Santiago (Chile) – Os Estados Unidos defenderam os títulos das Copas Davis e Billie Jean King Cup Junior na tarde deste domingo, em Santiago. A equipe feminina é a maior campeã da competição com 10 títulos, sendo quatro seguidos e sete dos últimos oito. Já o time masculino, que havia encerrado um jejum de dez anos na edição passada, e conquistou o quinto título na história.
A final masculina foi contra o Japão, em que Andrew Johnson derrotou Takahiro Kawaguchi por 6/4 e 6/3. E na sequência, Michael Antonius derrotou Kanta Watanabe por 6/3 e 6/2. O time norte-americano também contou com Jordan Lee. O trio norte-americano campeão em 2025 é totalmente renovado em relação à edição passada.
Na decisão feminina, os Estados Unidos venceram a França por 2 a 0. A série começaou com Kristina Penickova vencendo Cindy Langlais por 6/2 e 6/0. E na sequência, a número 1 juvenil Julieta Pareja superou Ksenia Efremova por 6/3 e 6/2. As duas norte-americanas também fizeram parte do time campeão do ano passado. O trio também contou com Annika Penickova, irmã gêmea de Kristina.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Esta é a quarta vez que os Estados Unidos vencem as duas competições, repetindo as campanhas de 2008, 2014 e 2024. A Austrália conseguiu essa façanha em 1987, enquanto a Alemanha ganhou os dois torneios em 1989.
Brasil encerra a participação com vitórias

O Brasil encerrou a participação na Copa Davis Junior em nono lugar, após a vitória por 2 a 0 contra a Eslováquia. Livas Damazio venceu Andrej Adamovic por 6/2 e 6/3, enquanto Leonardo Storck superou Leon Sloboda por 7/6 (7-5) e 6/4. Além dos dois mato-grossenses, o trio contou com o catarinense Carlos Lino. O capitão foi Fernando Valle.
“O nível técnico foi altíssimo, como esperávamos. Estivemos em um grupo muito forte, com os Estados Unidos, além de Alemanha e Eslováquia, equipes europeias muito consistentes”, destacou o capitão Fernando Valle. “Mesmo sem avançar para o top 8, conseguimos reagir muito bem na segunda fase e terminamos campeões da nossa chave, com vitórias sobre Canadá, China e Eslováquia. Os meninos evoluíram muito em atitude, entrega e concentração. Foi uma experiência valiosa e motivo de orgulho representar o Brasil nessa competição”.
Já na Billie Jean King Cup Junior, o Brasil terminou na 11ª posição e com vitória por 2 a 1 contra o Canadá. A gaúcha Ana Cruz perdeu de Lily Rochon por 6/1 e 6/2. Na sequência, Nauhany Silva bateu Andrea Cabio por 6/2 e 6/1. Ana Cruz e Nauhany Silva superaram Andrea Cabio e Laurence Demers por 6/4, 6/7 (2-7) e 10-7. A equipe do capitão Mario Mendonça também contou com a paulista Nathalia Tourinho.
“Foi uma semana muito positiva e desafiadora. Tivemos confrontos equilibrados, com cinco duelos sendo decididos nas duplas, o que serviu como um grande teste para nossas jogadoras. A Ana e a Nauhany mostraram evolução, entenderam melhor os conceitos e terminaram o torneio em alta, com resiliência e boas vitórias. Saímos satisfeitos, embora sempre com vontade de ir além”, avaliou Mário Mendonça
Em 2022, o Brasil conquistou o título da Copa Davis Junior, com equipe formada por João Fonseca, Gustavo Almeida e Pedro Rodrigues. A melhor campanha no feminino foi o terceiro lugar de 2012, com Bia Haddad Maia, Carol Meligeni e Ingrid Martins.













Nahuany imbativel…. impressionante…. se tivesse outra no nivel dela, ganhava o campeonato