EUA defendem os títulos da Davis e BJK Cup Junior, Brasileiros em 9º

Foto: Marcelo Hernandez/ITF

Santiago (Chile) – Os Estados Unidos defenderam os títulos das Copas Davis e Billie Jean King Cup Junior na tarde deste domingo, em Santiago. A equipe feminina é a maior campeã da competição com 10 títulos, sendo quatro seguidos e sete dos últimos oito. Já o time masculino, que havia encerrado um jejum de dez anos na edição passada, e conquistou o quinto título na história.

A final masculina foi contra o Japão, em que Andrew Johnson derrotou Takahiro Kawaguchi por 6/4 e 6/3. E na sequência, Michael Antonius derrotou Kanta Watanabe por 6/3 e 6/2. O time norte-americano também contou com Jordan Lee. O trio norte-americano campeão em 2025 é totalmente renovado em relação à edição passada.

Na decisão feminina, os Estados Unidos venceram a França por 2 a 0. A série começaou com Kristina Penickova vencendo Cindy Langlais por 6/2 e 6/0. E na sequência, a número 1 juvenil Julieta Pareja superou Ksenia Efremova por 6/3 e 6/2. As duas norte-americanas também fizeram parte do time campeão do ano passado. O trio também contou com Annika Penickova, irmã gêmea de Kristina.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Esta é a quarta vez que os Estados Unidos vencem as duas competições, repetindo as campanhas de 2008, 2014 e 2024. A Austrália conseguiu essa façanha em 1987, enquanto a Alemanha ganhou os dois torneios em 1989.

Brasil encerra a participação com vitórias
Leonardo Storck, Livas Damazio, Carlos Lino e o capitão Fernando Valle (Foto: CBT)

O Brasil não pôde contar com seus dois jogadores mais bem colocados nos rankings mundiais juvenis, o goiano Guto Miguel e a potiguar Victória Barros. Desde o ano passado, a posição oficial da Confederação é de que não houve acordo contratual entre patrocinadores pessoais dos tenistas com o fornecedor de material esportivo da entidade. Victória, que treina na França e anunciou recentemente a chegada do técnico espanhol David Sunyer Capell, disputa na próxima semana o ITF W15 de Antalya, torneio profissional na Turquia. Guto, que foi semifinalista do US Open juvenil, também está em processo de transição ao tênis profissional, já com um título de challenger nas duplas na Costa do Sauípe.

A equipe masculina do Brasil encerrou a participação na Copa Davis Junior em nono lugar, após a vitória por 2 a 0 contra a Eslováquia. Livas Damazio venceu Andrej Adamovic por 6/2 e 6/3, enquanto Leonardo Storck superou Leon Sloboda por 7/6 (7-5) e 6/4. Além dos dois mato-grossenses, o trio contou com o catarinense Carlos Lino. O capitão foi Fernando Valle.

“O nível técnico foi altíssimo, como esperávamos. Estivemos em um grupo muito forte, com os Estados Unidos, além de Alemanha e Eslováquia, equipes europeias muito consistentes”, destacou o capitão Fernando Valle. “Mesmo sem avançar para o top 8, conseguimos reagir muito bem na segunda fase e terminamos campeões da nossa chave, com vitórias sobre Canadá, China e Eslováquia. Os meninos evoluíram muito em atitude, entrega e concentração. Foi uma experiência valiosa e motivo de orgulho representar o Brasil nessa competição”.

Já na Billie Jean King Cup Junior, o Brasil terminou na 11ª posição e com vitória por 2 a 1 contra o Canadá. A gaúcha Ana Cruz perdeu de Lily Rochon por 6/1 e 6/2. Na sequência, Nauhany Silva bateu Andrea Cabio por 6/2 e 6/1. Ana Cruz e Nauhany Silva superaram Andrea Cabio e Laurence Demers por 6/4, 6/7 (2-7) e 10-7. A equipe do capitão Mario Mendonça também contou com a paulista Nathalia Tourinho. Naná venceu todos os seis jogos de simples que disputou na competição e agora segue para Austrália, onde defende a equipe profissional do Brasil na Billie Jean King Cup, junto com Laura Pigossi, Ana Candiotto, Luísa Stefani e Ingrid Martins.

“Foi uma semana muito positiva e desafiadora. Tivemos confrontos equilibrados, com cinco duelos sendo decididos nas duplas, o que serviu como um grande teste para nossas jogadoras. A Ana e a Nauhany mostraram evolução, entenderam melhor os conceitos e terminaram o torneio em alta, com resiliência e boas vitórias. Saímos satisfeitos, embora sempre com vontade de ir além”, avaliou Mário Mendonça

Em 2022, o Brasil conquistou o título da Copa Davis Junior, com equipe formada por João Fonseca, Gustavo Almeida e Pedro Rodrigues. A melhor campanha no feminino foi o terceiro lugar de 2012, com Bia Haddad Maia, Carol Meligeni e Ingrid Martins.

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leandro Meneoli
Leandro Meneoli
3 meses atrás

Nahuany imbativel…. impressionante…. se tivesse outra no nivel dela, ganhava o campeonato

Julio cabrales
Julio cabrales
3 meses atrás
Responder para  Leandro Meneoli

Que tal a victoria barros ?

Jose
Jose
3 meses atrás
Responder para  Julio cabrales

Vamos deixar um pouco victoria por favor o brasil precisa seguir sem ela

Everaldo
Everaldo
3 meses atrás

Penso que o numeo de vitórias da Nauhany é record brasilero em uma única edição.

Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.
Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.