Cincinnati (EUA) – Em um jogo que parecia caminhar para a vitória de Alejandro Davidovich Fokina, um desconforto físico fez o espanhol abandonar a partida no segundo set, quando vencia o carioca João Fonseca por 7/6 (7-4) e 4/5. Com isso, o brasileiro se classifica à terceira rodada do Masters 1000 de Cincinnati, após 1h38 de confronto.
Com o resultado, Fonseca volta a ter retrospecto positivo em eventos de nível 1000, agora com sete vitórias e seis derrotas. Além disso, ele iguala seu melhor resultado em torneios desse gabarito, repetindo a terceira rodada de Miami, no mês de março.
Prestes a completar 19 anos, no próximo dia 21 de agosto, João ocupa neste momento o 52º lugar no ranking, mas com as duas vitórias em Cincinnati já garante mais 50 pontos e está subindo provisoriamente para o 44º lugar, podendo, portanto, registrar sua nova melhor marca.
Na próxima fase da competição, ele enfrenta o vencedor do duelo entre o francês Terence Atmane, a quem nunca enfrentou na carreira, e o italiano Flavio Cobolli, que derrotou o brasileiro na grama de Halle nesta temporada.
Fokina sente o físico e abandona o jogo
A vitória deste sábado parecia improvável para João Fonseca, especialmente após o início avassalador de Alejandro Davidovich Fokina no segundo set. Depois de vencer a primeiro parcial no tiebreak, ele chegou a abrir 4/0 de vantagem e caminhava tranquilamente para a classificação.
No entanto, após o brasileiro devolver uma das quebras e crescer em quadra, o espanhol passou a dar sinais de esgotamento físico, abrindo brechas para que a reação do jovem carioca começasse a se desenhar. Quando de fato obteve a virada no placar, fazendo 5/4 e se preparando para sacar para o set, João viu o adversário abandonar a partida.
Duelo foi duro para o brasileiro
João Fonseca começou a partida com tudo, confirmando o saque de zero e conquistando a primeira quebra já no segundo game. Porém, a resposta de Fokina foi rápida, impedindo que o brasileiro abrisse vantagem no placar. A partir daí, os sacadores dominaram a partida até o nono game, quando ambos trocaram quebras de serviço. O espanhol chegou a sacar para o set com 5/4, mas foi superado por Fonseca na hora decisiva.
A parcial foi para o tiebreak, e um minibreak conquistado por Fokina no primeiro ponto foi suficiente para garantir a vitória por 7-4 no desempate. Chamou atenção o baixo percentual de acerto do primeiro saque do espanhol, apenas 47%, mas que mesmo assim venceu 82% dos pontos com a primeira bola. Fonseca teve 70% de acerto no primeiro serviço, mas conquistou apenas 68% dos pontos jogados.
Depois de um primeiro set bastante equilibrado, o triunfo de Fokina no tiebreak mudou o ritmo da partida. O espanhol manteve-se firme, enquanto Fonseca voltou mais errático, sofrendo duas quebras consecutivas. Nos quatro primeiros games do segundo set, o brasileiro cometeu duas duplas faltas e 11 erros não forçados, anotando apenas quatro winners e nenhum ace. Com isso, o adversário abriu confortáveis 4/0.
Mesmo diante das dificuldades em quadra e da desvantagem no placar, Fonseca foi em busca da reação e acabou contando com a desistência do rival para alcançar a terceira rodada de um Masters 1000 pela segunda vez na carreira. Curiosamente, ambas no piso duro norte-americano.
“Foi um bom jogo no começo, o primeiro set foi muito duro para os dois lados. Trocamos quebras, e aí ele sacou para o set e eu consegui jogar bem. Ele estava me destruindo no começo do segundo set, muto agressivo e sólido. Sou jovem, mas sei que, quando você está jogando mal, o negócio é procurar soluções. Fiquei ali esperando a coisa mudar. No 4/0, me mantive no jogo para me motivar. Ele foi baixando nível e se retirou. Espero jogar melhor na próxima rodada”, destacou o brasileiro.
Fogo de palha
Não tem jeito… a cada vez que o JF perde ou joga mal como hoje, parece que a 5a série baixa no fórum em peso, tamanha imaturidade nos comentários…
Então o João TB é imaturo, veja a entrevista dele, ele mesmo disse q tava sendo massacrado no segundo ser kkkkk vc tá indo contra a fala dele mesm, q imaturidade kkkkk
Esse povinho acredita em tudo que a mídia fala, agora mesmo vi uma reportagem dizendo que os europeus consideram ele como um fenômeno…….kkkkkk
Que sorte ele deu, só assim para passa para terceira fase de um Masters 1000
“Só assim” sabe de nada inocente, Fokina é top 18 do ranking ohhh amador, não é qualquer um não. Vai brincar de lego que vc ganha mais.
O nosso João deu sorte , que bom né vamos pra cima
Sorte é para os medíocres, o João obteve sucesso pela sua perseverança…
Sorte é a combinação de oportunidade e preparo. Sem uma dessas duas, a sorte não vale nada. Sorte também teve o Sinner em Wimbledon.
Em Miami ele chegou no 3R como?
Como brasileiro gosta de depreciar os seus.
O moleque ja chegou em duas oportunidades a terceira rodada de Grand Slam, chegou na terceira rodada do Master 1000 de Miami, já tem título de ATP (Fokina, mesmo sendo #18, não tem título de nível ATP) tudo isso com 18 anos.
Ele já fez mais que muito veterano.
Vamos aguardar e deixa o moleque jogar.
O João mesmo disse isso em entrevista kkkkkk ele falou q tava sendo massacrado kkkkk e eu q tou depreciando kkk
Jogo ruim do João…quase nada de variações.
Show de ENF.
Fokina tava dominando jogo, passava bola e esperava erro do João.
Mas, sentiu e desistiu.
Bom apenas para ranking, cheque… não vi nada de evolução do João, mantém o mesma padrão.
Deu uma estagnada. Precisa melhorar a regularidade se quiser enfrentar os melhores. A turma Top 10 20 30 são ossos duros de roer, comentem poucos erros. Hoje teve muitos erros
Arrisca muito.. busca a linha sempre, e por efeito, erra muito..
Pois é… ele não tem paciência pra trocar bola, ou uma recepção de saque mais atrás….
Colega , entendo que é difícil para vc e alguns outros , mas não misture os sets .
1o set não teve domínio nenhum . Trocaram quebras , mas quem quebrou primeiro foi João . O espanhol sacou pro set e tomou a quebra . Venceu o tie break com 1 mini break . Venceu o 1o set com 3 pontos a mais do que Joao . Domínio onde cara pálida ?
No 2o set , sim . O espanhol aproveitou todos os vacilos do Joao . Só que Joao não entregou . Cada ponto , cada game , cada minuto na quadra foram fundamentais para o espanhol ter chegado ao seu limite .
Então cara pálida…kkkkk
A maioria viu um jogo, e vc outro. Entendo se vc não assistiu e está olhando scout do jogo, exemplo? Tie break, só olhar os ENF do João no tie.
Saia do emocional e olhe o jogo com o racional… João está com mesmo jogo, baaeado em pancadaria basicamente.
Viu o drop shot? Super eficaz, mas usa pouquíssimo. slice, usa? Quase nada.
Brigando com os números cara pálida ? Kkkkkkkk Parei por aqui . Se os números não te convencem , nada o fará.
Vc é daqueles “ispertos” que só olham e registram o erro dos brasileiros. Não tem como alguém querer argumentar.
Eu acho que nesse estágio , João precisa de um técnico que o oriente taticamente durante o jogo.. Estilo Ferrrero. Não adianta ficar só gritando VAMO, guenta firme….Eu percebo que João fica meio perdido durante o jogo
Jogo tava perdido. Mas valeu ! Faz parte. Bora para a 3 rodada.
Deu sorte desta vez. Os adversarios ja sabem quais sao as vulnerabilidades do Joao, que por sua vez, parou de evoluir e pior, esta sem ritmo de jogo. Acho que essa comissao tecnica ja deu a sua contribuicao. Agora o sarrafo é mais em cima.
Concordo.
Eu discordo. Acho que o objetivo principal é o us open. Esses torneios anteriores é para ir pegando ritmo mesmo. Além de que esse é um ano para o João pegar experiência e subir no ranking. Ele tem que tentar se manter no top 50.
Valeu pela vitória mas eu acho que esse problema crônico do Fonseca não conseguir ficar no ponto é grave e não sei como pode ser corrigido. Depois que o Fokina achou um jeito de devolver o saque do Fonseca, passou a colocar a bola na quadra e esperar o Fonseca errar. E ele não se faz de rogado: erra logo na segunda ou terceira bola. Se corrigir esse problema de enfs vai arrasar. Se não, sei não, vai andar prá trás.
Tenistas lamentáveis, Fonseca só venceu pela desistencia do espanhol que vencia tranquilamente o 2º set por 4×0, quanto a Bia, os resultados falam por si só. Até mesmo se falarmos do Guga que foi nosso melhor tenista, veremos que ele foi número 1 por várias semanas, mas o detalhe importante é, ele nunca passou da 3º rodada no Australia Open, nunca passou da 4º rodada em Wimbledon, e nunca passou das quartas no US Open, ou seja um te4nista que nos grand slam só venceu em Paris.
Ele chegou nas quartas em Wimbledon também. Jogou contra o Agassi e perdeu!
Tirando a viralatice do seu comentario, o Guga chegou as quartas de wimbledon e foi numero um por 54 semanas o que é mais do que várias semanas. Vc diz que o Fonseca venceu por desistência mas não cita que a bia perdeu por contusão. Lamentável é sua narrativa.
43 semanas.
É, tenistas comum… qualquer cabeça de bagre mete 3 Slams…
É cada uma…
Pois é cara, tem gente aqui não ganha nem no jogo da memória e vem falar que o Guga foi só mais um. Que péssimo dia pra ser alfabetizado nessa seção de comentários cheia de deprimidos.
Guga foi duas vezes as quartas do uS Open e uma em Wimbledon. De nada.
Acho que levou o Troféu Vira Lata de Agosto ! Certeza ! Uma asneira pior que a outra . Conseguiu colocar o Guga nessa sopa de abobrinhas .
Guga tem quartas em Wimbledon e no US Open. Tem título em Cincinnati, ganhando de de Roddick, Ivanisevic, kafelnikov, Haas, Henman e Rafter, todos no top 30 daquela chave de 2001.
“só” venceu 3 slams em Paris kkkkkkkk
SÓ venceu Paris. Dezenas, centenas de tenistas gostariam de ter essa frase no currículo.
Jogador superestimado esse brasileiro! No máximo será um top 30, o que não é nada mal. Mas jogador Top não consigo projetar não
Superestimado aos 18 Anos? Sua projeção para ele felizmente é irrelevante.
Essa vitoria é tipo quando Monteiro venceu o Alcaraz, mas ok Fonseca nao tem nada a ver com isso. Precisa subir o nível, ali dentro dos top 20 ta escasso pra ele. Assisti so o tie break do primeiro set onde ele fez 7 erros. Precisa achar formas de por o talento descomunal pra jogo.
Tie break foi horrível mesmo. É uma agonia ver ele ele socando a bola toda hora. Acho que ele vai aprender e encontrar o tom certo da agressividade, mas ele tem que se desapaxionar um pouco do winner. Dá para ser agressivo de muitas outras formas, mas do tiebreak até o 4-0 foram uns 20 erros.
Eu disse que o Fokina não está bem das pernas, jogo bom para o João ganhar ritmo e aprender a nunca desistir.
Deu sorte… aos 18 anos o Fonseca mostra que ainda tem muito a evoluir. Seu grande forehand e ótimo serviço não vão salvar ele neste nível de top 50. É ter paciência… backhand e movimentação tendem a melhorar nas próximas temporadas.
Comentário de quem entende que um jogador precisa de um tempo para circuito para evoluir. Hoje foi péssimo, ninguém aqui está para dourar a pílula. Se Fokina não passasse mal, quase certeza de que o João perderia do jeito que estava socando e só visando a linha. Mas sabe que outra coisa pior poderia ter acontecido e já vi isso acontecer dezenas de vezes, inclusive uma vez com Alcaraz, aí mesmo em Cinncy, que é perder para um jogador lesionado. Então, tem um mérito pequeno, mas tem dele, em ao perceber os problemas do Fokina com o calor, cortar o risco e deixar a coisa rolar. Naquela final de 2022 do Alcaraz contra o Djok, o sérvio estava em um dia bem parecido, rosto ardente, bolsas de gelo e fraqueza geral. Alcaraz jogou tudo para fora e recolocou Djok no jogo. No terceiro set, Djok se restabeleceu e o resto é o sérvio com o caneco. Enfim, saber jogar com um jogador lesionado também é difícil, porque ele corre riscos que não correria se estivesse inteiro.
Ufa!
Deu sorte. Fokina é Top 20, vem jogando forte e consistente. É por aí que vemos como o Fonseca ainda tem bastante para evoluir.
Ser agressivo e consistente contra grande adversário demora um tempo. Mas está no caminho Certo.
Salvo pelo gongo. O mérito do João Fonseca foi não ter desistido da partida (mesmo com 4×0 contra no 2o set).
De resto, precisa melhorar MUITO. Errando é forçando demais.
Falei que perderia, errei, ganhou por w.o. kkk..
WO ???? Cada uma hein? Foi desistência no jogo! WO é quando o adversário não entra antes do jogo!
Mesmo que tenha sido positivo pro João, um problema fisico ou contusão nunca é um bom desfecho. Espero que o Fokina se recupere bem e esteja bem no US open. E que o João aproveite esta chance que caiu no seu colo.
O que mais preocupa é que o desempenho está bem aquém do que ele já mostrou esse ano. No tie break, Fokina só fez pontos em erros do João. Foram 7 erros não forçados. Depois estava dando todos os pontos pro Fokina no 2° set. Precisa jogar muito melhor. Hoje contou com a sorte. Está muito parado, jogo de pés ruim e uma enormidade de erros não forçados. Espero que seja só uma fase, e que passe logo
que sorte. mas a sorte acompanha os campeões! parabéns João!
É só lembrar do grande Djokovoic, que ganhou um torneio, com algumas desistências, só não lembro qual torneio.
Isso, ganhou um na sorte. Os outros 99 foram na bola mesmo.
Troca de técnico enquanto é tempo, pai do João. Evolução estagnou muito.
O cara nao tem nem 19 anos e já tem que trocar de técnico segundo a turma do clube…
nessa ai acho que a turma do clube ta com razão, é melhor trocar agora do que esperar mais duas temporadas. Sinner, Fritz trocaram e olha o resultado.
Jogo muito fraco do João. Péssimas escolhas durante a partida. Deu sorte!
O mérito da “vitória” foi ter se mantido fisicamente apto. Na bola mesmo, o Fokina se encaminhava para fechar num 6/2 tranquilo até começar a passar mal. Tecnicamente falando dá impressão de uma certa estagnação desde Miami, quando atropelou o Humbert, venceu o Tien e perdeu uma batalha dura pro De Minaur. De lá para cá, nenhuma grande vitória ou atuação e alguma derrotas feias, como De Jong em Estoril e Chocolate em Toronto.
Não estou fazendo qualquer consideração a respeito disso (se é bom ou ruim, se é normal pela idade etc). Estou apenas constatando o que o “eye-test” mostra. O jogo continua se baseando em um bom saque e agressividade, sem variações e sem consistência (muitos ENFs). Para chegar entre os tops precisará acrescentar valências que ainda não estão rotineiramente no cardápio. Delas, a que mais me preocupa é a velocidade nas pernas. Ele me passa impressão de ter um upper-body muito pesado. Vamos ver como será contra o próximo adversário. Se for o Cobolli será chance de revanche.
Exatamente, foi exatamente ali depois da derrota dura pro de Minaur que o João estagnou a evolução, venha numa crescente e subindo degraus, masdali pra frente algo aconteceu ou se perdeu que ele estagnou nesse jogo top40. Que eh melhor que qq outro brasileiro nos últimos 10 ou 15 anos, lógico. Que eh melhor que qq outro garoto da geração dele, lógico. Que eh melhor do que muito top fazia aos 18 anos, lógico. Mas abaixo do potencial dele próprio.
Melhor que qq um da geração ainda está sub-judice. Mensik tem mais estrada, já é top 20 e ganhou M1000. Tien ta no cangote dele no ranking e ganhou este ano de Medvedev, Zverev, Shelton e Rublev. A única vitória marcante do Fonseca foi sobre Rublev. Acho que o João tem mais explosão, porém o Tien tem mais finesse. Impossível saber quem será melhor. Michelsen e Fils também estão mais sólidos e desenvolvidos. Todos têm mais estrada do que ele (exceto Tien), mas são da mesma geração. Olho também no Nikolai Budkov Kjaer que é da idade do João, faturou dois challengers em sequência e tá evoluindo.
Melhor comentário de todos! Acrescentaria apenas que, além da queda de nível, ele também me pareceu perder a confiança e a postura corporal tb não está legal. Está tudo interligado.
De qualquer forma, estar na terceira rodada jogando bem abaixo é uma ótima notícia. Os grandes campeões tb tem sorte. Vamos ver se ele aproveita e se solta um pouco com isso! Me parece um pouco preso. Sem a naturalidade que muitas vezes traz o brilho. Bora torcer pq tênis ele tem e muito.
O Fonseca continua cometendo um caminhão de enf,se continuar assim não irá muito longe nesse torneio.
Tá certo que João não jogou como esperado mas tem uma cabeça boa para reagir, enfrentou um espanhol arrogante e encardido de igual para igual a meu ver está no caminho certo, os adversários estão começando a conhecer João Fonseca. Vamos em frente.
Iria tomar um 6 x 0 no segundo set! Contou com a sorte. Tomara que esteja melhor na próxima rodada.
“Iria tomar…” Não há esse tipo de hipótese no tênis. João descreveu na entrevista como reagiu continuando no jogo até sentir as ondas mudarem pro seu lado. E mudou. E não por sorte mas sim pelo fato de que João continuou procurando formas de reagir. Quando do outro lado da quadra o oponente mostra dificuldades, chega a hora de capitalizar e João fez isso.
O Fockina desistiu porque viu que não daria mais para ele. Se o João não tivesse reagido o Fockina teria terminado o jogo.
Bom, se um tenista abre 4×0 no set que pode ser o final e de repente o físico apita ao ponto dele ir embora antes de o jogo acabar, não for sorte do outro, não sei o que é então.
Mais sorte que juízo,primeiro set equilibrado,mas segundo set estava terrível,não sei quando o espanhol começou a sentir,mas esse começo levando 4×0 foi preocupante
Me entristece ver que os haters do GE vieram pra cá, por favor eu imploro, voltem pro GE, aqui é um site de adultos, voltem pra lá para destilar seu ódio e veneno.
Jogou mal o Fonseca. Continua cometendo um número elevado de erros não forçados em bolas fáceis. Fez até um primeiro set razoável. Mas após perder o tie break, entrou no segundo set já derrotado, como aconteceu no jogo dele contra Draper em Indian Wells. Teve a sorte de Fokina ter se sentido mal ou colapsado fisicamente, do contrário teria perdido. Não vejo evolução nenhuma no jogo dele nos últimos meses, seja na parte técnica ou física. Respeito opiniões diferentes mas, para mim, ele evoluiu muito pouco desde o Australian Open. Sei que ainda é um jogador em formação, mas o momento não é animador, não… Vai fazer 19 anos e daqui a dois anos a idade não será mais desculpa.
É por aí
em primeiro lugar é a parte física que precisa melhorar ( força, explosão e movimentação ); e depois ele sera capaz de adotar um estilo mais batalhador para jogar rallies mais longos.
Outro jogo fraco. Nenhuma variação, talvez levasse um pneu no 2º set. Mas se deu bem, pode ganhar o 3º também.
É bom lembrar que o “picolé de chuchu” só foi campeão em Wimbledon, por causa de uma desistência pior do que essa. Mas a disputa do tie-break, é o que rolou até os 4×0, e bem preocupante. Que possa dar a volta por cima, fazer um Grand e jogo na 3ª rodada, e nos dar aquilo que o Brasil e o mundo espera da sua precocidade.
Deu sorte, muito a melhorar ainda….
João para avançar, precisa calibrar seu jogo, errar menos, seu jogo é bastante agressivo, está faltando encaixar mais seu jogo … esperemos que vá ganhando confiança
Por vezes, a sorte acompanha o campeão.
Deu sorte. Tava nas cordas. Sem a menor solidez. Quer decidir em duas bolas. Cadê o João campeão de Buenos Aires? Aquele tenista sabe construir os pontos. O hype vai acabar comprometendo a carreira do garoto.
João quase perde para ele mesmo. Fokina já entrou em quadra abatido. Só para exemplificar, no TB foram 5 ENF do João. Hj deu sorte.
João continua sem variação só dependendo do saque e das pancadas , precisa evoluir ser mais consistente , ter variação, não dá uma curta … jogar com spin alta variar ter paciência e trocar a equipe de treinadores
João passou sem méritos, muito feliz por ter avançado.
Mas têm que voltar a ser o João, cabeça no lugar.
Jogador totalmente superestimado pela Pachecada insana carente de ídolos
Kkkkkkkkkkkk o seu querido wild não é superestimado por Va Sá?
Jogo igual no 1o set . Fokina fez 3 pontos a mais que Joao .
E uma renca vem aqui dizer que Joao estava sendo surrado . Alzheimer ?
2o set o espanhol não desperdiçou os vacilos do Joao . Mas …peraí ! Lendo as bobagens aqui parece que Fokina saiu do quali ou é um tenista top 150 que ganhou WC . E não o cara que está fazendo seu melhor ano e com seu melhor ranking da carreira , #19 do mundo !!!
Os malucos perdem rápido a noção e as referências . Outro dia estavam aqui tendo chiliques quando nosso entao #1 Monteiro , perdia numas 4as de final do Bolívia , em algum challenger da vida na América do Sul .
E agora o chilique vem na mesma medida !
Kkkkkkkkkkkkkk
A gente tem de gargalhar !
Temos que equalizar as comparações, comparar o ranking do João aos 18 anos com os grandes jogadores com esta idade, vão ver que é sim uma ótima promessa. Vejo ele bem parecido com o Shelton, que hoje é 6°.
O João teve sorte e agora precisa analisar o jogo e corrigir os erros
No próximo jogo tem que ser mais agressivo e acertivo tambem nas trocas de bola
Ai pode chegar longe
O próprio João reconheceu na entrevista que estava sendo destruído mas ficou no jogo e acabou conseguindo vencer. Penso que obviamente ele queria a vitória mais pela habilidade do que pela sorte, mas não deixa de ser um mérito ele não desistir. Vide a Naomi Osaka na final de Montreal, que mesmo no páreo, mentalmente abandonou um jogo que ela estava vencendo e acabou derrotada.
Nossa, mas hj o João tava uma Inhaca, teve MT sorte do espanhol ter passado mal e desistido, tem que melhorar MT esses erros não forçados dele, erra demais
Fã ou hater?
Parabéns Fonseca.
Força para a sequência do torneio.
O João perdeu muitos jogos no detalhe jogando bem esse ano (Paul, Cobolli, Fritz, De Minaur), o que pode ter tirado um pouco da confiança. Agora mesmo Jogando mais errático, ganhou 2 jogos em Cincinatti e tem a 3a rodada bem acessível. Quem sabe não era o que faltava para voltar a confiança e o nível de desempenho do início de 2025?!
Parabéns pela vitória, João!! Tem suas chances contra o Cobolli!! Bora pra cima dele!
O fator sorte faz parte. J.F agora começa a enfrentar jogadores consistentes e eficientes. Novas situações. A fase do aprendizado. Passo a passo vai melhorar sua leitura de como vencer os advésários e lidar com as frustrações. Nem sempre vence quem é melhor, mas sim. Extrategista. J.F é inteligente e conta com uma equipe que lhe ajuda a entender o processo. A sorte esta ao lado de quem arrisca e ñ desiste msm qdo o jogo ñ esta fluindo.
Quem assistiu ao jogo do Sinner contra o Dimitrov na quarta rodada de Wimbledon, sabe bem que a sorte também faz parte do jogo. Se é que se pode falar em sorte quando se evidencia a falta de condição física. Neste quesito, o João estava mais bem preparado que o adversário, e foi o que decidiu a partida.
Um pouco de sorte ajuda também, agora é aproveitar a chave e ir o mais longe que puder. João terminará o ano no top 32 e será cabeça na Austrália.
Tem que aceitar a realidade, o João é um e será um jogador mediano.