Atenas (Grécia) – Depois de ter atuação decisiva no confronto entre Brasil e Grécia pelo Grupo I da Copa Davis, João Fonseca comemorou o fato de ter conseguido jogar seu melhor tênis nos momentos finais da partida contra Stefanos Tsitsipas, ex-número 3 do mundo e atual 27º do ranking. A vitória definiu a série a favor da equipe brasileira, que volta ao Qualificatório Mundial da Davis em 2026.
“É uma alegria imensa poder conquistar essa vitória para o Brasil, ainda mais diante de um jogador do nível do Tsitsipas. A torcida estava empurrando muito, mas consegui me manter focado até o fim e jogar o meu melhor tênis nos momentos mais importantes”, disse Fonseca após vencer Tsitsipas por 6/4, 3/6 e 7/5. O carioca de 19 anos estava perdendo o último set por 5/3 e venceu os últimos quatro games.
“Foi uma partida super importante, provavelmente uma das mais importantes que eu já joguei. Estava jogando pelo meu país e era um jogo decisivo, para ver se o confronto empataria em 2 a 2 ou se ganharíamos. Então estou muito, muito feliz por ter vencido. Representar o Brasil na Copa Davis e ajudar o país a voltar ao Qualifying do Grupo Mundial é algo muito especial para mim”, acrescenta o atual número 1 do país, que marcou sua quarta vitória em seis jogos da Davis.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A rodada deste domingo começou com uma vitória brasileira nas duplas. O mineiro Marcelo Melo e o gaúcho Rafael Matos dominaram a partida contra Petros Tsitsipas e Aristotelis Thanos, marcando um duplo 6/2 em 1h13. Com isso, o Brasil abriu 2 a 1 e possibilitou que Fonseca definisse a série.
O capitão Jaime Oncins comemorou os bons resultados em Atenas: “O Marcelo e o Rafael entraram muito firmes nas duplas, jogaram em alto nível e nos deram a confiança que precisávamos. Logo depois, o João conseguiu uma vitória incrível contra o Tsitsipas, mostrando maturidade e muito talento em um jogo de altíssimo nível. Essa vitória mostra a força do grupo e o quanto estamos preparados para competir entre as principais equipes do mundo”.
¡Fonseca le gana a Tsitsipas y Brasil festeja en Grecia! 🇧🇷💚
João remontó el último set contra Stefanos y celebró por 6-4, 3-6 y 7-5. 🙌🏻
¡Brasil a los Qualifiers 2026! ✈️#CopaDavis l @cbtenis pic.twitter.com/WpOCoMWmwp
— Copa Davis (@CopaDavis) September 14, 2025
Jogaram muito! Honraram a bandeira!