand Slam.

José Afonso
José Afonso
2 dias atrás

Deixaram o menino sonhar.

Tem grande potencial e é ótimo que tenha ambição, mas agora é hora de muita dedicação nos treinos e cuidado com lesões.

A nós cabe apenas torcer que chegue lá um dia.

Carlos
Carlos
2 dias atrás

Com esta prolongada inatividade sempre evitando as competições fora dos GS e ATPs 1000 o máximo que vai conseguir é permanecer no top 50,e olhe lá,ser considerado uma eterna promessa e participar dos obas obas das exibições! Desistí das expectativas iniciais! Quem sabe quando for um adulto e dono das suas decisões da carreira e fora do oba oba de eterna promessa tente ser um atleta profissional,isto se for tarde demais!

Michel Zonenschein Lafer
Michel Zonenschein Lafer
1 dia atrás
Responder para  Carlos

Isso que você tá dizendo não tem pé nem cabeça, ele é super focado e profissional.
Você deve ser novo no tênis.
O Alcaraz, por exemplo, número 1 do mundo, é muito mais dependente do pai (dentro do seu trabalho como tenista) do que o Fonseca, que terminou 2025, seu primeiro ano na elite profissional, ganhando título e entre os 25 melhores do mundo. Compare com outros tenistas considerados novatos ou revelações, a maioria tem mais de 20 e tantos anos e anda aos trancos e barrancos. Fonseca com só 18/19 anos tem consistência e mentalidade de campeão.

Romerio
Romerio
2 dias atrás

Acredito que ele chegue lá sim. Até pelo o que ele fez em 2025, dá pra acreditar! O pessoal parece que não acordou ainda e perceber que o cara ganhou dois títulos de atp! Genteeeee é ATP?!!? Sabem o tamanho disso? Monteiro, Feijão, Rogério Dutra Silva e muitos outros, passaram ou passam a carreira inteira e nunca chegaram nem perto disso e Fonseca conseguiu no primeiro ano e logo dois!!! Sem falar em um ato 500 que nem Guga consegui. Me poupem.

SANDRO
SANDRO
2 dias atrás
Responder para  Romerio

Lave sua boca para falar de Gustavo Kuerten!!! Ele conquistou 3 Troféus de Roland Garros, é uma Lenda do Tênis, e você vem com este papinho furado que “nem Guga conseguiu um ATP 500”??? Poupe-me vc desta comparação infeliz!!! Gustavo Kuerten está a anos-luz de João Fonseca que vai ter que remar muito se quiser superar 3 títulos de Roland Garros!!!

FugiL
FugiL
2 dias atrás

Muito cuidado para não virar chacota esse disco riscado.. Tem muito potencial, mas…

Fernando
Fernando
2 dias atrás

Gosto dessa ambição, desses planos grandes. Mas o físico tem sido um problema desde o título na Argentina. Tem de investir pesado nisso. Técnica e golpes, tem de sobra. Falta mais velocidade também. Está mais para Zverev do que para Sinner ou Alcaraz.

Última edição 2 dias atrás by Fernando
SANDRO
SANDRO
2 dias atrás
Responder para  Fernando

Concordo! Sem um fortalecimento muscular específico e adequado, não se conquista Grand Slams de 5 sets!!!

Zan
Zan
2 dias atrás
Responder para  Fernando

Fernando, mas cá entre nós…. se ele ganhar vários Master 1000, Finals (2x), medalha olimpica (ouro) e ser nº 2 do mundo e finalista de Slam… tá muito bom viu

Michel Zonenschein Lafer
Michel Zonenschein Lafer
1 dia atrás
Responder para  Fernando

O Sinner com 19 anos oscilava muito fisicamente, nessa idade o atleta ainda está em formação física. Fonseca cresceu mais de 3 cm ano passado, ainda tá virando adulto.

SANDRO
SANDRO
2 dias atrás

O meu sonho seria ser Campeão do Masters Mil de Roma, do Masters Mil de Monte-Carlo e de Roland Garros, somente estes 3 títulos já seriam suficientes para eu me aposentar Feliz da Vida!!! Kkkkkkkkkkkkk

Lucas Miranda Faria
Lucas Miranda Faria
20 horas atrás

Ignoro aos secadores!! Fonsequinha está pensando, como Gente Grande: isso, sim!!!!!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.