Tóquio (Japão) – A decisão do ATP 500 de Tóquio será toda francesa. Abrindo a segunda-feira, Ugo Humbert precisou de três sets para derrotar o tcheco Tomas Machac. Em seguida, na última semifinal do dia, Arthur Fils levou a melhor sobre o dinamarquês Holger Rune em dois sets, garantindo a final entre os compatriotas. A decisão acontece às 7h (de Brasília) desta terça.
Apesar de bater Rune em sets diretos, Fils não teve moleza contra o cabeça de chave número 6 e sofreu para conseguir fechar o jogo, precisando de dois tiebreaks e seis match-points para levar a melhor no segundo desempate. No final, o francês prevaleceu e selou a vitória com o placar de 7/6 (10-8) e 7/6 (12-10), após 2h23 de jogo.
No primeiro set, nenhum dos dois tenistas conseguiu uma chance sequer de quebra e a definição foi no tiebreak, em que Fils foi superior, fechando no terceiro set-point que teve. O francês chegou a abrir 2/0 na segunda parcial, mas Rune se recuperou imediatamente e empatou o placar. No segundo desempate, o dinamarquês salvou cinco match-points e teve dois set-points antes de ser eliminado.
O triunfo de Humbert na primeira semi do dia teve um set a mais, mas demorou menos, sendo resolvido em 1h46. O francês largou na frente e venceu o primeiro set, mas perdeu o segundo e depois se recuperou para vencer o terceiro e ficar com a vaga na final, batendo Machac com parciais de 6/3, 3/6 e 6/2.
Será a quinta vez que os dois franceses medirão forças no circuito e Humbert tem total vantagem no retrospecto. Ele venceu as quatro partidas anteriores, perdendo apenas um set em nove disputados. Além disso, o canhoto de Metz tem também a seu favor uma invencibilidade em finais de ATP, tendo vencido todas as que disputou até então.
Final francesa em Tóquio. Fils disputará sua 4º final de ATP na carreira, e tenta o 3º título, o1º na hard. Humbert nunca perdeu uma final e nunca perdeu para o Fils. Fará sua 7º final de ATP e tenta o 7º título, o 6º no hard. Aposto no Humbert, mas a semana do Fils está afiada, ele pode aprontar.