PLACAR

Fonseca é o tenista juvenil de melhor ranking na ATP

Foto: Tiriac Open

Por José Nilton Dalcim
Da redação

Com campanhas surpreendentes e atuações empolgantes neste começo de carreira profissional, o carioca João Fonseca já aparece como o tenista de até 18 anos mais bem classificado no ranking internacional.

Ele está muito acima de qualquer outro concorrente em idade juvenil, mesmo com o atual 276º posto. E terá avanço para a faixa dos 250 primeiros já na listagem de segunda-feira. Dentro os jogadores de sua idade, os mais próximos são o norte-americano Trevor Svajda, 721º colocado, e o norueguês Ncolai Kjaer, 898º.

Mesmo entre os jogadores com 18 anos completos, Fonseca ainda tem destaque, já que é o terceiro mais bem classificado, atrás do forte tcheco Jakub Mensik, 74º da ATP, e do croata Dino Prizmic, 183º. Atrás do brasileiro, aparecem dois jovens muito bem cotados, o espanhol Martin Landaluce (328º) e o francês Gabriel Debru (338º).

Top 100 provisório na temporada

Para comprovar sua arrancada notável nestes primeiros quatro meses, Fonseca aparece momentaneamente entre os 100 tenistas que mais pontuaram em 2024. Soma 231 pontos, posição no entanto que depende de concorrentes diretos que ainda estão em ação nesta semana em diferentes competições. Além disso, é o único nesse ranking com menos de 18 anos e o segundo com idade inferior aos 19, junto a Mensik, que ocupa o 38º.

Entre os brasileiros, Thiago Wild é o 72º da temporada, com 307 pontos e ainda jogo de oitavas de final a fazer em Bucareste. Thiago Monteiro é o 109º colocado, com 207 pontos, seguido por Gustavo Heide, o 139º.

Sexto no Next Gen

Fonseca também se torna cada vez mais concorrente a um lugar entre os oito participantes do prestigiado Next Gen Finals, competição que encerra a temporada para os jogadores de até 21 anos com melhor desempenho, embora não valha pontos para o ranking profissional.

Ele se mantém no sexto posto, com 197 pontos nos torneios computados pela ATP. Os sete primeiros até novembro terão vaga garantida no Next Gen e um oitavo entra como convidado.

14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Arthur
Arthur
1 mês atrás

Incrível a ascensão meteórica desse garoto, n tem como não comparar com guga, eu sei que tem gente que não gosta, mas é inevitável, nós tamos muitos anos sem um jogador desse calibre, então é inevitável

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Arthur

Nada a ver. Guga esta no panteão dos grandes campeões mas hoje o tênis é um esporte diferente daquela época.
Tecnicamente o João já tem jogo de top 100 mas penso ainda ser prematuro esperar grandes resultados. Melhor aguardarmos é torcermos. Joãozinho merece.

Antônio Luiz Júnior
Antônio Luiz Júnior
1 mês atrás
Responder para  Arthur

Não acho saudável esta comparação. Acho que o João Fonseca tem vida própria, tem o seu DNA, tem um modo muito próprio de jogar tênis. Não deveria ser comparado com nenhum outro grande ídolo, muito menos com o Guga. As circunstâncias inclusive, são bem diferentes. Ainda bem que ele tem a cabeça muito boa, para não se deixar levar por esta armadilha. Os diversos convites que tem recebido para entrar na chave principal de vários torneios, somados a sua boa participação na grande maioria a deles, talvez possa abreviar um pouco o seu caminho. O mais importante a estrutura que está ao seu redor, lhe dando subsídio para crescer naturalmente. O reconhecimento do mundo do tênis em relação ao seu talento, é notório, que o diga, Djokovic, que o citou nominalmente. O mais importante é respeitarmos o tempo certo das coisas acontecerem, naturalmente, sem pressa, sem sobressaltos e sem pular etapas importantes de amadurecimento, absolutamente necessárias…

Luciano
Luciano
1 mês atrás
Responder para  Arthur

Com todo o respeito a sua opinião Arthur, mas para compará-lo ao Guga, primeiro ele tem que se igualar ao Guga, ou seja, 3 Grand Slam, Nº 1 do mundo, inúmeras semanas no topo… Enfim, muito cedo ainda! Torço, como brasileiro, para que ele consiga sim. Mas a estrada é longa! Boa sorte ao João!

Alcaraz e sinner os melhores da história
Alcaraz e sinner os melhores da história
1 mês atrás

Se focar no físico ele brigar pra ser melhor do mundo ,pq ele já é jogador com físico diferenciado,ele corre pra todo lado chega nos lances bem inteiro e só tem 17 anos ,então tem muito a crescer fisicamente,vc pega sinner alcaraz Djokovic Federer nessa idade ainda não eram aqueles físico todo ,tem jogador q vc vê que não nasce com físico pra ser trabalhado ,já o Fonseca além da técnica é forte fisicamente e se dedicar vai crescer mais e ser melhor do mundo

Cacio Luiz Crozariolo
Cacio Luiz Crozariolo
1 mês atrás

Discordo da sua opinião. Ainda vejo uma leve dificuldade para ele buscar bolas no seu backhand quando as bolas estão distante da sua base. Ele chega desequilibrado e quando tenta o slice, bola fica na rede. Isso significa que ele tem um grande espaço de melhora e quando esses gaps forem preenchidos, ele se tornará completo. O garoto é fora de série!

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
1 mês atrás

O garoto joga demais,assisti os melhores momentos do jogo contra o Sonego e não tem como não se empolgar com esse jovem talento.

Geraldo Cristóvão
Geraldo Cristóvão
1 mês atrás

As vitórias de João Fonseca estão sendo bem consistentes. Lorenzo Sonego é um tenista bem rankeado (57º) e perdeu para Fonseca na primeira rodada do torneio 250 de Bucareste. Então essa ascensão está ocorrendo com qualidade e proporcionando experiência para continuar a escalada do ranking. Acredito que ainda antes do segundo semestre, ele avançará além do Centésimo posto e se classificará para o Slam Londrino. Avante João!!!

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás

Mais uma vitória espetacular de FONSECA sobre ALBOT… PARABÉNS!!!

Blumenau
Blumenau
1 mês atrás

Easy People, devagar com o andor que o santo é de barro.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
1 mês atrás
Responder para  Blumenau

Ou nao

Fred Magalhães
Fred Magalhães
1 mês atrás

Fenômeno indiscutível. O que vai ser a carreira é outro assunto. Mas os números são de gente muito grande. Muita figa pro garoto

Davidson Daniel
Davidson Daniel
1 mês atrás
Responder para  Fred Magalhães

Concordo … falei um tempo atrás que era um fenômeno e alguns disseram que eu estava exagerando… Não quer dizer que será um grande campeão no profissional, pois o talento excepcional não é garantia de sucesso , mas ele é bem fora da curva

Fernando
Fernando
1 mês atrás

Acho muito cedo fazer comparações menino tem muito talento. Se começarem a cobrar muito vai acontecer o que aconteceu com o Marcelo Saliola, um grande talento que não aguentou a pressão e jogou tudo pro alto. Vamos incentivar mas sem exagero.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Nadal leva público italiano ao delírio com incrível reação

Conheça o que aconteceu nos bastidores do WTA 100 de Madri

PUBLICIDADE