Newport (EUA) – O suíço Roger Federer, 20 vezes campeão de Grand Slam, é o destaque da lista de indicados para a Classe de 2026 do Hall da Fama do Tênis Internacional, acompanhado pelo campeão do US Open de 2009, o argentino Juan Martin del Potro, e pela russa Svetlana Kuznetsova, quatro vezes campeã de Slam, entre simples e duplas.
Para serem eleitos para o Hall da Fama, os candidatos devem receber a aprovação de pelo menos 75% dos integrantes do grupo de votação oficial, composto por historiadores, membros do Hall da Fama e jornalistas. Há ainda uma votação dos fãs, que pode render entre um e três pontos percentuais de bônus para esses três indicados.
Federer é um dos oito homens na história do tênis a completar o Grand Slam de carreira em simples. Ele conquistou seu primeiro título importante aos 21 anos em Wimbledon em 2003, tornando-se o primeiro jogador masculino na história do tênis a ganhar 20 dos mais importantes títulos de simples no circuito.
Ele terminou sua carreira com um recorde de 237 semanas consecutivas como número 1 do mundo, 103 títulos de simples, o segundo maior número na Era Aberta, e foi eleito para receber o Prêmio Stefan Edberg de Esportividade da ATP 13 vezes. Além disso, Federer foi o Favorito dos Fãs da ATP por um recorde de 19 anos consecutivos, de 2003 a 2021.
Com uma carreira marcada por lesões, Del Potro soma 22 títulos conquistados ao longo de sua carreira. Em 2008, ainda adolescente, o argentino faturou quatro títulos de simples na ATP, acumulando uma sequência de 23 vitórias consecutivas. Em 2009, ele chegou à sua primeira final de Grand Slam e garantiu uma vitória em cinco sets no US Open.
Em 2016, Del Potro levou a Argentina ao seu primeiro título da Copa Davis e também conquistou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Kuznetsova conquistou títulos de simples no US Open de 2004 e em Roland Garros de 2009, além das duas taças que ergueu no Australian Open nas duplas em 2005 e 2012. Ao longo de seus 15 anos de carreira, conquistou 18 títulos de simples e 16 de duplas, alcançando o segundo lugar no ranking de simples e o terceiro lugar nas duplas. Defendendo a Rússia, ela tem três títulos da Billie Jean King Cup.
8 homens na história a conquistar um grandslam em simples? Tendi não
Acho que quis dizer ganhar os 4 slams. Tá confusa a matéria mesmo!
Ele quis dizer “career grand slam”. Ganhar todos os 4 grand slam, em simples, durante a carreira.
Tá mais facil o Hall of Fame ser indicado ao Roger Federer rs
Kkkkk, ia dizer que o Hall of Fame ia ficar famoso com a presença de Roger Federer!
Merecido demais o Federer ganhar. No feminino a russa Kustnetsova também merece muito.
Svetlana Kuznetsova era uma tenista super versátil. Chegou a fazer parceria de duplas com ninguém menos que Martina Navratilova em 2003 e foi vice no US Open. Curiosamente sua família era dedicada ao ciclismo e sua mãe foi 6 vezes campeã mundial com o irmão dela sendo medalhista olímpico. Mas ela não se interessava pelo ciclismo e sim pelo tênis. Lembra a história de Djokovic cuja família praticava o esqui em alto nível, mas ele optou pelo tênis. Aí já começa uma mentalidade vencedora destes jovens ao dizer não ao esporte tradicionalmente praticado pela família de maneira muito bem sucedida e se dedicar a um esporte totalmente diferente sonhando ser um grande campeão algum dia.
valeu. Interessante. Obrigado pelas informações.
Kuznetsova sempre foi uma das minhas tenistas favoritas e é super merecida sua indicação mas ela tem 2 títulos de Slan e não 4!
2 em simples e 2 em duplas, corrigiram o texto.
Nomearam Del Potro para ser NPC da cerimônia. Kkkkkkk. Nem vale a pena participar.
Não há uma disputa entre os três, que podem até entrar juntos. Basta que cada um dos indicados tenha aprovação de 75% dos votantes.
lembrete oportuno (para ver se vc recupera um pouco de respeito):
Argentina já tem dois no Hall da Fama:
Gabriela Sabatini e Guillermo Vilas
Brincadeira é o Federer não estar no Hall ainda.