Miami (EUA) – Assim como havia acontecido na final de Hamburgo no ano passado, Arthur Fils voltou a superar Alexander Zverev e garantiu a última vaga nas quartas de final do Masters 1000 de Miami. Em jogo que estava inicialmente previsto para terça-feira à noite, mas foi adiado por chuva, Fils começou atrás no placar, mas buscou a virada com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4 em 2h de partida.
Aos 20 anos, Fils marca sua sexta vitória contra top 10 em 14 duelos com adversários deste nível. Apesar dos dois triunfos recentes contra Zverev, principal cabeça de chave em Miami e número 2 do mundo, o histórico de confrontos ainda é favorável ao alemão, que lidera por 3 a 2.
O jovem francês, que ocupa o 18º lugar do ranking, está com a melhor marca da carreira, depois de também ter chegado às quartas em Indian Wells. E com os resultados de momento, tem grandes chances de entrar no top 15 pela primeira vez. Seu próximo rival será o jovem tcheco de 19 anos Jakub Mensik, 54º do ranking.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Por outro lado, Zverev continua sem aproveitar o período de suspensão de Jannik Sinner para tentar disputar a liderança do ranking da ATP. O alemão veio ao saibro sul-americano e perdeu nas quartas de Buenos Aires e também no Rio Open. De volta à quadra dura, caiu nas oitavas em Acapulco e na estreia de Indian Wells.]
Allez Arthur 👏
The moment Arthur Fils became the first Frenchman to reach quarter-finals at Indian Wells and Miami in the same year since Monfils in 2016! #MiamiOPEN pic.twitter.com/lV4hBpC2jy
— Tennis TV (@TennisTV) March 26, 2025
Zverev foi superior durante o primeiro set. O alemão aproveitou sua única chance de quebra já no oitavo game da parcial e escapou de dois break-points quando sacava para fechar. Fils chegou a se queixar de dores nas costas, falando à sua equipe, e recebeu atendimento do fisioterapeuta.
O francês começou melhor na segunda parcial, venceu 12 pontos em 14 possíveis e abriu 3/0 no placar. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Já no terceiro set, Zverev chegou a liderar por 3/1, mas voltou a passar por momentos de oscilação no saque e sofreu duas quebras seguidas, permitindo ao rival abrir 5/3. Em vantagem, Fils não teve mais o saque ameaçado e fechou o jogo no primeiro match-point. O francês fez quase o dobro de winners, 25 a 13, e cometeu 35 erros contra 26 do alemão.
Sascha pegou a doença do Medvedev?…..só fica devolvendo bolinhas pro outro lado! Zero agressividade! Que fase!
Sempre pensei que o Zverev e o Tsitsipas conseguiriam pelo menos um Grand Slam. Mas nessa pegada que estão, sem tentar evoluir os seus jogos e chegando cada vez mais caras novas e com muito mais vontade e coragem, vai ficando cada vez mais difícil. Mas ainda torço para que não terminem zerados em Slams, o Medvedev, apesar da fase ruim que está, já tem o Slam dele e em cima do Djkovic.
EVGS, o Medvedev do Velho Testamento sacava demais e era muito agressivo! Sascha também o era! Foi campeão olímpico e do Finals jogando demais! Se tem um cara que merece um Slam, com certeza é ele
Ele vem perdendo muitos jogos para jogadores com ranking inferior
Com a saída do Zverev, pode ocorrer de não ter nenhum confronto entre top 10 até o final do torneio.
Caso não tenhamos uma final entre Djokovic e Fritz, teremos apenas “emergentes” no torneio.
Um sinal que existe uma má fase generalizada entre os top 10 do ranking.
(Sinner suspenso, Zverev e Alcaraz em má fase, Fritz já esteve melhor, Ruud em queda livre, Tsitsipas sem confiança, Djokovic sem ganhar um título da ATP a mais de 1 ano e meio, Rublev mais irado do que nunca, De Minaur sem potência para ocupar o posto, entre os 10, apenas Jack Draper em crescimento, mesmo assim, atropelado em Miami).
Alex sem potência mas atingiu o TOP 6 em julho/2024 . Retrospecto : De Minaur 6 x 0 Murray, De Minaur 2 x 4 Nadal , De Minaur 1 x 2 Djokovic, De Minaur 1 x 0 Wawrinka . Dos seus 9 Títulos , 6 nas Hards e 2 na Grama . Jack Draper perdeu em dois Tiebreaks para a sensação Tcheca Jacub Mensik, já TOP 50 aos 19 anos. Abs !
Olá Sérgio.
Até gosto do De Minaur, mostra muita resiliência com o estilo de jogo que prática (joga usando a força dos golpes do adversário), lembra um pouco o Ferrer (o espanhol muito superior), mesmo assim, atualmente, onde o “tênis moderno” é marretada e mais marretada, o australiano tem muitos méritos por ocupar a posição que ocupa.
Draper perdeu na primeira rodada (o atropelo se refere a quando).
Mensik é praticante do “tênis moderno”, pode até ser um Berdych, mas jamais será Lendl.
Acho que no masculino, com a queda do Alcaraz e a punição ao Sinner, o torneio abriu para o Djokovic ser campeão.
Zverev sem confiança é daí pra pior, como que ele com o saque que tem faz a proeza de perder seu saque 2x seguidas, após liderar o 3 set por 3×1?
Pelo visto ainda não passou o estrago mental da derrota na final do Ausopen
A quadra está tão lenta que Zverev em 3 Sets e duas horas, fez somente 13 WINNERS, com 6 Aces . Abs !
Vai ser curioso como Alcaraz e Sinner irão lidar com essa novíssima geração daqui a uns 2 anos. Fonseca, Fils, Mensik etc têm potencial para crescer demais e brigar lá no topo.
E o Zverev está ficando pra trás. Sei que parece bizarro falar isso de um cara 2 do planeta, só que diferente do multicampeão Djokovic, que volta e meia dá uma aula pra nova geração, o Zverev tem muita dificuldade e ainda não venceu um Grand Slam. Ele é ótimo jogador, imagino que ficará no top 10 por mais um bom tempo, mas a tendência é ser superado pela novíssima geração em poucos anos.
[…] Leia a matéria na integra em: tenisbrasil.uol.com.br […]
eu já disse , esse alemão “nunca” será #1 do mundo e provavelmente nunca ganhara um GS .Não tem (e nunca teve) a consistência necessária.
Olha, você pode até acertar a sua previsão, mas espero que erre no quesito Slam, porque um cara com o currículo que tem o Zverev até agora em grandes títulos, terminar sem um slam, seria triste.
7 ATP Masters 1000, 2 ATP Finals, 1 Ouro Olímpico e 3 finais de Slams, até o momento.
Sinner cada vez mais perto de bater o recorde de semanas consecutivas na liderança do ranking
É bem nítido que estamos passando por uma entressafra de jogadores . O Top 10 está vulnerável. Só temos o Sinner consolidado mas está suspenso.