Fonseca conquista seu 2º challenger e se aproxima do top 100

Foto: Tennis Australia

Camberra (Austrália) – A temporada de 2025 começou da melhor maneira possível para João Fonseca, que conquistou mais um título profissional logo na primeira semana do ano. Fonseca venceu neste sábado o challenger de Camberra, ao superar na final o norte-americano Ethan Quinn, de 20 anos e 202º do mundo, por duplo 6/4 em 1h12 de partida.

Este é o segundo título de challenger da carreira de Fonseca, que venceu o primeiro torneio em Lexington, nos Estados Unidos, em agosto. Esta foi sua terceira final em torneios deste porte, contando também com o vice-campeonato em Assunção. O carioca de 18 anos terminou 2024 conquistando o Next Gen ATP Finals em Jeddah, na Arábia Saudita, há menos de duas semanas.

Invicto há dez jogos no circuito, Fonseca segue confiante para Melbourne e disputa o quali do Australian Open a partir de segunda-feira. Ele tenta chegar à chave principal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Ano passado, ficou a uma vitória de garantir vaga no US Open.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O título também rende um bom salto no ranking para Fonseca, que começou a temporada como 145º do mundo e vai para o 113º lugar com os 125 pontos conquistados nesta primeira semana da temporada. E a distância para o top 100 passa a ser de apenas 77 pontos.

Fonseca também recebe um prêmio em dinheiro de US$ 28.400. O vice-campeão ganha 64 pontos no ranking e US$ 16.700. Quinn disputou sua terceira final de challenger na carreira, agora com dois vices e um título. O norte-americano entrará no top 200 pela primeira vez.

Torneio sem perder sets e com ótimos saques na final

Assim como aconteceu nos quatro jogos anteriores que fez em Camberra, Fonseca não perdeu sets na final deste sábado. E o ótimo desempenho no saque apresentado no duelo com Quinn foi fundamental para o resultado.

O carioca não enfrentou break-points durante o primeiro set e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. A disputa seguia com margens mínimas, já que Quinn saiu de um 15-40 logo no início do jogo. Mas Fonseca soube criar novas oportunidades e terminou o set jogando muito bem. Depois de estar perdendo por 4/3, num jogo até então sem quebras, venceu 12 dos últimos 14 pontos para fechar a parcial.

Bem adaptado com as rápidas condições do torneio australiano, Fonseca conseguiu impor um tênis agressivo no início do segundo set e não demorou para voltar a quebrar e abrir 3/1. Já quando liderava por 4/2, ele conseguiu atacar o segundo saque do adversário para colocar o norte-americano na defensiva e mais longe da linha de base. Ele teve break-points, mas não conseguiu ampliar a diferença no placar. Ainda assim, ele soube manter a vantagem construída e confirmou seus últimos games de saque sem riscos para chegar a mais um título neste início de carreira profissional.

Subscribe
Notificar
guest
85 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leandro
Leandro
2 dias atrás

Grande torneio do João. Jogou muito firme os 10 Sets.

Espero que jogue tranquilo o quali de Melbourne, sem a pressão de ter que passar.

Pontos de 01/24 (Challengers Argentina) e 02/24 (Rio Open) Defendidos.

Última edição 2 dias atrás by Leandro
Paulo A.
Paulo A.
1 dia atrás
Responder para  Leandro

E o foguete segue disparando! Dá-lhe Big John!

Kelly
Kelly
1 dia atrás
Responder para  Paulo A.

O público está Fonsequistado!

Arangomie
Arangomie
2 dias atrás

Não quero me empolgar, claro.

Mas nesse momento ele lidera a corrida pro ATP Finals…

Hehehe

Que final fantástica, não deu uma brecha sequer pro Quinn.

Futuro brilhante.

Nelson Sakuma
Nelson Sakuma
2 dias atrás

Valeu a pena ficar até as 3:27h assistindo o JF triturar mais outro americano. Foi quase perfeito, mas cirúrgico, não deu um break pro Quinn. Estamos diante de um fenômeno, sem dúvida, um diamante a ser dilapidado; muito sereno, tranquilo demais para sua idade, ou seja, a maturidade faz parte do seu portfólio. Parabéns JF. Espero que consiga descansar para jogar bem o qualy no AO.

Luis
Luis
1 dia atrás
Responder para  Nelson Sakuma

O diamante já está lapidado. Agora é reluzir mundo afora

Ivan
Ivan
1 dia atrás
Responder para  Nelson Sakuma

Diamante a ser dilapidado? Putz, não faz isso com o nosso big j não, por favor

Fernando
Fernando
1 dia atrás
Responder para  Ivan

Kkkkkk

Leandro Borges
Leandro Borges
2 dias atrás

Jogou bem novamente e soube aproveitar os momentos importantes. 1° set definido no smash em que o adversário estava na rede e ele acidentalmente acertou o Quinn. 2° set já começou colocando pressão e a quebra logo no início deu ânimo e embalo para começar o ano com o pé direito…um final do ano entre o TOP 30 não será surpresa…Vamos Fonseca!!!

Sadi
Sadi
2 dias atrás

Não jogou bem a final, mas sacou muito bem. O impressionante é justamente isso, não jogou bem e ganhou com tranquilidade. Ele claramente não é desse nível, já é um top50, quem sabe, 30. E um top30 qndo enfrenta o número 100, 150, 200 tem q ganhar bem mesmo sem jogar bem.

Sergio Ricardo
Sergio Ricardo
2 dias atrás
Responder para  Sadi

Como e? Nao jogou bem? E por acaso sacar bem e jogar mal? E cada bobagem que se escuta.

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás
Responder para  Sergio Ricardo

Concordo contigo Ricardo !!! Sacar bem é o primeiro passo para se jogar bem !!!

Leandro
Leandro
1 dia atrás
Responder para  Sergio Ricardo

Bobagem quem está falando é você, que deveria ter respeito pela opinião de quem pensa diferente da sua opinião. Pois eu também acho que o JF cometeu muitos erros nas trocas de bola especialmente as mais longas. A julgar pelo jogo de hoje, não dá para entender como este americano estava invicto há 11 jogos, porque errou demais, principalmente o saque. JF é um talento indiscutível, tem tudo para subir muito rápido no ranking, mas precisa evoluir muito ainda para enfrentar jjogadores que cometem muito poucos erros não forçados.

Jacques trabbold
Jacques trabbold
1 dia atrás
Responder para  Leandro

Pois e… Eu tive a mesma impressao durante o jogo, mas acredito Que estava Rolando um certo nervosismo, mas nenhum jogador no torneio conseguiu manter longas trocas nesse torneio, as condicoes sempre Com muito vento criou Uma porrada de errors nao forcados

Sergio Ricardo
Sergio Ricardo
1 dia atrás
Responder para  Leandro

Voce tem todo o direito de estar errado. Pega as estatísticas do jogo. Nenhum break contra. Quase 90 por cento de pontos no 1 saque.. 80 por cento praticamente de pontos no servico. Apenas uma dupla falta. Quer saber onde esta esse jogo nervoso ai. O americano errou muito porque tinha um jogador excepcional do outro lado. Agora por obviedade ululante isso nao quer dizer que joao vai enfrentar um sinner e vencer hoje. Quanto a sua historia de errou muito so nao existe. E deixa de ser nervosinho que ajuda na vida.

Luis Felipe
Luis Felipe
1 dia atrás
Responder para  Sadi

Afffffffff

Edil
Edil
2 dias atrás

Big Jota brilhante. Nao tem como nao ter expectativas altas para o AO. Espero Grande Jota pegue uma chave tranquila. Parabens Big Jota. Quanta alegria. Comecou 2025 com tudo. Feliz Tenis Novo para todos.

Luis
Luis
1 dia atrás
Responder para  Edil

Meu único receio é que em algum momento do quali AO ele sofra uma queda de energia, pois é humano né? Mesmo que isso ocorra e não consiga entrar não vejo problema nenhum. Nós próximos slams ele vai entrar direto

Edil
Edil
2 dias atrás

Big Jota quase passou meu conterraneo Ceara’. E’ uma questao de tempo para ser Brasil numero um. Mas eu moro na California e o Quinn e’ bem conhecido por aqui, por ter defendido a Universidade da Georgia por um ano e meio. Saiu de la’ com um titulo de simples e resolveu ir para ATP no meio do ano passado. Vai evoluir assim como nosso Big Jota.

Carlos
Carlos
2 dias atrás

Fantastico João, parabéns ! Você já é uma realidade. Bora para AO, huhuhuhuhuhuhu

Fabio - Grupo Amantes do tênis
Fabio - Grupo Amantes do tênis
2 dias atrás

Jão orgulho brasileiro!! Campanha impecável! 10 vitórias seguidas, rumo ao top 50 esse ano!!

Adalberto
Adalberto
2 dias atrás

Fonsequisado!!!

Ricardo Lira
Ricardo Lira
2 dias atrás

Mais um grande jogo de Fonseca, campeão, valeu a pena ficar acordado até agora.
Parabéns João, que venha muitos outros.

Maurício
Maurício
2 dias atrás

O que falar de mais esse show do João Fonseca, sensacional, joga y joga. Vamos Big J

Tadeu
Tadeu
2 dias atrás

Mole mole. Não teve dificuldade alguma

Leonel
Leonel
2 dias atrás

Força mental dos top. Consegue espremer, tirar resultados até qdo não joga 100%. Tudo tão previsível de sabermos que vai chegar no topo. Tão.imprevisivel que não sabemos quais torneios ele ganhará e TB estará entre os 8 melhores para o finals.?

Carlos Eduardo Bernardino
Carlos Eduardo Bernardino
2 dias atrás

Parabéns JF, você já é uma realidade. Show de bola rsrsrsrs Bora para o AO fazer história huhuhuhuhuhu

Rapha Deca
Rapha Deca
2 dias atrás

Sejamos realistas pessoal. Somando-se 2.030 pontos do AO, qual será o ranking do garoto?

Kario
Kario
2 dias atrás
Responder para  Rapha Deca

Começando o ano com total otimismo. Não custa torcer, quem sabe acontece?

Vitor Jr
Vitor Jr
1 dia atrás
Responder para  Rapha Deca

Eu juro que fiz essa conta! Kkkk
Hoje ele iria a 2564 pontos, o que daria o 17o lugar a frente do Tiafoe

Alberto Carlos Vaz ferreira
Alberto Carlos Vaz ferreira
1 dia atrás
Responder para  Vitor Jr

O Gustavo Kuerten quando ganhou Roland Garros era 66, passou para 15 vai que com o João acontece a mesma coisa, difícil mas vai que né

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 dia atrás
Responder para  Rapha Deca

Cerca de 2500 pontos o que seria hoje algo entre o 17 e 18…. é tá bom pra como começar o ano…rsrsrs

Leonel
Leonel
1 dia atrás
Responder para  Haroldo Guimarães

Kkkk pé no chão. Ganhar 2000 pontos é igual ir ali na esquina?

Nelson Sakuma
Nelson Sakuma
1 dia atrás
Responder para  Rapha Deca

Top 15..

Clodoelson
Clodoelson
2 dias atrás

João fonseca tem um saque fabuloso e sem exagero algum uma das melhores direitas do circuito, já é possível dizer isso. Hj, mostrou maia uma vez o quanto é forte mentalmente, na hora de fechar o jogo mandou 2 aces e disparou sua direita sem titubear. O João vai longe, o céu é o limite.

Clodoelson
Clodoelson
2 dias atrás

O João fonseca já possui uma das melhores direitas do circuito, outro ponto que impressiona é sua força mental. Na hr de fechar o jogo e conquistar o título, o menino solta 2 aces e dispara sua direita sem titubear. João vai longe, o céu é o limite.

Kario
Kario
2 dias atrás

Gostei do jogo, João não enfrentou break points, fez 7 aces, e o vento continuou atrapalhando. Vou repetir o q todos já perceberam: esse garoto vai longe. Parabéns, carioca!

João Haudenschild
João Haudenschild
2 dias atrás

Parabéns João Fonseca & Equipe !

Boa Sorte na semana que vem em Melbourne (AUS).

Welington
Welington
2 dias atrás

Ele realmente é diferente! Muito bom ver ele ganhando títulos!!!

JUKA B
JUKA B
1 dia atrás

Cara, esse QUINN deu muitos, mas muitos (mesmo !!!) pontos de graça ! Não sei o percentual de 1° saque dele, mas estava errando muito nesse quesito também. Em que pese o placar um tanto apertado, não foi um “jogaço” !!!!

Leonel
Leonel
1 dia atrás
Responder para  JUKA B

Também acho que não foi um jogaço. Quim tava muito nervoso e João também. Era descisão. Juka talvez daria jogaço se o Fonseca jogasse contra o Fils(20 do ranking) ou outro do top 50, top 20.

Vinicius
Vinicius
1 dia atrás
Responder para  JUKA B

Quinn teve 90 % de aproveitamento com o primeiro saque dele problema que ele só teve 34 % de pontos ganhos com o segundo e nas trocas o João era mais sólido que ele a maior parte do tempo o que fez o Quinn parecer um jogador muito pior do que ele é mas ele é muito bom.

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
1 dia atrás

Ninguém segura o João. Os adversários irão tremer nesse 2025.
Tá insuperável esse garoto.

Rodrigues
Rodrigues
1 dia atrás

Considerando o ranking de Janeiro do ano que completaram 19 anos , Fonseca está melhor que Mensik ( o melhor nascido em 2005) , Fils ( o melhor nascido em 2004) , e está colado no ranking que o Rune tinha ( #103) .
Segue o meteoro !

Evandro
Evandro
1 dia atrás

Vai entrar como cabeça do Quali! Vencendo duas partidas provavelmente já entra no MD.

Sylvio
Sylvio
1 dia atrás
Responder para  Evandro

O que é MD?

Alberto
Alberto
1 dia atrás
Responder para  Sylvio

Main draw- chave principal.

Gabriel Potin
Gabriel Potin
1 dia atrás
Responder para  Sylvio

Main draw

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 dia atrás

Parabéns garoto. Você vai ser o “cara” do tenis em 2025. Descansa e vamos pro quali do AO com os pés no chão e mãos na raquete. Na torcida pra furar.

André Aguiar
André Aguiar
1 dia atrás

Baita reforço para o time mundo em setembro, hein Agassi?

Evandro
Evandro
1 dia atrás
Responder para  André Aguiar

Hahahaa bem lembrado!!

Henrique
Henrique
1 dia atrás

Vamos João! Um dia de cada vez e vamos passar pelo qualy do Austrália!

SANDRO
SANDRO
1 dia atrás

FONSECA está jogando em um nível de TOP 20, já que não deixa nada a desejar ao jogo de Riublev, De Menor, Tommy Paul, Caixa9 e Arthur Fils, atuais frequentadores do TOP 20…

Leonel
Leonel
1 dia atrás
Responder para  SANDRO

Tirando o Sinner e talvez o zverev todos estão ganháveis pro Fonseca. Barbada mesmo pro Fonseca é pegar esses argentinos saibristas top 100 na quadra dura.kkk. “passeio”.

Danilo
Danilo
1 dia atrás

Começou o ano dando show! É sério que ele vai ter que disputar o quali do AO? Merece demais um convite.

Thiago
Thiago
1 dia atrás
Responder para  Danilo

De novo isso? Convites distribuídos há muito tempo.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
1 dia atrás
Responder para  Thiago

Calma, amigo… nem por isso nosso Big J deixa de merecer um Convite!!! Deixe-nos sonhar…

Leonel
Leonel
1 dia atrás
Responder para  Thiago

Bateu o nervoso. muita calma. É que o Danilo tá muito empolgado. Igual a muitos de nós.kkk

Danilo
Danilo
1 dia atrás
Responder para  Thiago

Obrigado pela informação, eu não sabia. Até porque o ano acabou de começar, acho estranho distribuir convites pelos resultados do ano anterior. Mas é só minha opinião.

Thiago
Thiago
1 dia atrás
Responder para  Danilo

Os convites não são distribuídos por resultados. São parcerias entre as federações. Muito difícil ir para um brasileiro, mesmo sendo um fenômeno como o João. Infelizmente.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 dia atrás

Parabéns João. Jogou firme a semana inteira. Seu 2° título de Challenger na carreira. Já estará entre os 115 do mundo. Espero que consiga manter a calma no quali do AO pra avançar a chave principal. A pressão e a ansiedade de jogar o 1° Slam pode atrapalhar. E um pouco de sorte no sorteio não faz mal a ninguém. Vamos João. Quero ver você no AO. 2025 começou muito bem

Felipe
Felipe
1 dia atrás

A subida no ranking vai influenciar na formação da chave do qualy do Australian open? (Fonseca virar cabeça de chave)

Caio
Caio
1 dia atrás
Responder para  Felipe

Não,
Vai com o ranking que iniciou a semana.

Eduardo
Eduardo
1 dia atrás

Dalcin, para definição dos cabeças do quali do AO eles vão considerar o ranking atualizado ou o ranking da última segunda?

José Nilton Dalcim
Admin
1 dia atrás
Responder para  Eduardo

A regra manda usar o ranking da segunda-feira.

Ricardo Schwery
Ricardo Schwery
1 dia atrás

Nos ultimos 50 anos (sou de 1950) tive a oportunidade, e por que não a felicidade, de assistir aos grandes tenistas vencedores de Grand Slams: Ache, Connors, Smith… Sampras. Agassi… Guga..Federer, Nadal, Djoko e todos eles carregavam uma fatal caracteristica para seus adversários- na hora de fechar o set e principalmente, o jogo eles não vacilavam e mantinham a serenidade e a consistência nos golpes. João está performando no mesmo patamar. Queira a Deus que assim siga!

Luiz Roberto Simões
Luiz Roberto Simões
1 dia atrás

Fica difícil não se empolgar com o João…segunda começa outra luta. E assim é a vida de um tenista!
Mas por agora, PARABÉNS JOÃO…

Leonel
Leonel
1 dia atrás

O que empolga muito é o fato de ter apenas 18 anos tanto que ainda tem pra ficar muito melhor. Isso vai render muitos master 1000 e Slam a vista.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 dia atrás

Campeão sem perder sets, menino de ouro, mais do que merecedor de um convite no AUSOPEN

Gustavo Santos
Gustavo Santos
1 dia atrás

tá de parabéns agora e continua assim r pra forar o quail do ao e já entrar no top após o challiiger na França

Victório Benatti
Victório Benatti
1 dia atrás

Grande João Fonseca!
Dá gosto de assistir ele jogar. Ele espreme os adversários induzindo-os ao erro.
Tem todos os golpes.
Principalmente o saque. O golpe mais importante. Só com ele bem feito, já faz o ponto!
Tem 18 anos e se continuar evoluindo do jeito que está fazendo, não vai ter para ninguém.

Mateus Cruz Tamiasso
Mateus Cruz Tamiasso
1 dia atrás

Pintou o campeão do AO

Fabio
Fabio
1 dia atrás

João tem nível de top 50 já. Todos os jogadores que ele enfrentou nesse torneio estão entre 100 e 200 do ranking e ele venceu em dois sets com autoridade. Futuro assustadoramente brilhante! Vamos João, esse ano ainda deve estar entre os 50.

Walter
Walter
1 dia atrás

Imparável!

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
1 dia atrás

O João Fonseca faz um jogo difícil parecer fácil,esse ano ele entrará no top 100 sem dúvidas, é questão de tempo,vamos João!!!

Hugo Tinoco
Hugo Tinoco
1 dia atrás

Esse é grande tenista avante João Fonseca!

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
1 dia atrás

Sobrando e muito. Em tese é bem favorito para avançar no qualificatório e disputar seu primeiro Slam.

Fonseca ganhou Canberra sem doses de emoção. Parecia um Top 40 jogando o Challenger.

trackback

[…] (Austrália) – Campeão do challenger de Camberra neste sábado, João Fonseca chegou a dez vitórias seguidas no circuito. O carioca de 18 anos vinha da conquista do Next Gen ATP Finals, na Arábia Saudita, há menos de […]

Clayton 88
Clayton 88
1 dia atrás

João Fonseca, Big J…Saque afiado, leitura de jogo, mental forte…Muitos atributos ao nosso Brasileiro!!
Só uma tragédia para ele não estar no top 30 já esse Ano…
Se continuar com a mentalidade e os compromissos extra quadra(vai ter muito mais) não o atrapalhar, não vão ter jeito, será Top.

Chego a pensar que pode ter uma carreira ainda mais prestigiada e de sucesso que a do nosso inesquecível Gustavo Kuerten…
Aguardemos…

Celso
Celso
1 dia atrás

Uma estrela acendeu. Estamos vendo “nascer” alguém o qual o mundo vai falar muito mais. Com essa idade, com esse jogo e com tudo que ainda tem pra evoluir….sei não, bons tempos parecem estar voltando ao tênis brasileiro.

Márcio
Márcio
1 dia atrás

Restou totalmente acertada a escolha do João em não ir para o College!! Joga muuiitooo!!! Parabéns pelo título!!

José Roberto
José Roberto
1 dia atrás

Parabéns ao menino do Rio! Poucos tenistas conseguem 10 vitórias consecutivas e jogando com essa qualidade. Continue assim! Que consiga furar o qualy e assombre o AO com seu enorme talento!

Vinicius
Vinicius
1 dia atrás
Responder para  José Roberto

O cara que ele ganhou na final tava com 11 vitórias seguidas e só tinha perdido um set nesses 11 jogos e o João ganhou tranquilo dele.

Rodrigues
Rodrigues
1 dia atrás
Responder para  José Roberto

A Bia ganhou mas , como vemos semanalmente por aqui , isso não basta para as mentes doentias , haters , corneteiros de plantão e outros afins .
Para estes , na 1a derrota algum comentário absurdo virá .
Pena .

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.