Tóquio (Japão) – A final 100% francesa no ATP 500 de Tóquio desta terça-feira foi emocionante, teve match-point desperdiçado por Ugo Humbert e uma vitória de virada de Arthur Fils, que conquistou o terceiro título da carreira e o segundo da temporada. O tenista de 20 anos levou a melhor em batalha de 3h04, marcando parciais de 5/7, 7/6 (8-6) e 6/3 sobre o compatriota.
Esta foi a primeira final de ATP que Humbert perdeu na carreira. O canhoto de 26 anos havia vencido as seis decisões anteriores que disputara, entre elas as de Dubai e Marselha, na atual temporada. Ele agora tem seis títulos e um vice-campeonato no currículo.
A conquista de Fils não apenas quebrou a invencibilidade do compatriota em decisões, mas também acabou com sua freguesia no duelo. Isso porque os dois franceses se enfrentavam pela quinta vez e Humbert havia levado a melhor nos quatro duelos anteriores, perdendo apenas um set até então para o novo campeão de Tóquio,
O título na capital japonesa impulsionará Fils no ranking, levando o francês para o 21º lugar na lista da ATP, três acima do atual e apenas um abaixo de sua melhor marca (foi 20º em julho deste ano). Ele levará para casa uma premiação de US$ 340.010, enquanto o vice Humbert irá receber US$ 182.950.
Para chegar à terceira conquista na carreira, Fils não apenas teve que salvar um match-point no tiebreak do segundo set, mas também superou uma lesão na perna esquerda durante boa parte daquela parcial, que teve outro momento importante para ele no oitavo game, quando saiu de 0-40 para confirmar o serviço, levando a definição para o tiebreak, no qual venceu três ponto seguidos para empatar.
No terceiro e decisivo set, o jovem francês obteve uma quebra no final, abriu 5/3 e desta vez não deu mole, como fez na parcial inicial, quando chegou a abrir 3/2 e saque, deixando também escapar um break-point no nono game e três no 11º. Após a quebra, Fils confirmou o serviço e garantiu o título no torneio japonês.
Parabéns fils