Lyon (França) – A estreia de João Fonseca no challenger de Lyon, em quadras duras e cobertas na França, acontecerá na manhã desta terça. O carioca de 18 anos e número 3 do Brasil é o sétimo cabeça de chave e atua por volta das 8h30 (de Brasília) contra o anfitrião vindo do quali Maxime Janvier, de 28 anos e 267º do ranking, em confronto inédito no circuito.
Fonseca está com o melhor ranking da carreira, ocupando o 149º lugar, uma posição acima da marca da semana passada, quando jogou o challenger de Helsinque e avançou uma rodada. Já na corrida por uma vaga no Next Gen ATP Finals, que acontece entre 18 e 22 de dezembro na Arábia Saudita, o brasileiro está na sétima posição.
Em caso de vitória na estreia, Fonseca já sabe que enfrentará outro francês nas oitavas. Isso porque o convidado Kyrian Jacquet, 273º do ranking, venceu o alemão Rudolf Molleker por 6/1 e 6/4. No mesmo quadrante também avançaram o cabeça 4 local Harold Mayot, 117º do mundo, e o jovem espanhol de 18 anos e 164º colocado Martin Landaluce.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Uma vitória em Lyon vale seis pontos na ATP, com 12 pontos para quem chegar às quartas. O torneio dá 75 pontos ao campeão, 44 para o vice 22 para os semifinalistas. Fonseca não defende resultados nesta semana, mas tem 9 pontos a descartar daqui a 14 dias, referentes a uma vitória no challenger de Brasília do ano passado.
Está disputada essa vaga para NextGen… Fonseca só depende dele, não é!?
O fonseca nao aparenta estar se importando muito com o atp next gen finals, ja que ele decidiu por um calendario mais ousado nos challengers de fim de ano, ele poderia muito bem ter feito mais pontos na gira sul americana, mas parece que o foco agora nao e pontuar…
Percebi isso. Inclusive ele encurtou o calendário, encerrando sua participação essa semana. Já os adversários concorrentes ao next gen continuarão disputando challengers nas próximas semanas.
Mas ele tem que pensar nisso pois se não ele nem joga o qualy do ao.
Penso que ainda falte físico ao Fonseca. A movimentação não é das melhores, diferentemente dos golpes, que são muito bons. É preciso investir no preparo físico.
Verdade.
Muito pé no chaão o planejamento de carreira do Fonseca e equipe!
O moleque tem a vida toda pela frente!
Tem alguma certa razão. Mas como experiência o next gens e importante para ele ,mesmo que perca todos os jogos.