Cincinnati (EUA) – A estreia de Carlos Alcaraz no Masters 1000 de Cincinnati precisou ser suspensa por chuva. Finalista na edição passada do torneio, o número 3 do mundo vencia o francês Gael Monfils, ex-top 10 e atual 46º do ranking, por 6/4 e 6/6 quando a disputa foi interrompida. Mas Monfils tinha 3-1 no tiebreak da segunda parcial. O espanhol busca sua terceira vitória contra o francês e ele ainda não perdeu sets para o experiente rival de 37 anos. A partida só será reiniciada na sexta-feira.
Quem vencer a partida desta quinta-feira enfrentará enfrenta nas oitavas o dinamarquês Holger Rune, 16º do ranking, que derrotou o português vindo do quali Nuno Borges, 39º colocado, por 6/3 e 7/6 (10-8). O espanhol lidera o histórico de confrontos contra Rune por 2 a 1 e venceu o duelo mais recente, na campanha para o título de Wimbledon do ano passado.
Vindo da disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, onde foi medalhista de prata, Alcaraz não atuou no Masters 1000 de Montréal na semana passada e joga apenas este torneio preparatório para o US Open. O jovem jogador de 21 anos acumula 38 vitórias e sete derrotas na temporada, com títulos em Indian Wells, Roland Garros e Wimbledon.
“Deliciously good” 😎
The otherworldly drop shot of @carlosalcaraz #CincyTennis pic.twitter.com/IrRf7uHWtm
— Tennis TV (@TennisTV) August 15, 2024
Por sua vez, Monfils nunca enfrentou Rune no circuito. O francês, que perdeu na estreia em Paris, jogou no Canadá na semana passada e também não conseguiu avançar. Mas na rodad de estreia em Cincinnati, realizada na última quarta-feira, ele superou o australiano Alexei Popyrin, campeão em Montréal.
Alcaraz não correu riscos no 1º set, mas salvou set-point no 2º
Jogando nas rápidas condições de Cincinnati, que favorecem os melhores sacadores e com pontos definidos em poucas trocas, Alcaraz construiu vantagem logo cedo. Ele fez 12 pontos em 14 possíveis para vencer três games seguidos e sair liderando por 3/1. O espanhol não enfrentou break-points no primeiro set e cedeu apenas oito pontos em seus games de serviço na parcial.
Highway Lobbery 😜@carlosalcaraz #CincyTennis pic.twitter.com/NrihHwSBVL
— Tennis TV (@TennisTV) August 16, 2024
Já no segundo set, Monfils sobreviveu a seis oportunidades de quebra, quatro delas no mesmo game, e não sofreu quebras, mas também não conseguia ameaçar o serviço do espanhol. O francês deu um pequeno susto depois de sentir um desconforto na parte posterior da coxa, quando ele tentava executar um voleio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A parcial seguiu equilibrada, sendo que o francês teve um set-point quando liderava por 6/5, mas perdeu a chance ao arriscar uma curtinha e não ter sucesso. Ainda assim, Monfils estava à frente no tiebreak quando começou a chover.
Cinco jogos foram prejudicados na rodada noturna
Após diversas tentativas de recomeçar a rodada, a organização do torneio decidiu encerrar a programação desta quinta-feira. A chave masculina ainda tem um jogo não iniciado, entre o norueguês Casper Ruud e o canadense Félix Auger-Aliassime. Já na chave feminina, são dois jogos em andamento, Qinwen Zheng contra Magdalena Frech, enquanto Anastasia Pavlyuchenkova enfrenta Caroline Wozniacki. Não foi iniciado o jogo entre Jessica Pegula e Karolina Muchova.
Play has been suspended due to rain ☔️ @CincyTennis | #CincyTennis pic.twitter.com/5tVuRRpMlE
— ATP Tour (@atptour) August 16, 2024
Tudo conspirando pro Alcaraz se safar de uma derrota que, embora improvável, já se mostrava possível. Monfils errou aquele voleio/smash colado na rede no saque do Alcaraz, (4/3 pro Monfils) e 15×30. Faria 15×40, depois venceria o game (pois ganhou um ponto quando Alcaraz estava com 30), consequentemente levando o set pq viria a confirmar o serviço de forma tranquila. Impressionante como 1 ponto jogado fora pode mudar completamente a história de um jogo, mas… erro dele, bom pro Alcaraz. Agora, ele tava melhor e vencendo o tie break por 3×1 e começa a chuva só pra ele perder o momento. Chuto que o Alcaraz vira esse tie break mesmo e ganha o jogo.
Essa é a história da carreira do Monfils: atlético,talentoso, mas nas horas decisivas sempre errou bolas que normalmente não erraria.
Pois é, nada mais icônico que aquele jogo contra o Djokovic em Dubai 2020. Ele vencia por 1×0, estava no tie break do 2º set, vencia por 6×3 e tinha 2 saques. Fez a proeza de perder os 2, perder o tie break por 10×8 e tomar um vareio de 6/1 no 3º set.
E acabou que o Gael cometeu o crime kkkkkk. Alcaraz resolveu ser doutrinado pelos sub 40. Parece que tá repetindo o ano passado, morreu depois de Wimbledon.
Vou repetir novamente. É uma vergonha um torneio Masters 1000 não ter pelo menos duas quadras com teto retrátil.
Verdade