São Paulo (SP) – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Ibope Repucom divulgou o estudo Women and Sports, que reúne insights sobre o crescente interesse feminino por esportes e o relacionamento delas com diferentes aspectos do universo esportivo.
O estudo revela que o interesse médio do público brasileiro pelas 30 modalidades esportivas mais populares cresceu 15% desde 2020. No entanto, o destaque fica para o público feminino, que apresentou um aumento de 20% no interesse médio por esportes, o dobro da evolução registrada entre os homens (+9%).
Entre os 15 esportes mais populares do Brasil, algumas modalidades se destacaram pelo crescimento expressivo do interesse entre as mulheres nos últimos anos. O tênis aparece com crescimento de 33%, atrás apenas do skate, com aumento de 48%, e à frente do futebol de areia (+31%), futsal (+27%) e atletismo (+22%). Embora a penetração desses esportes entre o público feminino ainda seja inferior à masculina, a taxa de crescimento do interesse das mulheres superou a dos homens em todas essas modalidades.
Vôlei e ginástica seguem como os mais admirados pelas mulheres
O estudo também aponta as modalidades que mais despertam o interesse do público feminino. O vôlei lidera com 70% de preferência, seguido de perto pela ginástica olímpica (69%), natação (65%), vôlei de praia (61%) e futebol (60%). Em quatro dessas cinco modalidades, o interesse feminino supera o masculino, com o futebol sendo a única exceção.
“O crescente interesse das mulheres no universo esportivo e sua relevância para o desenvolvimento do esporte no Brasil é notável. Esse avanço reforça a necessidade de um olhar estratégico e direcionado para as expectativas e demandas do público feminino por parte de organizações e entidades esportivas, marcas patrocinadoras e demais envolvidos na experiência e engajamento dos fãs”, afirma Danilo Amâncio, coordenador de Marketing do Ibope Repucom.
Mulheres são maioria entre novos praticantes de atividades físicas
O estudo revela que a adoção de atividades físicas tem crescido significativamente no Brasil, com índices semelhantes entre homens e mulheres. Entre a população conectada, 8 em cada 10 brasileiros adultos declararam ter praticado algum tipo de atividade física (de qualquer nível de dificuldade ou frequência) em suas rotinas no último ano. Este comportamento atinge 79% das mulheres, contra 84% dos homens.
Desde 2020, o número de brasileiros que incorporaram qualquer atividade física à rotina aumentou em 30%, totalizando quase 21 milhões de novos praticantes. Dentro desse movimento, as mulheres tiveram papel central, com participação de 60% entre os novos praticantes. As mulheres ultrapassam os homens na prática de 8 das 15 atividades físicas mais populares no país, entre elas o pilates, yoga, hidroginástica e dança.
“O protagonismo feminino entre os novos praticantes de atividades físicas sinaliza a crescente conscientização sobre a importância da atividade física e do wellness na rotina das mulheres. Esse movimento, além de transformar hábitos para um estilo de vida focado no equilíbrio entre corpo, mente e bem-estar emocional, também abre oportunidades para diversos segmentos de mercado desenvolverem serviços, produtos, experiências e conteúdos mais alinhados a esse público”, afirma Danilo Amâncio.