Fonseca derruba Tsitsipas na Grécia e decide o confronto na Davis

Foto: André Gemmer/CBT

Atenas (Grécia) – A temporada de marcas expressivas de João Fonseca teve mais um grande resultado neste domingo. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil venceu Stefanos Tsitsipas, ex-número 3 do mundo e atual 27º do ranking, para definir o confronto contra a Grécia pelo Grupo Mundial I da Copa Davis por 3 a 1. Fonseca marcou as parciais de 6/4, 3/6 e 7/5 em 2h07 de partida.

A vitória mantém o Brasil no Qualificatório Mundial da Copa Davis, com chance de classificação para a fase final de 2026. Já a Grécia terá que disputar uma repescagem em fevereiro para se manter no Grupo I. Fonseca marca sua quarta vitória em seis jogos pela competição e foi o grande nome do confronto, já que também havia vencido Stefanos Sakellaridis no último sábado.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Além disso, o carioca impõe uma rara derrota na Davis a Tsitsipas, que perdeu apenas o segundo jogo em 15 disputados. O grego havia derrotado Thiago Wild no dia anterior. O outro ponto brasileiro veio com Marcelo Melo e Rafael Matos nas duplas.

O próximo compromisso de Fonseca será a Laver Cup, a partir de sexta-feira, em San Francisco, nos Estados Unidos. O brasileiro fará sua estreia na competição, jogando pelo Time Mundo, ao lado nomes como o norte-americano Taylor Fritz e o australiano Alex de Minaur.

O primeiro set da partida foi excelente para Fonseca, que sacou muito bem e não enfrentou break-points. Ele cedeu apenas três pontos em seus games de serviço, além de ter conseguido uma quebra logo cedo, utilizando devoluções profundas, que complicaram o grego. O brasileiro saiu vencendo por 2/0 e ainda teve break-points que poderiam aumentar sua vantagem no terceiro game. E ainda que Tsitsipas tinha mantido o saque, ele não conseguiu ameaçar o serviço de Fonseca.

A segunda parcial também teve apenas uma quebra, conquistada por Tsitsipas. O grego se aproveitou de um game com poucos primeiros serviços em quadra e com alguns erros do brasileiro para abrir 4/2 e salvou o único break-point que enfrentou logo no começo. O tenista da casa chegou a receber atendimento do fisioterapeuta no vestiário por três durante a parcial.

Tsitsipas começou melhor no terceiro set e chegou a vencer três games seguidos para abrir 4/2. O grego ficou a um game da vitória quando liderava por 5/3, mas Fonseca devolveu a quebra em um game com dois erros e uma dupla falta do anfitrião para igualar o set. O jovem carioca também confirmou o serviço no 5/5 e colocou ainda mais pressão do outro lado. Com mais devoluções agressivas e se aproveitando do nervosismo do grego, Fonseca quebrou de novo e selou a classificação brasileira.

Subscribe
Notificar
guest
36 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Machado
Daniel Machado
2 horas atrás

A maturidade do João Fonseca com 19 anos é incrível.

Rodrigues
Rodrigues
2 horas atrás

Hoje vamos ficar livres dessa gente que adora escandalizar num dia de derrota ou. De vitórias jogando abaixo .
Ontem João não jogou bem . Nessa hora ninguém lembra da idade , da falta de experiência , maturidade, com uma responsabilidade do tamanho de um King Kong + Godzilla nas costas , pois qualquer Zé Ruela sabe que Wild não daria para confiar . E entre algumas pérolas , mesmo depois de estar em 42o na Corrida e ser o 26o top 100 com mais vitórias , teve unzinho que mandou que JF perdeu jogando mal , abaixo da crítica , “como na grande maioria de suas partidas neste ano ” .
Galera , pensa ? Olha as maluquices que nego consegue chegar aqui neste espaço .
Dá-lhe João !!!! Com direito a quebrar saque no 4/5* , depois de outros 3 games em que não fez um ponto sequer no saque do cara . Ficou no jogo ! Aguentou ! Não desistiu ! E colheu !

Luiz Otávio
Luiz Otávio
1 hora atrás
Responder para  Rodrigues

Só de falar mal do outro brasileiro te demonstra um chato. Hoje era Brasil e não bandeira política/personalidade/simpatia.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
1 hora atrás
Responder para  Luiz Otávio

Ele não falou mal, falou que não dava pra confiar o que é diferente.

Rodrigues
Rodrigues
1 hora atrás
Responder para  Luiz Otávio

Caro sujeito , se vc. não entende e nao acompanha tênis minimamente para ter uma opinião fria e técnica sobre o atual momento terrível do Wild , não tenho culpa . Grandíssimo CHATO e sem conhecimento do esporte é VOCÊ!
Não tenho nada contra Wild . Só não queira me falar que o cara está jogando bem , pois qualquer Zé Ruela está vendo que não está .

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 horas atrás

O Jovem Tenista Brasileiro, tem muito a progredir. TOP 42 , ainda vence somente 21 % dos pontos quando é devolvedor na ATP . Mas em contra partida, já vence 81% dos pontos quando Serve . Mas tem um coração do tamanho do Brasil . Tsitsipas vai assinar embaixo. Tudo isso na sua primeira temporada como Profissional…Abs!

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 hora atrás

Ufaa, coração disparado, Joaão Fonseca, Joaão Fonseca!!!

Sergio lopes
Sergio lopes
1 hora atrás

O garoto é demais. Acabou de fazer 19 anos e já passou por grandes desafios! Demais! Boa João! Parabéns, Brasil!!!

Ricardo Schwery
Ricardo Schwery
1 hora atrás

Grande garoto – o futuro é todo seu!!!

Luciano
Luciano
1 hora atrás

Onde estão os haters!!! Que só criticam tá aí!!! Virou um jogo contra o ex número 3 do mundo na casa dele!!

André Borges
André Borges
1 hora atrás

Fonseca mais sólido hoje, soube aproveitar que o Tsitsipas eh muito instável, erra bastante e treme. Boa partida.

Leandro Heck
Leandro Heck
21 minutos atrás
Responder para  André Borges

Erra bastante? Hoje o Tsitsipas esteve quase impecável. Não deprecie o mérito do João..

Leonel
Leonel
1 hora atrás

Essa vitória vai dar moral pro JF pro final de ano arrebentar. Chegar no top 30 ou mais.precisava ganhar jogos importantes como esse. Tá de parabéns e bem vindo a um. novo degrau na carreira.

Guilherme do E.S. Ribeiro
Guilherme do E.S. Ribeiro
1 hora atrás

Fonseca teve o mérito de ficar na partida e manter a cabeça no lugar, mas o mental do grego está firme igual prego na manteiga. Depois do 5/3, o grego errou quase tudo. Bom pra nós. Boa vitória do Fonseca. E Brasil classificado

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
1 hora atrás

Rapaz, que jogo ein, João começou bem, depois o grego elevou o nível, e aí no final desceu o nível e o Fonsecao passou o rodo, boa fonsecaaaa, e ainda sendo gente como a gente, falando palavrão pra carai na entrevista kkkk

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
1 hora atrás

Ah, e como é bom ver esse mimado perder, nossa, me dá uma alegria tremenda

Luiz Otávio
Luiz Otávio
1 hora atrás

Ainda tem gente reclamando do pia de 19 anos…PQP!

Rodrigues
Rodrigues
1 hora atrás
Responder para  Luiz Otávio

Você tem problemas ! Fui ler todos os comentários até aqui . E felizmente não teve ninguém falando mal do Joao não . Vc sofre ou de ansiedade persecutória mesmo .

Paulo Revero
Paulo Revero
1 hora atrás

Em q pese a afinada monstro do Tsitsipas na hora de fechar, p*ta vitória do JOÃO, ficou firmão até o fim. Esperanças nele ganham novo fôlego!

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 hora atrás

A partir do 4×5 do 3º set, Fonseca jogou DEMAIS. Muito mesmo. Jogou tudo que não tinha jogado no 3º set, nos últimos 4 games.

Mesmo com a devolução ainda abaixo da média, Fonseca melhorou muito o saque. E seu forehand dispensa comentários: é um balaço de direita.

A verdade é que João salvou a pele do Jaime Oncins, pois se tivéssemos que decidir no 5º jogo dependendo do Wild, todo mundo sabe que estaria perdido.

Só os haters anti-Monteiro endeusam o jogo descompromissado do Wild (por pura trolagem). Brasil venceu o duelo jogando com apenas um tenista de simples.

Fica o puxão de orelha no Oncins: convoque pro nº 2 do país, jogadores que mostrem ânimo e interesse nas partidas. Wild não está em condições de representar o Brasil na Davis. E não podemos ficar sobrecarregando só o João.

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
1 hora atrás
Responder para  Marcus Henrique

João vai acabar sendo um tsitsipas do brasil

Marcus Henrique
Marcus Henrique
31 minutos atrás

Não sei.

Tsitsipas é um bom jogador. Bate bem na bola. Tem um backhand lindo de uma mão só (na escola Federer).

Problema do Tsitsipas é a vida pessoal dele que é bagunçada. Problemas com o pai, problemas com os técnicos, fim de relacionamento com a Badosa. Tudo isso acabou com o mental e a confiança do grego.

Renato
Renato
32 minutos atrás
Responder para  Marcus Henrique

O Wild seria favorito contra o outro grego, com certeza…

Maurício
Maurício
1 hora atrás

Vitória importante do João Fonseca, para elevar sua confiança, super importante ter ficado no jogo, quando o Tsitsipas estava sacando para o jogo, e depois seguiu firme, vamos João

Jose da Silva
Jose da Silva
1 hora atrás

Hoje o tal Realista do botequim e o FF americano não dirão nada, nada.

André Borges
André Borges
17 minutos atrás
Responder para  Jose da Silva

Não dirão, me disseram que estao chorando como condenados pois tiveram muitas decepções fortes essa semana…..

AKC
AKC
1 hora atrás

Na entrevista, o grego vai dizer que jogou melhor…

JClaudio
JClaudio
1 hora atrás

Brasil confirmou o favoritismo contra a Grécia, numa quadra “fofa” (bastante lenta), João Fonseca conseguiu duas importantes vitórias, a dupla era ponto certo.
O Brasil necessitava de um segundo jogador mais competitivo, Wild não é esse jogador, o time ficaria muito forte, em qualquer tipo de piso.

Helder Cordeiro
Helder Cordeiro
1 hora atrás

Essa vitória conta pontos no ranking atp?

Rodrigo Lightman
Rodrigo Lightman
17 minutos atrás
Responder para  Helder Cordeiro

Não

Rockton
Rockton
1 hora atrás

Caracas!
19 anos e carregando o tênis brasileiro nas costas Fantástico!
Se Fonseca não conseguisse ganhar esse jogo Brasil muito provavelmente iria perder o confronto, pois o Doidão do Wild é “morro abaixo “.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
1 hora atrás

Prezado João Fonseca, show!!! Como eu já antevia, você está cada vez mais maduro, mais técnico!! Imagino daqui a uns 3 anos, você e o Guto Miguel, na Davis!!! Omg!!!

Kario
Kario
1 hora atrás

Vitória gigantesca do nosso João. Mesmo em má fase, não é qq um q ganha do Tsi numa Copa Davis jogando em Atenas. Valeu muito, parabéns pra equipe.

Santista
Santista
46 minutos atrás

Muito bom jogo, nem pelo avanço na Davis mas pela apresentação do João. Muito bom de assistir, e palmas para Caze tv que propiciou esse belo momento.

Fabio
Fabio
38 minutos atrás

Nem choro de mamãe e nem de papai. Papaidoupoulos.

Leonel
Leonel
34 minutos atrás

Sem chegar mais ninguém o formato da Davis pro Brasil ficou bom. JF ganhando os jogos de simples e uma dupla forte que já temos garantindo o desempate. No mínimo estaremos mais 10.anos.no grupo.de.elite. Não digo ser campeão da Davis pq aí é ufanismo. Onde tem Alcaraz e Sinner podem esquecer. Fica ali o título.l Itália e Espanha.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.