Helsinque (Finlândia) – A estreia de João Fonseca no challenger de Helsinque, em quadras duras e cobertas, foi com resultado positivo. O carioca de 18 anos e número 3 do Brasil venceu o holandês Jelle Sels, 297º do ranking e que entrou na chave como lucky-loser, por 6/2 e 6/3 em 58 minutos de partida.
A princípio, Fonseca enfrentaria o croata Borna Coric, que seria o cabeça 2 do evento. Mas o croata de 27 anos e ex-número 12 do mundo se retirou da competição na manhã desta terça por lesão no pé esquerdo. Coric aparece atualmente no 95º lugar do ranking.
A vitória na estreia rende 8 pontos na ATP para Fonseca, que está nesta semana com o melhor ranking da carreira, ocupando o 150º lugar e pode subir duas posições, segundo a projeção oficial. Seu próximo rival será o britânico Jan Choinski, 185º do ranking, que venceu o austríaco Sandro Kopp por 6/2 e 6/1. Se vencer mais uma, o carioca fará 16 pontos na ATP. Será a oportunidade de revanche após uma vitória de Choinski no ATP 250 do Estoril, durante a temporada de saibro.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Recuperado de uma pequena lesão no punho, Fonseca disputa seu terceiro challenger seguido em quadras cobertas na Europa. Nas últimas semanas, ele chegou às quartas em Brest, na França, mas parou na estreia em Bratislava. Outra meta para o fim de temporada é buscar uma vaga no Next Gen ATP Finals, que será disputado entre os dias 18 e 22 de dezembro na Arábia Saudita. Atualmente, ele é o sétimo na corrida para Jeddah e pode ser o primeiro brasileiro a jogar o torneio, que é realizado desde 2017.
Fonseca dominou o primeiro set da partida e não enfrentou break-points. O carioca cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço e conseguiu duas quebras, fechando a parcial com quatro games seguidos. O bom momento continuou no início do segundo set, quando ele voltou a quebrar e abriu 3/0. Ainda que o holandês tenha buscado o empate, a pressão sobre o saque do adversário e o jogo mais agressivo do carioca renderam uma nova quebra, que definiu a partida em sets diretos.
Excelente vitória! Parabéns JF!
Parabéns João Fonseca, bora por mais!
o LL tava parecendo barata morta e dando varios pontos de graca hein rs.
mas teve bom!! vamo q vamo mlk!!!
Mais uma chance de vingança, como ocorreu com o Billy Harris e o Gabriel Diallo. Jan Choinski derrotou Fonseca no ATP de Estoril este ano.
João Fonseca não deu chance.
Avassalador.
Assisti a partir de 4/2 no primeiro set, e gostei muito do q vi. Tem ótimos golpes, e está chegando melhor nos drop shots, q era um ponto fraco. Vai fundo, João! Chamusca esse britânico!
Muito bom,bora avançar mais,e o Coric tem uma carreira cheia de lesões, não fosse isso seria um top 10
O JF bate pesado e tem boa técnica. O garoto leva jeito pra coisa.
Parabéns Fonseca.
Força para a próxima partida.
Sorte, pegou um LL ao invés do Coric. Se pegasse o croata, certamente tomaria piaba.
Piaba não tomava, pensando no Coric de hoje. Ganhou do Fils, levou Nakashima ao 3° set. João tem se mostrado competitivo mesmo nos jogos que perde.
Só faltou entender de tênis. Já venceu caras bem acima do Coric.
Parabéns