Toronto (Canadá) – A tradicional série de torneios preparatórios para o US Open terá uma ligeira mudança na programação em 2024, por conta dos Jogos Olímpicos de Paris. As finais dos torneios de nível 1000 em Toronto, Montréal e Cincinnati estão marcadas para as próximas segundas-feiras, dias 12 e 19 de agosto. Já o Grand Slam nova-iorquino começa daqui a três semanas, no dia 26.
A adaptação no calendário foi feita para dar mais tempo de adaptação aos tenistas que saíram do saibro de Paris, especialmente os que chegaram nas rodadas finais, para o piso duro no Canadá. As chaves principais do Masters 1000 de Montréal e do WTA 1000 de Toronto só começam nesta terça, e não na tradicional segunda-feira como na maioria do circuito.
Com a mudança na programação, os torneios no Canadá terão quartas de final no sábado, semifinais no domingo e final apenas na segunda-feira. Lembrando que nenhum dos complexos dispõe de teto retrátil. E por isso, há chance de atrasos por chuva. A decisão feminina está marcada para às 19h (de Brasília) e a masculina às 20h30.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A situação de Cincinnati é parecida. O torneio já terá algumas partidas da primeira rodada na segunda-feira que vem. Mas nas fases finais, o esquema se repete. Quartas de final no sábado, 17 de agosto, semifinais no domingo, dia 18, e finais apenas na segunda-feira, dia 19. A diferença em relação ao Canadá é que homens e mulheres jogam no mesmo complexo, mas também não há quadras cobertas para o caso de chuva.
Deveria ser obrigatório os Masters 1000 terem ao menos 2 quadras com teto retrátil.
Ótima ideia, poderia ser copiado pelos outros torneios.