Eala elimina a top 15 Clara Tauson e faz história para as Filipinas

Alexandra Eala (Foto: Ben Solomon/USTA)

Nova York (EUA) – Como tem sido comum durante a atual temporada do circuito, Alexandra Eala voltou a fazer história para o tênis das Filipinas e marcou a primeira vitória de seu país em uma chave principal de Grand Slam na Era Aberta. Em sua estreia no US Open, a canhota de 20 anos e 75ª do ranking eliminou a dinamarquesa Clara Tauson, número 14 do mundo, por 6/3, 2/6 e 7/6 (13-11). A filipina estava perdendo o último set por 5/1 e buscou a virada.

Eala teve como grande resultado na temporada a semifinal do WTA 1000 de Miami, onde venceu três campeãs de Grand Slam, Jelena Ostapenko, Madison Keys e Iga Swiatek. A filipina também disputou sua primeira final de WTA este ano, na grama de Eastbourne e fez suas primeiras participações em chaves principais de Slam em Roland Garros e Wimbledon, mas sem conseguir avançar. Em Nova York, ela já foi campeã juvenil em 2022.

A próxima adversária de Eala no US Open pode ser a espanhola Cristina Bucsa ou a norte-americana Clarie Liu. Já Tauson vinha de uma boa campanha nos torneios preparatórios e chegou à semifinal do WTA 1000 de Montréal.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Depois de ter vencido o primeiro set com duas quebras, Eala teve dificuldades com saque na segunda parcial e perdeu três games de serviço. Já no terceiro set, Tauson abriu grande vantagem e não havia enfrentado break-points até o momento em que fez 5/1. A dinamarquesa perdeu as duas chances de sacar para o jogo e, em uma das quebras, cometeu dupla-falta no break-point. Houve ainda uma paralisação da partida no 5/4 para revisão por vídeo de um ponto vencido por Eala. Empurrada pela torcida, a filipina foi superior no tiebreak decisivo, mas só fechou o jogo no quinto match-point.

História também para a Indonésia com Janice Tjen

Outra tenista asiática que fez história para seu país foi Janice Tjen, de 23 anos e vinda do quali. A atual 149ª do ranking conseguiu a primeira vitória da Indonésia em Grand Slam em 22 anos ao superar a russa Veronika Kudermetova, 25ª do ranking e semifinalista de Cincinnati, por 6/4, 4/6 e 6/4.

Tjen é a primeira tenista da Indonésia a disputar uma chave principal de Grand Slam desde Angelique Widjaja no US Open de 2004. E consegue a primeira vitória do país desde 2003, em Wimbledon, com a própria Widjaja. A próxima adversária será a britânica Emma Raducanu, campeã em 2021.

Subscribe
Notificar
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vivi
Vivi
4 horas atrás

Nossa, o que rolou com a Tauson? 5 a 1 no terceiro set e conseguiu perder? Não assisti ao jogo, mas pelo visto foi um bom jogo.

Marcos Souza
Marcos Souza
3 horas atrás
Responder para  Vivi

Ficou incomodada com a torcida toda empurrando a Filipina que foi guerreira e não desistiu em nenhum momento!

Ramires
Ramires
3 horas atrás

Mds que jogo, tauson ficou tentando criar coisa onde nn tinha naquela bola lá, jogao nenhuma desistiu em nenhum momento

JClaudio
JClaudio
2 horas atrás

Jogo nervoso, um sobe e desce incrível, o final foi épico, o desempate refletiu bem os nervos das jogadoras
Muito bom ver, tenistas de lugares distantes, do mundo do tênis, chegando, Filipinas e Indonésia estão na segunda rodada de um slam, que os africanos consigam adentrar nos grandes torneios, um bom sinal.

Elizeu Ferreira de carvalho
Elizeu Ferreira de carvalho
1 hora atrás

Essa Ela é guerreira, ela não desiste fácil!

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.