Fonseca destaca postura e mental forte após novo triunfo

Foto: Peter Staples/ATP Tour

Jeddah (Arábia Saudita) – Primeiro sul-americano finalista do Next Gen ATP Finals, o carioca João Fonseca saiu de quadra com uma ótima sensação após mais um grande desempenho em Jeddah. Na semifinal deste sábado, o brasileiro de 18 anos precisou de apenas 60 minutos para derrotar o francês Luca Van Assche em sets diretos, marcando as parciais de 4/2, 4/2 e 4/1, sem ceder um único break-point em toda a partida.

Com golpes afiados do fundo de quadra, ótimo saque e lances apurados na rede, Fonseca destacou a postura e mental forte como principais chaves para anotar o quarto triunfo consecutivo na Arábia Saudita. “Estou me sentindo muito bem, fiz uma partida muito boa e imprimi meu ritmo desde o começo, colocando tudo o que tinha planejado com o meu treinador. Estou muito feliz com a partida de hoje, a maneira como joguei, a maneira como me comportei dentro de quadra, a postura, mentalmente muito forte depois de um jogo difícil ontem. Agora é seguir para mais um jogo, ainda falta um. Obviamente, estou feliz com o resultado de hoje, mas falta um e vou com tudo amanhã”, enfatizou.

Classificado com a oitava e última vaga para o Next Gen ATP Finals de 2024, João Fonseca se tornou neste sábado o jogador com ranking mais baixo a alcançar a decisão do torneio. Atual número 3 do Brasil e 145 do mundo, o jovem carioca rapidamente se destacou fazendo ótimas partidas e é o único jogador que ainda não perdeu jogo nesta semana, podendo faturar um título invicto.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Mesmo sendo um estreante na competição, Fonseca não se intimidou diante de grandes adversários, incluindo vitórias sobre jogadores como Jakuk Mensik e Arthur Fils, sendo o francês o atual 20º colocado na ATP e finalista do Next Gen em 2023. Segundo o próprio brasileiro, cenários como esse não o assustam e ele se sente ainda mais à vontade quando tem grandes desafios à sua frente.

“Tenho feito ótimos treinos, fiz uma ótima pré-temporada e gosto muito de jogar em estádios grandes como esse. As pessoas dizem que eu me dou bem em torneios grandes, porque eu gosto de desafios, dessa pressão, do friozinho na barriga antes do jogo. É onde eu cresço e me sinto mais motivado”, afirmou.

Na decisão deste domingo, João reencontra o norte-americano Learner Tien, a quem derrotou na segunda partida desta edição em Jeddah por 3 sets a 1. Apesar de já ter superado o rival uma vez, o brasileiro entende que em uma decisão não há favoritos. “Sei que vai ser uma partida difícil, já enfrentei ele três vezes, uma delas no profissional. Ele tem jogado um belíssimo tênis, ficou um pouco tenso no nosso último encontro, mas amanhã tudo pode ser diferente, então tenho que seguir preparado e tentar impor meu melhor ritmo”, analisou.

16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Evandro
Evandro
26 dias atrás

Quando é a entrega do troféu de campeão para o João Fonseca? Tien vai entrar em quadra meio que apenas para fazer aquele gesto da Biles para a Rebeca Andrade.

Roberto
Roberto
26 dias atrás
Responder para  Evandro

Você acha que o Tien chegou até aqui por acaso?, desmerecer um adversário assim, só demonstra ignorância.

João Sawao ando
João Sawao ando
26 dias atrás
Responder para  Roberto

Pois é….e o ranking dele é melhor do que o do João Fonseca. Mas vamos com tudo João

Kario
Kario
26 dias atrás
Responder para  Evandro

Sabe quais as parciais? Se vai ter emoção ou não?

Fabio
Fabio
26 dias atrás

Melhor esperar o jogo jogado, aí sim comemorar. Peru é que morre na véspera

Fernando
Fernando
26 dias atrás

Jogo dele lembra o Sinner

Cacio Luiz Crozariolo
Cacio Luiz Crozariolo
26 dias atrás
Responder para  Fernando

Com a direita na corrida do Delpo.

Tadeu
Tadeu
25 dias atrás
Responder para  Cacio Luiz Crozariolo

Menos né… O Forehand de Delpo é o Melhor da História. Só falta dizer q tem o Back do Wawrinka, o Saque do Federer e o lob do Murray. João ainda está em Formação. Ainda tem q se desenvolver um pouco para chegar ao nível destes e isso demorará de 3 a 5 anos.

Oscar
Oscar
25 dias atrás
Responder para  Cacio Luiz Crozariolo

Ia falar isso mesmo, com potencial pra superar com outras armas.

Leonel
Leonel
26 dias atrás

O andar da carruagem diz que João é o favorito isto é, se jogar nesse nível. O Tien tera chances dependendo do João cair um pouco seu.jogo.

João Silva
João Silva
26 dias atrás

Big 3…

Sinner
Alcaraz
e…
João Fonseca

rs

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
25 dias atrás

Tien terá que jogar muito. Mas obviamente que Fonseca não terá vida fácil.

Aposto num 3×1 Fonseca com dois tie-breaks no total.

Tadeu
Tadeu
25 dias atrás
Responder para  Danilo Jeolás

Tien não tem saque. Dificilmente o Jogo terá Tie Breaks.

Adriano T
Adriano T
25 dias atrás

Caso João seja campeão amanhã, alguém sabe se tem alguma chance do João levar um convite pro A.O?
Ou todos os convites já estão com carta marcada?

Olha, com o prestígio que João está na ATP já há alguns meses eu não dúvido que desta vez ele consiga um convite.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
25 dias atrás

Se estivesse 100% fisicamente, o francês teria poucas chances, imagina baleado! João passaria o trator, como assim o fez! O brasileiro é favoritaço na final!

Tadeu
Tadeu
25 dias atrás

Aos q desprezam o Next Gen em 2017 deu Hyeon. No mês seguinte tava eliminando o Djokovic de AO (sofreu lesão grave). O Rublev vice chegou a 4 do mundo. Ainda é Top8. Em 2018 deu Tsitsipas. Q chegou a 4 do Mundo. Vice Alex de Minaur q chegou a 9 do mundo. 2019 deu Sinner atual campeão de Tudo número 1 do mundo. 2020 não teve. 2021 deu Alcaraz campeao no ano de 2 slams ex número 1 e atual 3. Vice Korda ex top15 e com 2 títulos atp. 2022 deu Nakashima top35 e campeão de torneio atp. Vice Lehecka top 20 e campeão de Torneio ATP. Em 2023 deu o Lesiado Medjedovic contra um Top20 campeão de 3 ATP Arthur Fils. Ninguém ficou de fora.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.