Madri (Espanha) – Mais uma vez o promissor carioca João Fonseca mostrou que tem potencial para ir longe no circuito profissional. Em sua estreia no challenger de Madri, nesta terça-feira, ele foi forte e se recuperou após sair perdendo para Guido Andreozzi, 289º do ranking, derrotando o argentino de virada, parciais de 4/6, 6/4 e 6/2, em 2h03 de partida.
O próximo obstáculo no caminho do tenista de apenas 17 anos será o francês Harold Mayot, cabeça de chave 7 no torneio e atual 119 do mundo, que precisou de três sets para superar a estreia contra o belga Joris de Loore, triunfando com o placar final de 6/2, 1/6 e 7/6 (7-4). Será a primeira vez que Fonseca enfrentará o francês de 22 anos.
Vindo da disputa do ATP do Estoril na última semana, Fonseca ocupa o 292º lugar do ranking. Com os resultados do circuito neste começo de semana, ele está subindo para o 280º lugar e atingindo a melhor marca da carreira. Se vencer mais uma, pode subir outras cinco posições.
Youth beats experience ⚔️
17-year-old Joao Fonseca comes back to defeat Andreozzi 4-6, 6-4, 6-2 in Madrid #ATPChallenger | @fedetenismadrid pic.twitter.com/rruxqrdFfw
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) April 9, 2024
Fonseca começou pressionando o rival logo no primeiro game do jogo, teve dois break-points a seu favor, mas não conseguiu convertê-los e viu Andreozzi confirmar. Depois disso, os sacadores prevaleceram até o carioca servir pressionado em 4/5 e acabar levando uma quebra de zero que lhe custou o primeiro set.
Na segunda parcial, o jovem carioca ficou em vantagem praticamente o tempo todo. Fonseca obteve uma quebra logo no terceiro game, perdeu o saque de volta no sexto, mas logo em seguida notou novo break para seguir na frente. Ele confirmou seus dois games seguintes de serviço e assim empatou o jogo.
A definição do último set começou quente, com chances de quebra para ambos os lados nos dois primeiros games. Fonseca conseguiu uma quebra de zero no primeiro e no segundo salvou um break-point para abrir 2/0. O carioca não apenas administrou a vantagem, mas seguiu pressionando o rival.
Depois de perder dois break-points no quinto game, o brasileiro conseguiu uma nova quebra no sétimo e assim se aproximou da vitória. Na sequência, ele foi preciso nos serviços e garantiu a vaga na próxima fase convertendo o primeiro match-point que teve, vencendo o game de zero.
Vai ter que jogar muito na próxima rodada. Adversário embalado.
O Mayot chegou numa final de challenger semana passada, resultado disso: deve estar cansado, quase foi eliminado na 1a rodada agora. Fonseca tem vantagem. As QF tecnicamente são um pouco mais fáceis. Ou seja, Fonseca pode pelo menos ir pra semi. Lá, o mais difícil seria pegar o Bernabé Zapata Miralles que já foi top40 e nem devia estar jogando Challenger, parece que ele teve uns problemas que o levaram a perder pontos.
para de zica ele
Ganhou bem
Um jogo acessível nessa e na próxima rodada. João tem nível pra ganhar desses top 100. Na semi se for o Bernabe Zapata aí já é bem encardido, de qualquer forma uma semi de challenger fora com 17 anos já é um resultado bem consistente.
Próxima rodada é jogo duro. Mayot é TOP120, vem de final em Challenger no saibro, e fez quartas este ano em ATP. Não será fácil e acho que o francês é favorito. João já venceu adversários melhores que ele, mas terá que jogar muito mais que hoje. Bora torcer para mais um bom resultado do brasileiro.
Tudo aí é parada dura pro João pela inexperiência e nisso jogos considerados ganháveis viram complicáveis. As cobranças, a inexperiência, físico aínda em.desenvolvimento. muitos jogos vão escapar por esses motivos até que a rodagem vai trazer os resultados pro lado dele. Já ganhou do Wild, Navone, Fils, Garin,Andreozi agora. São jogadores que são ou foram top 100 isso com 17 anos. Vai se tornar rotina ganhar nesse grupo top 100 e depois top 50 pq já tem jogo pra esse nível mas rodagem/experiência leva um pouco de tempo. Podemos aguardar boas Zebras daqui pra frente. Esse torneio com o Taro Daniel cabeça chave número 1 mostra que pode copar.
Grande parte do jogo, com posicionamento na devolução quase 3 metros atrás da linha de base, isso o deixou muito na defensiva em várias oportunidades. As vezes, quando tentava pressionar o segundo saque do adversário, subia demais e errava, acho que nem 8, nem 80, ele pode calibrar melhor esse posicionamento na devolução de saque. Boa vitória do brasileiro, tá de parabéns!
Boa Fonseca, vamo buscar esse título
A matéria não falou qual o ranking do argentino.. se não me engano ele é Top 70…
Alguém sabe?
285
Foi número 70. Hoje é 289
Tá escrito 289
Actual 289, Mr 70
278 se não me engano!
Top 300
Parabéns Fonseca.
Primeiro set, estava jogando muito no fundo, depois que adiantou devolveu mais rápido a bola, dificultando a reação do Andreozzi.
Não foi um jogo fácil. Ele perdeu o primeiro set, e quase se complicava no segundo. Importante foi o apoio da torcida e manter calmo para manter no jogo, evitando os erros.
Parabéns Fonseca, esforço premiado
Menino em franca ascenção, detalhes como ficar muitos atrás da LB ou muito adiantado no 2oS é questão de tempo p ele ajustar, tem potencia nos golpes, que continue assim bem maduro p idade.
Futuro se Deus quiser promissor p o tênis br.
Excelente vitória,mas vamos com calma,o garoto têm muito a evoluir ainda,se melhorar as devoluções e diminuir os erros não forçados, certeza de muito sucesso num futuro próximo!
Surpreendente como o João Fonseca evoluiu fisicamente. Está muito mais forte.
O saibro exige muito da parte física. O lado bom é que prepara o atleta para partidas longas.
Somando ao fato do João aínda evoluir fisicamente em músculo e demais, podemos esperar um super tenista em 3 ou 4 anos
Fonseca começou com o pé direito. Boa estreias num torneio bastante difícil. vai acumulando experiência e na próxima rodada terá pela frente um adversário bem mais difícil…
Esse moço vai longe.
Tem muita garra e personalidade.
Tá vendo , pra que ir em ATP? pega experiência em challenger , aqui, na Europa , no EUA. Já mostrou que sabe virar um jogo, o Wild demorou 4 anos pra aprender isso. Parabéns faça na boa uns 2 meses de challengers, de 4 a 6 torneios … dependendo do resultado . Depois vá para o ATP. Step -by -step
Nada ele tem que pensa grande, tem q joga os ATP sim
Menino vai longe !!!