Cincinnati (EUA) – Não durou muito a sequência de derrotas do carioca João Fonseca, que após perder seus dois últimos jogos já voltou a vencer. Nesta quinta-feira, ele abriu sua campanha no Masters 1000 de Cincinnati com uma virada para cima do chinês Yunchaokete Bu, contra quem marcou parciais de 4/6, 6/2 e 7/5
Classificado para a segunda rodada, Fonseca terá pela frente o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, cabeça de chave número 17, que entra adiantado na disputa e vem do vice-campeonato em Washington e das oitavas de final em Toronto.
Número 1 do Brasil e 49º do mundo, Fonseca está a duas posições do melhor ranking da carreira. Ele alcança sua sexta vitória em Masters 1000, agora com 50% de aproveitamento em competições desse porte, e a quinta na temporada, com destaque para a terceira rodada de Miami, em março. No circuito da ATP venceu 16 jogos em 2025 e perdeu 12.
Joao’s got now 💥
Fonseca defeats Bu on his #CincyTennis debut, 4-6, 6-2, 7-5. pic.twitter.com/Z2elmrHhHq
— Tennis TV (@TennisTV) August 7, 2025
O começo de partida foi bastante errático para o carioca, que anotou apenas oito winners e cometeu 18 erros não forçados, enquanto do outro lado Bu teve duas bolas vencedoras a menos e nove erros não forçados a menos. Ainda assim, o placar foi parelho, definido com uma quebra de diferença.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Fonseca perdeu o saque no sexto game, mas reagiu e devolveu o break logo em seguida. Porém, ele voltou a enfrentar problemas com o serviço em 5/6, até salvou o primeiro set-point, mas no segundo que enfrentou acabou sucumbindo e teve que sair atrás no placar.
Na segunda parcial, o jovem brasileiro se encontrou mais com a devolução, fazendo com que o aproveitamento de saque de Bu caísse de 60% para 50%. Em contrapartida, ele elevou seu nível nos games de serviço e não sofreu quebras, salvando os dois break-points que enfrentou, ambos quando sacava para empatar o jogo.
A vantagem veio para Fonseca já no terceiro game, sacando em seguida para abrir 3/1. Depois de perder uma chance de quebra no quinto, ele anotou novo break no sétimo e então garantiu a igualdade no placar ao confirmar em seguida, levando a definição para o terceiro set.
Fonseca teve boa oportunidade de abrir a parcial final com quebra, mas perdeu dois break-points seguidos logo no primeiro game. Só que a chance desperdiçada não fez falta. No final do set, ele se recuperou em um game no qual Bu teve 40-15 com o saque, conseguiu a quebra e logo depois confirmou para selar a virada.
Que virada sofrida. Mas, tudo certo.
Valeu, João.
Torcer pra organização colocar o próximo jogo do João as 10 da manhã.
Parem de perseguir esse menino!! Djoko só foi estourar no circuito com 24 anos…para terem uma noção!
Depende do que você considera estourar. Aos 24 ele estourou como líder do ranking.
Mas aos 20 ele levou o primeiro slam.
Aos 19 chegou ao top3.
Ele só chegou ao top 3 em julho de 2007, então já tinha um pouco mais de 20 anos. Nessa fase da carreira, Djokovic estava ali em 80 (Jan/06), então por enquanto, João em um bom caminho. Não é que vá repetir qualquer coisa, mas o próprio fato do Djok ter vencido o primeiro Slam e depois demorado 3 anos para ganhar o 2°, mostra como foi um feito incrível, mas fora da curva esse primeiro slam dele.
Com 20 anos ele conquistou seu primeiro GS. Alcaraz ganhou US Open com 19 anos. Claro que é cedo pra querer que o João tenha façanhas assim, mas para alguém que já é top 50 o mínimo era alcançar 3RD de Masters por exemplo.
Eu entendo que é natural que as expectativas subam em cima dele, mas tem coisa que é dita sem o mínimo de reflexão, só pode. Como assim em seu primeiro ano jogando master 1000 ele tem como obrigação minima chegar na 3º rodada? O João é precoce, isso não é questão de opinião. Ele, ainda aos 18 anos, está entrando direto em todos os grandes campeonatos, bem ranqueado e claro, oscilando. Vai perder muito pelo caminho, mas tem um absurdo de espaço para evoluir, e deveria ser acompanhado como uma carreira em crescente, e não com algum tipo de obrigação de resultado imediato. O seu argumento é comparar ele com a precocidade do Alcaraz? E não, o Djoko não venceu Grand Slam com 20, mas com 21, então deixe para se frustrar comparando o João com o maior jogador da historia daqui a 3 anos. É cada uma!!
Em 2007 já estava vencendo Masters 1000 e fazendo final de Slam, cara.
Sem tempo para esse tipo de comentário….
JF mostrou estar visivelmente sem ritmo de jogo e parou de evoluir . Bu é um jogador mediano e JF penou pra ganhar dele. Essa comissao tecnica ja deu a sua contribuicao. Agora o sarrafo é mais em cima. JF precisa de uma comissao mais parruda pra continuar evoluindo.
No próximo jogo ele vai ter que se superar contra o Fokina.
Parabéns, João, o Fonseca, pela sua bela atuação contra o chinês Bu. Fiquei emocionado quando um garotinho gritou: – Vamos João ❗
Valeu Fonseca!!!
Vitória da resiliência, parabéns JF. Achei que estava sem ritmo, mas se superou no segundo set, e no terceiro esteve firme no saque, mas poderia ter aproveitado os breaks que obteve no início, para não deixar o chinês crescer e dificultar o set. Enfim, vamos ver um grande confronto contra o Fokina, agora com um pouco menos de nervosismo…
Concordo. E a hora que ele conseguir cortar esses erros de devolução nos breaks ou 0-30, vai começar a facilitar muito os jogos. Daqui a pouco ele começa a cortar isso.
Sem muita evolução, teve um pouquinho mais de paciencia hoje, mas ainda desperdiçando bastante BP, não sustenta tanto as trocas de bola e comete erros desnecessários. Contra esse nível de jogador o talento que tem e jogando com nivel de top50 da pra ganhar, mas contra o Fokina e Fritz precisará subir bastante o nível.
Fonseca deu uma estagnado na evolução. Isso é normal pois ele atingiu um nível elevado muito cedo.
Exato, esse tem sido meu ponto sobre ele. Jogava como top100 e sobrava contra os de fora do top100. Rapidamente começou a jogar como top50 e sobrava contra os de fora do top50, vencia alguns top50 e engrossava contra os top20. Estagnou aí, todo mundo detalhou o jogo dele, as derrotas começaram a vir e de repende começou a sofrer ste com os top50. E isso nao significa que ele é ruim, grosso, fraude, nada disso. Só significa que ele estagnou o processo de evolução mesmo….
Concordo. Precisa melhorar a movimentação e regularidade de fundo de quadra
Essa é o momento em que os profetas do apocalipse voltam silenciosamente para as sombras, esperando a próxima derrota para sair gritando “eu avisei!”, “ele é uma fraude!”, “tem que mudar a equipe técnica!”…
Em uma chave de 128, pelo que falam dele em termos de talento etc. tinha obrigação de ganhar na primeira rodada. Que papo mais furado. Quando ele perdeu vc não apareceu.
Ninguém tem “obrigação” de ganhar nada. Jogo é jogado, não se ganha nem se perde na véspera.
Parabéns para ele. Venceu como um veterano. Bu já tem seus 23 anos, afinal.
Valeu pela vitória mas 44 erros não forçados (incluindo 5 duplas faltas) é muita coisa. E isso vem sendo recorrente. O outro devolve duas bolas e o Fonseca erra. Se não melhorar nesse quesito, vai sofrer muito com o Fokina
Um guerreiro sofre. É normal
Naomi Osaka é 49 do ranking feminino e chegou à final dos masters de Montréal,João é 49 mo masculino…
Mas é difícil chegar nessa final
Torcer para chegar o mais longe possível
Sua comparação não chega nem a estar errada….
Comparação sem o menor sentido. Osaka já foi campeã de Slam.
Naomi Osaka, ex líder do ranking, 04 GS ganhos, 27 anos, mas no momento da sua visita ao rankinr era 49, então vale como parâmetro para o João, claro.
muito nada a ver
Feminino é bemmm diferente…
Devido à longa inatividade e lesões mas já foi nº 01!
Comparação no mínimo infeliz. Osaka já ganhou 4 Slam. Deu uma parada pra ser mãe, além de ter tido problemas de saúde mental. Fonseca não chega nem perto do retrospecto da Osaka, que ganhou o 1º slam com 20 anos. Ganhou slam vencendo a poderosa Serena !! Aguarda um pouco para esses comentários.
Preocupante a irregularidade, um caminhão de erros contra um adversário que teve saque bem abaixo de 50%, o que não é normal no circuito masculino. Precisa melhorar muito a regularidade de fundo de quadra. Melhorar a movimentação. O Fokina é muiiiiiitoooo superior ao chinês.
Teste de fogo pegar I Fokina ! Tenisha bom, encardido e catimbeiro. Mas sou mais o João !
João está de parabéns. Jogar contra o Fokina e sendo um desafio grande isso causa motivação extra. Vamos assistir. Penso que ele vai jogar bem..se o resultado vai pender pra ele não dá pra prever. Fokina é favorito lógico.
parabens , joao
Uma boa vitória de virada do João, apesar dos erros no primeiro set.
Contra o Fokina, a parada é bem mais difícil. Agora é torcer para o menino controlar os nervos e jogar a pressão para o lado do espanhol.
Bora, Fonseca!
Começou mal,sem ritmo de jogo e tempo de bola,pela longa inatividade mas se recuperou e virou bem. Quem sabe engrena uma boa sequência! Agora virá o chato,”milongueiro”e às vezes até desleal,sacando por baixo,o espanhol!
Parabéns João. Mostrou força mental. Vai precisar ser mais sólido no confronto com Fokina.
Boa Fonsecao, agora é o espanhol, da pra ganhar, vamo pra cima carai
Hj foi no estilo Brad Gilbert
Mais um jogo de muitos erros do João, ganhou pois o adversário era de nível mediano. Torcer pro Fokina sentir a lesão pois se estiver bem vai atropelar o brasileiro.