Paris (França) – As duas primeiras jogadoras a estrearem e vencerem no torneio olímpico de tênis foram justamente as finalistas da edição mais recente de Roland Garros. Por conta da chuva na capital francesa, apenas as partidas nos dois estádios principais, com teto retrátil, foram realizadas até agora, fazendo com que Iga Swiatek e Jasmine Paolini fossem as responsáveis por abrirem a programação deste sábado nos Jogos de Paris.
Na Philippe Chatrier, a polonesa número 1 do mundo teve certa dificuldade no segundo set e chegou a ter quebra atrás, vendo a romena Irina Begu sacar para empatar o jogo no décimo game. No entanto, Swiatek mostrou sua força no saibro parisiense e reagiu na hora certa, vencendo três games consecutivos e marcando sua primeira vitória na competição, com placar final de 6/2 e 7/5.
Ela espera agora pela argentina Nadia Podoroska ou a francesa Diane Parry, que inicialmente estavam escaladas para o primeiro duelo da Quadra 14, mas o mau tempo não permitiu que nenhum jogo em quadras externas tenha sido iniciado ainda. Iga nunca enfrentou Parry na carreira e teve um encontro com Podoroska, justamente na semifinal de Roland Garros em 2020, ano de sua primeira conquista no torneio.
Paolini também bate uma romena
Se, há dois meses, Jasmine Paolini era considerada uma surpresa ao chegar na final do Grand Slam francês, agora ela chega como uma das principais candidatas a medalha. E a italiana começou muito bem sua campanha, superando também uma jogadora romena em sets diretos. Na Suzanne Lenglen, ela prevaleceu sobre Ana Bogdan por 7/5 e 6/3.
Na segunda rodada, Paolini já sabe que terá pela frente uma jogadora que vem de título na última sexta-feira no saibro europeu. Isso porque sua próxima adversária saíra do confronto entre a polonesa Magda Linette, campeã do WTA 250 de Praga, e a russa Mirra Andreeva, que levantou seu primeiro troféu no WTA 250 de Iasi, aos 17 anos de idade.
Em qualquer situação, Paolini não terá uma adversária inédita. Contra Linette, esse seria o segundo duelo no circuito, depois que a polonesa levou a melhor de virada na primeira rodada na grama de Birmingham. Já diante de Andreeva poderia haver um reencontro em Paris, depois que a italiana venceu cedendo apenas quatro games na semifinal de Roland Garros há menos de dois meses. Pouco antes, no saibro de Madri, foi a russa que se sobressaiu em sets diretos.
The first two matches of #Paris2024
Both the 2024 Roland Garros champion and runner-up starting play on Chatrier & Lenglen ✨#Olympics | #tennis pic.twitter.com/npYkZyAHT2
— ITF (@ITFTennis) July 27, 2024