Londres (Inglaterra) – A primeira partida oficial de João Fonseca em Wimbledon acontecerá na segunda-feira contra um tenista que ele já venceu duas vezes nesta temporada: o britânico Jacob Fearnley, que ocupa nesta semana o 51º posto do ranking.
O carioca de 18 anos ganhou de Fearnley na semifinal do challenger de Camberra logo no começo do ano, que o brasileiro ergueria troféu em seguida, por duplo 6/3, e voltaria a ter sucesso na primeira rodada do Masters 1000 de Indian Wells, por 6/2, 1/6 e 6/3. Os dois jogos aconteceram sobre piso sintético.
Atual 57º do mundo, Fonseca disputou dois torneios preparatórios para a grama antes de Wimbledon, tendo perdido apertado em Halle para Flavio Cobolli, 25º do ranking, e vencido uma partida em Eastbourne sobre o top 50 Zizou Bergs. Foi eliminado nesta quinta-feira pelo número 5 e tricampeão Taylor Fritz em partida equilibrada de três sets.
Tenista habituado à grama, o britânico de 23 anos disputa seu segundo Wimbledon, tendo avançado uma rodada em 2024. Nas últimas semanas, caiu na estreia de Stuttgart, mas ganhou duas rodadas em Queen’s e outra em Eastbourne.
+ Veja como ficou a chave masculina de Wimbledon
Em caso de vitória, Fonseca enfrentará outro jogador de estilo agressivo, que sairá do duelo entre holandês e cabeça 31 Tallon Griekspoor e o norte-americano Jenson Brooksby. Neste setor, ficou também o dinamarquês Holger Rune, oitavo favorito, que começa diante do chileno Nicolas Jarry.
Este será o terceiro evento de nível Grand Slam na curtíssima carreira profissional de Fonseca. Ele superou o qualificatório, entrou no Australian Open e superou o então top 10 Andrey Rublev antes de cair na segunda rodada e há quatro semanas entrou diretamente em Roland Garros, onde ganhou de Hubert Hurkacz e Pierre Herbert e parou em Jack Draper.
Deu sorte de sair não contra cabeça de chave. Tem grande chance na 1 rodada, a 2 rodada já complica bastante.
o britânico joga muito bem na grama. Fez boa campanha semana passada. Tem de ser considerado favorito contra o joão. Mas é óbvio que é ganhável
Essa é a leitura
Hm eu iria com calma tambem na primeira rodada. Esse britanico ano passado em Wimbledon tirou um set do Djokovic, e quase o levou para o 5o set.
Quem entende de tênis e não é deslumbrado, imaginando que João Fonseca chegará ao número um na semana que vem, percebe que o mais provável é que nosso tenista irá se firmar durante alguns anos no gropo dos 30 nelhores do mundo. Para tanto, ele deverá melhorar o preparo físico, a eficiência do jogo defensivo (incluindo a do slice no backhand) e o índice de acertos. É um duro trabalho para chegar lá. De toda forma, já é possível perceber que neste momento seus pontos fortes são o saque (que melhorou muito nos últimos três torneios: Roland Garros, Halle e Eastbourne), a direita em bolas vencedoras (obviamente), os voleios, as curtas, as contracurtas e, sobretudo, a coragem de vencer. É um duro trabalho para chegar lá. Mas está quase lá!
Comentário sensato. É muito importante que ele melhore a movimentação de pernas e perca alguns quilos, para poder usar todo o potencial dos seus golpes.
Muito parecido a trajetória do Sinner. Ficou uns 4 anos ali no top 25, e estourou ano passado.
Apesar de já ter ganho duas do britânico não será jogo fácil,mas o Fonseca tem total condições de vencer,vamo que dá!
O problema aqui é o fato de ser um tenista habituado na grama. Quem não se lembra do Dustin Brown, um tenista nivel top 100, melhor ranking da carreira, no. 64. Mas era um cara muito bem adaptado para grama. Que eu saiba nunca ganhou um ATP, mas, acabou dando 2 sovadas no Nadal, bi-campeão de Wimbledon, nas únicas vezes que jogaram, na grama, para azar do Nadal. Então Fonseca é até favorito, mas na grama muitas vitorias atípicas podem acontecer.
Se colocar a cabeça no lugar e mantiver a calma, pode ir longe, pois no seu quadrante não tem ninguém que seja melhor tecnicamente até as quartas.
meu jesus amado, vc jura que hoje, vc considera o joao melhor tecnicamente do que o Rune? João pode vence-lo? Acredito que sim, mas o dinamarquês é muito mais completo e rodado do que o joão. Campeão de masters 1000, venceu recentemente o alcaraz em uma final, ja jogou finals. É outra dimensão
Eles estão melhores que o João devido a experiência e mental já desenvolvido. Na técnica o João com os nervos no lugar já era. Os caras agora tem que ser top 10 pra serem favoritos contra o João. Os demais tá pau a pau. É sacar bem e não dar mole com quebra de serviço que vamos longe.
Isso só é verdade no universo fictício que você criou. No mundo real, não cola.
Em Nárnia, né amigão? Como tem gente sem noção que parece que não acompanha o mínimo do circuito. Meu Deus!!! O JF tem tudo para ser um baita tenista, já é um grande jogador para sua idade, mas menos, muito muito muito menos. Ele é 54 não 10 ou 5 ou 1
O que mais tem aqui é sem noção comentando. Parece que o JF é o número 1 do mundo. Preguiça desse povo à toa, na boa, deixa o moleque desenvolver em paz. 2° ou 3° rodada será uma grande passo já com apenas 18 anos
exato. Pega um atributo x atributo do joao com o proprio rune por exemplo, é uma goleada. Acredito que a unica coisa melhor do joao HOJE é o forehand e olha lá.
Forehand: Joao
Back: Rune
Saque: Empate??
Movimentação: Rune
Preparo físico: Rune
Rede: Rune
Mental: Rune
Experiência: Rune
Mas acredito fielmente que dentro de 3 anos o João deve passar ele. Brasileiro é muito carente de ídolos e involuntariamente acaba queimando nossos tenistas.
Exatamente isso
Em Nárnia, e talvez em Londres. Logo saberemos.
Só mais uma observação, talvez duas. A gente discute aqui, e às vezes a realidade das quadras contraria tudo que conversamos. O outro detalhe que vejo é que o João tem feito jogo duro contra os TOP 10 que enfrenta. Exceto o Draper, que ele realmente não conseguiu “emparelhar” o jogo, os demais tiveram que jogar muito para ganhar. Eu posso estar errado, mas vejo o João como um grande talento, e acho que ele vai pular algumas etapas. Vejo ele “indo mais longe” que os demais na mesma idade, por exemplo, o Rune tem 22. Eu acredito que nessa idade João já terá “beliscado” um ou mais Slams. Mas isso é só o que eu acho.
Fonseca, a meu ver, tem perdido devido ao nervosismo. Desde que ganhou Buenos Aires e a mídia foi em cima com tudo, ficou tenso, exigindo demais de si mesmo. Por isso falei em colocar a cabeça no lugar. Tecnicamente, não vejo o Rune superior não. Superior em quê? Saca melhor? Tem melhor direita? Melhor esquerda? Melhor jogo de rede? Rune é superior na movimentação e, claro, na maior rodagem no circuito. Agora, é incrível como certas pessoas aqui são mal educadas, respondendo de modo grosseiro a uma opinião com a qual não concordam. Opiniões diversas, diferentes, fazem bem ao debate. A isso damos o bonito nome de “democracia”.
Nisso me sinto obrigado a concordar plenamente com você. E ainda complemento: por mais que nosso interlocutor diga algo que nos pareça bizarro, se não houver má-fé da parte dele não temos o direito de partir para o ataque pessoal. Ao contrário, temos, sim, o dever de ajudá-lo a aprender. Embora seja engraçado ler termos/expressões que estão nas mensagens acima, tais como “[você está em] Nárnia”, “universo fictício que você criou”, “[uma pessoa] sem noção comentando”, nada disso é coisa para ser dita a um companheiro de tênis em um ambiente para adultos. É hilário, sim, mas mostra muita falta de respeito. Eventualmente é diante desse tipo de conduta, ainda mais quando coletiva, que as pessoas sentem-se pressionadas a se retirar de um ambiente virtual. Uma pena.
calma lá. pelo ranking, e pela falta de tarimba na grama, não é favorito sequer na primeira rodada. pode engrenar, torcemos pra isso, mas favorito não é.
Ele pode ir longe se mantiver a cabeça no lugar, repito. Fritz é um dos melhores na grama, e o João fez um jogo duríssimo, perdendo nos detalhes mesmo. Faltam realmente preparo físico e experiência, mas isso vem com o tempo. Esses comentários que colocam o Rune muito à frente do Fonseca não têm cabimento. Ambos têm nível de top 10, basta ver os jogos que Fonseca vem fazendo desde o NexGen. Ganhou do Rublev no AO, do Francis Cerundolo na Argentina, do Bublik em Phoenix, o mesmo Bublik que venceu o Draper em RG e conquistou o título em Halle há pouco. Mas basta que o João perca alguns jogos para que esqueçam rapidamente o que vem fazendo nesta temporada.
Inglês na grama nunca é uma tarefa fácil. O Fearnley vem se destacando nesta temporada, entrou no top 100 esse ano e venceu muito jogo ATP já.
Mas que chave traiçoeira hein? Pode dar oitavas como pode tomar R1 também.
Concordo que a chave pode ser traiçoeira, mas existe chave tranquila em GS?
Opa logico que tem…. imagina em Wimbledon João pegando na sequencia: Camilo Ugo Carabelli, depois Pedro Martínez na sequencia e Francisco Cerundolo ou até um Medvedev ou Tsitsipas na terceira rodada. Pode perder numa chave dessa tb, mas olha a diferença.
exato; pegou jogadores que possuem golpes, serviço e excelente jogo para a grama mas sao muito irregulares de uma rodada para outra… tudo pode acontecer.
Chave boa para o Fonseca fazer uma boa campanha.
Ranking parecido, porém o inglês conhece bem mais a grama. N será fácil.
Dentre todas as possibilidades, esta foi a chave mais acessível que João teve até agora na carreira em grandes torneios…
Concordo Ederson, de todos comentários o seu foi muito sensato… pode não ser uma chave tão fácil por ser um tenista da casa e em um piso tão favorável ao outro, mas poderia ser bem pior caso pegasse algum cabeça logo na estréia ou no R2 quando possivelmente pega só o 31*.
Quem sabe o João não engrena uma boa sequência e encare o Alcaraz nas quartas?!
Chave bastante acessível para o João, o próprio Rune não está fazendo nada demais na grama. Não serão jogos fáceis, mas da pra ganhar sim e pensar em Alcaraz nas quartas.
Uai, e o que o João tá fazendo de tão incrível na grama? Caiu na primeira em Halle e na segunda em Eastbourne. Super campanha.
Jogo que engana, muito difícil. Quase por definição, britânicos são ótimos na grama. E Fearnley tem feito boas campanhas. Mas sim, é acessível. Mas tem que jogar redondinho e focado.
Alguns pachecos considerando a R1 acessível
Um inglês na grama
Tem chances? Claro
Mas até aí ser acessível é demais
E nossos amigos Wild e Sell? Como ficou a chave pra eles? Acessivel?
Mas ter boas chances é justamente o conceito de ser acessível. Usei essa palavra e considero um jogo bem aberto. Acho que ninguém que usou esse termo quis dizer que será fácil ou que João é franco favorito. Seria diferente se pegasse Alcaraz, Sinner, Draper, Fritz e Djok. Que seriam jogos mais inacessíveis (com poucas chances). Ser acessível não é ser favorito, nem é ser fácil. É basicamente o mesmo que disse, tem alguma chance razoável de vencer, por volta de 50% (um pouco mais ou menos). Só isso.
É legal ver alguém como você, que tem português fluente, explicando o básico de semântica e interpretação de textos a pessoas que não sabem o que significa “acessível”, “medíocre”, “boas chances”, etc.
Se quem acredita no potencial de um garoto de 18 anos e top 60 é pacheco, qual sobrenome deve ser usado para referir em quem acredita em um coroa de 31 e top 300?
Chave boa. Sem baba na primeira rodada, mas seria pedir demais pra quem não é cabeça de chave. Se João jogar o que jogou contra o Fritz dá pra beliscar uma R3 ou além. Se oscilar, cai cedo. Normal. Gostando muito da gira de grama dele, independente dos resultados. Daqui 2 / 3 anos esse moleque vai estar disputando coisa grande no pasto também.
Os dois tenistas que podem encontrar o Fonseca estão em semifinais dos torneios desta semana. E britânico na grama sempre é complicado. Se passar essas duas rodadas será um grande feito, mas a eliminação seria um resultado normal neste momento da carreira do brasileiro. Mas eu sempre estarei torcendo para o Fonseca.
Uma estreia acessível. Mas não coloco como fácil. Britânico tem mais contato com a grama do que o brasileiro. Venceu um Challenger na grama ano passado, fez segunda rodada em 2024 em Wimbledon perdendo para o Djokovic em 7/5 no quarto set e fez quartas de final em Queen este ano. Jogo difícil
Estreia complicada. Tenista britânico muitas vezes é um gatinho no circuito da ATP/WTA mas vira leão na grama. Não tem favorito neste jogo.
Concordo plenamente que não tem favorito. Nunca sabemos como será o jogo, mas a princípio os dois estão bem e tem chance de ganhar.
Se, e é um se considerável porque é um jogo aberto, passar da primeira rodada, acho difícil demais Griekspor que joga bem em ambientes rápidos. Brooksby é um jogador tão interessante e talentoso quanto irregular. Então, seria uma incógnita, a ponto que não me surpreenderia se João vencesse ou perdesse por 3-0.
O joão deu azar, tinha que ter dado a sorte que deu o Fabio fognini deu, jogar com o alcaraz no jogo de abertura na quadra central, grama verdinha (na terceira rodada em diante ta um lixo), com familia real e o mundo todo (quem gosta de tennis obviamente)vendo. Fica para uma proxima oportunidade. obs; fonseca na grama tá verde de tudo. Infelizmente.
Felizmente nem todos estão mais preocupados com comentários alheios, do que em expor sua própria opinião.
Se João cair na R1 não há surpresa, se João chegar na QF, também não há surpresa.
Talento indiscutível, ausência de maior rodagem, também indiscutível.
O garoto tá em construção, e pode fazer algo grande mês que vem, ou daqui 2 anos.
Aproveitemos para torcer, apreciar, sem cobrança, pois o contexto atual é para isso.
Bom tomar de cara pra dar uma baixada na bola. Nunca ganhou nada e ta metendo que pode ganhar wimbledon? Humildade é importante.
Tem que ter bastante atenção. Só parece fácil.
As duas primeiras rodadas são possíveis, mas o Runa na R3 é bem complicado.
Por outro lado, acabamos de ver o João equilibrar muito o jogo com o Fritz.
Bom, faz tempo que não temos tanta expectativa a cada torneio, então já estamos no lucro com o João até agora.
Que vá longe, vamos torcer bastante!
Jogo na grama em melhor de 5 sets nivela quase todos, e quem tiver um bom preparo físico leva uma pequena vantagem! Então, antes de criticarem nosso João em caso de derrota, lembrem-se que o ranking do adversário é melhor!
Realmente o João Fonseca pode ter um grande futuro pois tem talento, contudo tem que ser mais moderado em suas ponderações e aprimorar 3 itens muito importantes no tênis que são: 1) O emocional; 2) O físico e 3) A estratégia de jogo. A proficiência nestes 3 itens o João Fonseca só irá adquirir com o tempo. Se ele focar com a máxima dedicação vai conseguir ser top 20 em 3 a 4 anos, top 10 em 5 ou mais anos. O Brasileiro é carente de ídolos e pode atrapalhar neste processo forçando apressar a maturidade do João. É preciso dar um tempo para o João Fonseca começar a ser o favorito de verdade nos jogos. Acordem. O momento é de aprendizado e de passar 1 ou 2 rodadas nos master 1000 e Grande Slans.