Paris (França) – Em sua primeira participação em Roland Garros, o carioca João Fonseca terá pela frente um adversário de extenso currículo. Ele foi sorteado para enfrentar na estreia o polonês Hubert Hurkacz, ex-top 10 e agora 31º do ranking.
Este será o segundo Grand Slam na curtíssima carreira profissional de Fonseca. Em janeiro, ele ganhou três jogos no qualificatório, entrou na chave e derrotou logo na estreia o top 10 Andrey Rublev, o que marcou uma das mais notáveis estreias de um jogador nos tempos recentes.
Sua campanha no saibro europeu não foi boa até agora, tendo perdido na segunda rodada do Masters de Madri e nas estreias de Roma e também do challenger de Estoril. Atual 65º do ranking, uma vitória de estreia vale 50 pontos e poderá levar o jovem carioca de volta ao top 60.
Hurkacz por sua vez vem de problemas no joelho, que o prejudicou nas duas últimas temporadas. Ele no entanto fez boa campanha em Roma, onde eliminou o especialista Pedro Martinez e a sensação Jakub Mensik antes de parar no norte-americano Tommy Paul nas quartas de final. Ele também disputa nesta quarta-feira as quartas de Genebra contra Taylor Fritz. Sua melhor campanha em Roland Garros foram as oitavas de 2022.
Em caso de vitória, Fonseca aguardaria um francês, que sai do duelo entre o veterano Pierre Hughes e Benjamin Bonzi, e teria chance de cruzar com o britânico Jack Draper na terceira rodada. O cabeça 5 estreará contra o italiano Mattia Bellucci e quem vencer joga contra Gael Monfils ou Hugo Dellien.
O Fonseca do Next Gen já teria vaga nas oitavas. O atual vai precisar lutar muito pra passar da estreia que vai ser bem encardida.
kkkkkkkkkkkkkkk Jogos que ele “deveria” ter ganho no saibro, Fonseca perdeu. Imagine esse que ele “deve” perder! Rsrs
João tem que ir solto, sem pressão. Gira de saibro deu ruim esse ano, acontece, não dá pra ficar se martirizando. Grama vem aí, não vou me surpreender se ele aprontar em algum 250 ou 500
Pedreira, mas Grand Slam é isso.
Mas não precisava ser tudo isso
Seria um sonho o Fonseca jogar contra o Monfils na terceira rodada. Se comer muito feijão poderia chegar lá.
Vish
Pedreira! Como e azarado em sorteio esse rapaz.
Pior que é um estilo que não casa com o jogo do João, Hulcakz é bastante agressivo, tem um excelente saque.
Já percebi isso, toda 2° ou 3° rodada ele já esbarra com um top 15/10. Tem que subir o ranking, pq é muito azarado em sorteio de chaves.
Concordo plenamente contigo, Aridelson: Fonseca foi muito azarado, Monteiro teve mais sorte… Estreia extremamente difícil!!!
Vai ser um confronto problemático para o Fonseca, já que vai enfrentar um jogador que deve impor o ritmo de jogo, muito agressivo. Precisará de regularidade e paciência, aproveitando que o saibro não é a especialidade do polaco.
que paulada. que pancada. será um jogo franco. mas a experiência do Hurcacz tende a ser o fator decisivo em um jogo de 5 sets. Torço para que eu esteja errada. muito boa sorte ao nosso garoto. concentração, resiliência, confiança poderão desarmar o polonês. tem que cuidar com a variação errática de curtinhas, que vem cometendo nos últimos jogos.
Nesse duelo quem errar menos ganha , o jogo duro hein
Quem quer ter carreira de sucesso não pode estar escolhendo adversário…tem é que partir pra dentro!
Olha!!
Isso me parece frase de quem nunca jogou um torneio de tênis… Mesmo que amador… Classes…
Pois é evidente que uma chave mais fraca, nas rodadas iniciais de um torneio, pode falzer toda diferença para a sequência do torneio.
Pois o jogador ganha confiança e se adapta melhor as condições do torneio com vitórias enfrentando adversários que não imponham tantas dificuldades.
Pois dessa forma “embala” e ganha confiança para as rodadas finais contra adversário mais fortes…
E não sobe no ranking só o campeão do torneio… Avançar algumas rodadas pode ser de extrema importância para o ranking do Fonseca e consequentemente os chaveamentos dos próximos torneios…
O Fonseca deu um baita azar…
Pois é. O cara ir jogando e ganhando ritmo, ainda mais ele que jogou apenas um GS. Cada coisa mesmo
Se ele estivesse entre o top 8 eu concordaria contigo, mas para um não cabeça de chave em início de carreira, a sorte do chaveamento faz toda a diferença.
Pedreira, só pegar os resultados do Hurckaz no saibro pra ver que é bom jogador, ganhou do Mensik em Roma e perdeu jogo parelho pro Tommy Paul.
É um jogo ganhável mas o Fonseca vai precisar parar de cometer tantos erros como vinha cometendo nos últimos jogos.
Fonfon, entra lá e joga solto, o que vier é lucro.
Deveria ter jogado um dos atp 250 para ter ritmos de jogo, já que vem de eliminações em primeira rodada e assumiu que o emocional pegou. Agora só treinando e sem ritmo de jogo, vai pegar uma pedreira que está jogando os atps e buscando ritmo.
Nisso eu concordo plenamente. Ritmo de jogo se ganha jogando. Mas…
Aí engrena no ATP 250 e chega na final tendo disputado 15 sets na semana e aí faz como? Desiste? Ou joga a final e chega arrebentado em RG igual o Meligeni?
Simples. Se chegar na final já tem garantida a pontuação que provavelmente teria em RG. Não parece óbvio?
Se a nosssa esperanca ganhar esta primeira rodada, vou ficar que nem pinto no lixo. Se estivesse com ritmo de jogo, eu nao teria duvida. Espero o Polones chegar na final nesta semana e, talvez, ficar cansado. Acelera Big J. Na torcida.
Que azar, favoritismo nenhum do Fonseca. O Monteiro com ranking bem pior vai enfrentar o n° 85.
Eu acredito, pra cima dele João!!
João em Madrid avançou uma rodada …perdendo do Paul na segunda rodada…
Achei boa a chave para o Fonseca.
Mas a estréia é dificílima… Thiago Monteiro deu sorte no sorteio, já o João Fonseca teve azar neste sorteio…
Nossa foi a pior entre os brasileiros, Hurkacz, Draper, DeMinaur, Sinner. Só a 2ª rodada é mais “tranquila”, bem entre aspas, pq será um francês com apoio irrestrito da torcida. Bia sim está com uma chave bem convidativa.
Pegou uma pedreira e se não ganhar vai ficar quase 1 mês parado denovo,porque desistiu do Atp alemão pós RG,na torcida pela vitória do Fonseca.
A sorte que sobrou ao Monteiro faltou ao Fonseca
Realmente torcedor, só torce, porque fica claro que pouco acompanham o circuito em sua totalidade, se atendo apenas a poucos jogos de brasileiros (quando estão vencendo) ou assistindo jogos de Alcaraz e Sinner… Hurkacz é bom jogador, todavia, no saibro, não será um jogador que machucará Fonseca, uma vez que seus saques (sua maior arma) não farão tanto estrago, sendo Fonseca muito mais agressivo que ele. João precisará apenas controlar os erros não forçados e os nervos que triunfará, pois é melhor que o polonês em todos os fundamentos.
O polonês é melhor que o João Fonseca moço.
Exatamente. Mesmo vindo de contusão o Polonês é melhor.
Acho não moça. Melhor somente no serviço e muito mais experimentado obviamente… Demais quesitos, João é bem superior ao polonês.
Pelo jeito o Senhor Cleyton não acompanhou os jogos de Hurkacz no Masters Mil de Roma e no ATP de Genebra, recomendo que o Senhor assista aos “highlights” no YouTube destas partidas recentes de Hurkacz no saibro, antes de escrever um comentário absurdo destes sem conhecimento de causa…
O problema é esse nobre Sandro, vocês vivem de Highlights… Assisto aos jogos… Sobre comentário absurdo, gostaria realmente do seu comentário após a partida… Espero que não desapareça.
Cada comentário absurdo que se vê por aqui.
Sr Cleyton, acorda pra realidade. Tem de escrever a verdade, senao o proprio JF vai acabar acreditando que ele é mais jogador que o Hurkacz, e ele não é.
O conteúdo da matéria tem erro: Fonseca não foi eliminado na estreia no Masters 1000 de Madrid
Agradecemos a colaboração.
Jogo no estilo “vai ou racha”, pra ganhar moral ou não no campeonato. Hurkacz é experiente e pedra no sapato
Esta muito tempo sem jogar e serão jogos de 5° sets, na torcida.
A turma fica batendo na tecla de que teria que ter jogado mais, porem ele mesmo não tem conseguido passar da primeira rodada. Acredito que a equipe vendo isto poupou ele da ultima semana por ex. Fora que não tem porque jogar toda semana, tendo em vista que a pretensão dele é a longo prazo, mas brasileiro não entende isto.
Estreia dura, Fonseca não será o favorito, porém vejo como aberta. Hurkacz não está no seu melhor momento e não é um especialista no saibro. Sua preferência é claramente o Hard. Entretanto, como todo TOP, não é bobo no piso. Tem 55% de vitórias em chaves principais de ATP no saibro, o que não é ótimo mas não é de todo ruim. Já venceu um ATP no saibro, ano passado em Estoril, e fez quartas de final em todos os Master 1000 no saibro, o mais recente este ano em Roma. Já fez oitavas de final duas vezes em Roland Garros, em 2022 e 2024, seu melhor resultado lá. Nestes dois anos, onde era 13 e 8 do mundo, respectivamente, bem melhor que seu ranking atual, 31 do mundo, dos 6 jogos que venceu, somente 1 foi contra um adversário melhor rankeado que o João atualmente, David Goffin, 48 do mundo, em 2022. Aliás, desde sua estreia em RG em 2018, somente em 3 oportunidades venceu adversários com ranking melhor que o ranking atual do João. Em resumo, há espaço e oportunidade para o João avançar, mas não é o favorito e terá que reencontrar seu melhor tênis. Estamos na torcida
Chave dura demais. Só tem algum refresco na 2a rodada.
Estes primeiros tropeços do Fonseca estao sendo ótimo pra sua formação como tenista e ser humano…
Não passa
Esse tecnico do JF é muito fraco. Experiencia nenhuma de circuito. Ficou de novo 2 semanas so treinando . Vai cair na 1a rodada com a velha desculpa : falta ritmo de jogo e JF é novo nao esta preocupado com ranking,