Málaga (Espanha) – A temporada da polonesa Iga Swiatek ganhou um ponto final na última segunda-feira com a derrota da Polônia para a Itália nas semifinais da Billie Jean King Cup. A número 2 do mundo venceu seu jogo de simples contra Jasmine Paolini de virada, mas acabou derrotada nas duplas com Katarzyna Kawa e viu sua equipe levar a pior na série por 2 a 1.
“Honestamente, acho que nunca estive tão cansada antes, especialmente depois do último jogo que disputamos. Mesmo assim não me arrependo, lutei por cada ponto. Talvez tenha chegado um ponto em que eu poderia ter ajustado tudo um pouco melhor, mas errei taticamente. No geral acho que lutamos bem até o fim, demos tudo em quadra”, analisou a polonesa.
Swiatek acredita que não foi tão consistente na partida contra Paolini, apesar da vitória. “Acho que meu nível de energia estava muito baixo no segundo set, mas consegui melhorar no terceiro. Não sei o porquê, apenas me senti melhor no terceiro. Ainda assim, acho que poderia ter feito mais”, comentou a vice-líder do ranking.
Com o corpo dolorido da semana, a polonesa já começa a pensar no próximo ano. “Fiz ótimas partidas esta semana, foram jogos muito disputados e foi bom vencer os jogos individuais nos momentos importantes. Agora vou começar 2025 com novos objetivos, estou ansiosa por isso, pois não tive muito tempo para treinar com o Wim (Fissette), então será bom tentar coisas”, comentou.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ao fazer um balanço do ano, Iga disse que defender o número 1 em 2024, enquanto esteve na ponta, foi menos pesado do que no passado. “Acho que essa temporada foi mais fácil para mim na hora de jogar como número 1 do mundo e carregar aquele peso nas costas. No ano passado lutei muito com isso, mas em 2024 fiz muitos progressos nesse sentido”, analisou a agora segunda colocada na WTA.
“É claro que a temporada pareceu muito diferente para mim depois de Roland Garros, mas a primeira parte do ano foi quase perfeita. Na segunda parte houve mais altos e baixos, por isso vou precisar de tempo para analisar tudo e repetir torneio a torneio”, finalizou Swiatek.
Vi o jogo. Com a parceira aquela estava didícil.