E a festa italiana continua

Em apenas oito dias, o tênis italiano conquistou três títulos de peso no circuito internacional, sacramentando o país como a grande potência atual do tênis. No domingo passado, Jannik Sinner ratificou o número 1 do mundo com a conquista inédita para os italianos no ATP Finals e logo em seguida a Itália levantou pela quinta vez o mundial por equipes, a Billie Jean King Cup, no rastro da grande sensação da temporada, Jasmine Paolini. E neste domingo, veio o bicampeonato da Copa Davis, outra vez sob a regência de Sinner. Não é de causar inveja?

Sinner marca novas façanhas. É o primeiro profissional a encerrar uma temporada com dois troféus de Grand Slam, o título do Finals e a conquista da Copa Davis. Também iguala o feito de Roger Federer de 2005 ao ganhar ao menos um set em todas as partidas disputadas. Na verdade, venceu 73 e perdeu apenas seis, um retrospecto assombroso num momento em que se imaginava que dificilmente um tenista fora do Big 4 dominaria o calendário tão cedo.

Além da qualidade técnica evidente, vale ressaltar o salto de resistência física que Sinner obteve. Depois de Wimbledon, fez uma sequência exigente no piso duro, que começou com as quartas no Canadá e seguiu com as campanhas perfeitas em Cincinnati e no US Open. Fez depois a final de Pequim e faturou Xangai e Turim. Ou seja, foram 34 partidas desde 12 de agosto, das quais venceu 32 e só perdeu duas.

Esta foi no geral a terceira Copa Davis que a Itália levantou. Em 1976, Adriano Panatta conduziu o time ao título em cima do Chile, um ano também espetacular para o italiano, que incluiu os troféus de Roma e de Roland Garros, deixando pelo caminho nada menos que Bjorn Borg.

Já as meninas recuperaram a BJK Cup depois de 11 anos de espera e do frustrante vice do ano passado diante das canadenses. São agora cinco vitórias, sendo quatro entre 2006 e 2013, um período também fértil para as meninas italianas, que tinham Francesca Schiavone, Flávia Pennetta, Roberta Vinci e a mesma Sara Errani que foi fiel parceria de Paolini neste ano em campanhas importantes e na medalha de ouro olímpica.

A BJK Cup coroou o grande e inesperado ano de Paolini, que beirava o top 50 quando ganhou o 1000 de Dubai, em fevereiro, e aí adquiriu enorme confiança, a ponto de decidir tanto Roland Garros como Wimbledon em simples, numa adaptação espetacular aos dois universos tão distintos do saibro e da grama.

A Itália se torna assim apenas o quinto país a vencer as duas principais competições por equipe do tênis mundial no mesmo ano, algo que só parecia possível às grandes potências. Os norte-americanos fizeram isso sete vezes, a mais recente em 1990; os australianos, três vezes; e tchecos e russos, uma.

Criticada duramente pelas mudanças que autorizou na Davis, a ITF divulgou números para comemorar sucesso em 2024. Houve participação recorde de 157 países (e mais dois jogarão em 2025) e a cobertura da fase final de Málaga foi mostrada na TV de 151 países. Os canais de mídia social da Davis atingiram 65 milhões de vídeos vistos. Mas o dado mais importante foi mesmo comercial: 21 patrocinadores bancaram esta fase final, nove a mais do que no ano passado.

Murray e Djokovic surpreendem

Sem que ninguém esperasse, o escocês Andy Murray anunciou ter aceitado treinar Novak Djokovic ao longo da pré-temporada para 2025 e acompanhará o sérvio no Australian Open de janeiro, onde Nole buscará o 11º título e o 25º troféu de Grand Slam. É bom lembrar que Murray perdeu todas as cinco finais que disputou em Melbourne, quatro delas para Djokovic.

Não consigo imaginar o que Murray poderá acrescentar em termos técnicos ou estratégicos para seu pupilo, ainda mais que ele acaba de finalizar sua carreira e nunca teve qualquer experiência anterior nesse campo.

Parece ser muito mais uma questão motivacional, já que o escocês sempre teve um espírito guerreiro em quadra e Nole passou por uma temporada 2024 um tanto difícil, com atuações muito abaixo de seu padrão, cirurgia no joelho e apenas uma final de Grand Slam, que obviamente se salvou com a histórica medalha de ouro em Paris.

Que os dois serão a máxima atração em Melbourne, ninguém duvida.

142 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcelo Costa
Marcelo Costa
10 dias atrás

Sinner é brilhante e nos brindará por anos com esse tênis moderno, prático, técnico e simples, aliás simplicidade é sua tônica
O tênis se rende a Itália, domina entre os homens e as meninas que grata surpresa.
Novak e Murray acho o máximo, tecnicamente terá pouco a agregar, mas eu quero ver o punho cerrado do escocês ao ver uma vitória do “pupilo:”

SANDRO
SANDRO
9 dias atrás
Responder para  Marcelo Costa

A chegada do MURRAY na equipe do DJOKOVIC tem um fator motivacional, após a aposentadoria de NADAL e do próprio MURRAY em 2024… DJOKOVIC quer alguém do BIG 4 em quadra para continuar motivado…

Jonas
Jonas
10 dias atrás

Sinner é impressionante, espero que siga evoluindo. Ele é muito jovem, ainda pode e precisa melhorar no saibro, principalmente.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Jonas

Jura ??? . JANNIK SINNER levou o Campeão Carlos Alcaraz ao Quinto Set na Semifinal de Roland Garros 2024. Onde estava o Mestre Jonas já que não dava pra torcer contra os dois ao mesmo tempo???. kkkkkkkk. Abs!

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sempre você falando bobagens pra variar um pouco. Onde eu disse que Sinner é ruim no saibro? Mas ele não ganhou nada ainda lá de relevante, fato.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Jonas

Alguém que faz Semi num SLAM é pouco pro sabichão? . Ainda mais no Saibro de RG e em 5 Sets com o Campeão ? . Bobagens somente o que Postas neste espaço Jonas …rs. Este FATO!!! . É ridículo. Abs !

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Pode fazer trocentas semis, lógico que isso não é suficiente, o Sinner é top 1 do mundo, tem que entrar pra vencer qualquer torneio, principalmente Grand Slam.

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E eu não estou falando só de Roland Garros, o Sinner ainda não venceu Monte Carlo ou Roma, ele precisa fazer mais no piso.

Felipe
Felipe
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Qdo convém, números importam…

Jonas
Jonas
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

e claro, torci e torcerei para o Sinner, que hoje é muito mais consistente que o Alcaraz.

SANDRO
SANDRO
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

JONAS está corretíssimo, SINNER pode evoluir muito no saibro sim… O próprio DJOKOVIC evoluiu no saibro após os 30 anos de idade , então por quê SINNER, que é muito mais novo, não poderia evoluir??? Só porque você não quer???

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  SANDRO

Novamente. O Sr se dirigiu a pessoa errada …

Maurício Luís *
Maurício Luís *
10 dias atrás

Pergunta do Dalcim: ” Não é de causar inveja?” Realmente. Os italianos ficaram com o título, e nós com a inveja.
E o Sinner com um segundo semestre apoteótico. Títulos e mais títulos regados a 6 milhões de petrodólares num único torneio exibição. Seria perfeito o cenário, não fosse a formiga do recurso da WADA entrando no seu açucareiro.

SANDRO
SANDRO
9 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Essa bolada de grana árabe que o SINNER ganhou provocou inveja em muitos desafetos … Principalmente no fanfarrão do KYRGIOS , que nunca seria convidado para esse SIX KINGS…

Fábio
Fábio
10 dias atrás

Dalcim, não achas uma ironia o cara que perdeu 4 finais pra Djoko na Austrália, agora ser seu treinador, a começar ali mesmo em Melbourne?

Lucas
Lucas
10 dias atrás

Murray é praticamente uma cópia do servio na maneira de jogar e etc, mas, incrivelmente, o palito de fósforo é um pouco mais agressivo, mas são dois pushers natos, sendo que o escocês é mais habilidoso.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Lucas

Uma habilidade descartável, olhando para os dois, não?

André Borges
André Borges
9 dias atrás

Djoko tem o carisma de um cacto e não ser amado sempre foi seu calcanhar de Aquiles e sua grande frustração. Já reclamou disso em trocentas entrevistas. Creio que contratar o Murray um cara reconhecidamente cool e carismático é muito mais nesse sentido já que tecnicamente não há muito o que acrescentar mesmo.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
9 dias atrás
Responder para  André Borges

Sinner fez um ano primoroso. Para que tenhamos uma perspectiva:

– 92,41% de rendimento. 9º melhor % anual da era aberta. 73 wins/6 losses.

– 94.83% de rendimento nas hard-courts. 3º (!) no ranking geral na era aberta. 55 wins/3 losses.

Que ano!

Última edição 9 dias atrás by Marcelo Reis
Joselito
Joselito
9 dias atrás
Responder para  Marcelo Reis

Foi realmente uma temporada de GOAT. Mas só o tempo para ver aonde pode chegar.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
9 dias atrás
Responder para  André Borges

Djoko não ser amado está longe de ser verdade. Ele é muito popular e tem milhões de fãs pelo mundo. O problema é que os fãs do Federer e do Nadal se juntam para desmerecê-lo e criticá-lo pois assim conseguem minimizar a frustração pelo fato dos seus ídolos terem sido superados pelo sérvio.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás

Que Papinho mais ultrapassado , caríssimo Carlos Alberto. O tempo provou que mesmo o mais eficiente jogador da história, não necessariamente é o mais popular. Abs !

Felipe
Felipe
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Justamente porque os fãs do Federer e do Nadal se juntam para desmerecê-lo e criticá-lo

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Eu não escrevi que ele é o mais popular. Escrevi que ele é bastante popular e tem milhões de fãs pelo mundo, mas está longe de ser uma unanimidade e isso nem o Federer e nem o Nadal são. Como ele é um jogador de tênis e eu sou fã dele, prefiro muito mais que ele seja o jogador que tenha os melhores resultados da história do tênis masculino até agora e não seja o mais popular, do que o contrário. Abs.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás

Alberto, certa vez me falaram que se perguntares a um matemático, quanto é dois + dois, ele responderá: 4, mas se perguntares a um contador, ele responderá: quanto queres que seja?
Acho que ele falava do Sérgio Ribeiro.

Gustavo
Gustavo
9 dias atrás

Concordo

Marcelo Costa
Marcelo Costa
9 dias atrás
Responder para  André Borges

O maior termômetro de admiração são os seguidores em rede social, nesse caso federer está em terceiro com 3 milhões a menos que novak e quase 10 atrás de Nadal, seu comentário não tem sentido algum, só ranço da sua parte mesmo.
Esses comentários ficariam melhor wm site de fofoca sabe.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
9 dias atrás
Responder para  Marcelo Costa

As redes Sociais são ” apenas” uma fotografia de momento. Com os TRÊS aposentados aí veremos a verdadeira popularidade. Imagina neste quadro Nadal ficar a frente do Suíço ? … Muito improvável. Abs !

Marcelo Costa
Marcelo Costa
9 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Foi o que eu disse, serve pra site de fofoca, eu não vejo o big 3 em um bbb.

Jmsa
Jmsa
9 dias atrás

Tudo que a Itália conquistou se deve a trabalho de longo prazo , investimento na base e fomentação do esporte ,daí surge a cultura vencedora no esporte.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
9 dias atrás

*Acabei postando no lugar errado. Podem apagar a outra se quiserem*

Sinner fez um ano primoroso. Para que tenhamos uma perspectiva:

– 92,41% de rendimento. 9º melhor % anual da era aberta. 73 wins/6 losses.

– 94.83% de rendimento nas hard-courts. 3º (!) no ranking geral na era aberta. 55 wins/3 losses.

6º homem a ganhar ATP Finals e Davis Cup. E o 1º homem a ganhar isso acima e mais de 1 Grand Slam (ganhou 2, no caso).

Que ano!

Última edição 9 dias atrás by Marcelo Reis
Paulo H
Paulo H
9 dias atrás

Sinner é merecidamente o número um do tênis e deve permanecer nesse posto por muitas temporadas, se conseguir manter o seu quadril em forma. Como antecipei antes mesmo de sua primeira taça de GS, considero o italiano superior ao Alcaraz, principalmente no plano mental e será uma questão de meses até ultrapassar o número de GSs do espanhol. Parabéns à Itália, que investe muito no tênis para formar novas e fortes gerações. Tenho certeza de que lá o tênis não é tratado como “esporte de elite”.

artur
artur
9 dias atrás

Dalcim, meio controversa essa história de que um treinador nao pode acrescentar muito no jogo de um pupilo baseado nos seus atributos tenísticos. Moya fazia alguma coisa melhor que nadal?? Ljubicic fazia alguma coisa melhor que Federer? (ok, talvez o BH). Acredito que por ter jogado no mais alto nível possível e enfrentado muitas vezes os melhores da história, o escocês deve ter um conhecimento tático muito elevado. E sabemos que vendo fora da quadra, conseguimos enxergar situações que quem tá dentro de quadra não enxerga. E agora com as instruções liberadas, penso que poucas pessoas teriam tanto a oferecer nesse sentido quanto o escocês à qualquer jogador do circuito.

Gustavo
Gustavo
9 dias atrás
Responder para  artur

Faz sentido

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  artur

Ivan Lendl foi quem levou Murray ao GS, sem ter treinado ninguém antes; Goran Ivanisevic teve uma experiência com Milos Raonic e foi ter grande sucesso ao lado do sérvio; Boris Becker debutou com o sérvio também; Juan Carlos Ferrero tentou com Zverev, não esquentando o banco, mas “explodiu” com Alcaraz.

Rafael
Rafael
9 dias atrás

Parabéns ao italiano. Um ano fantástico apesar da nuvem negra só doping.
A prova de fogo para o Sinner será defender esse “caminhão de pontos” em 2025 e falando em 2025…o sérvio deve vir com tudo muito focado agora com o Murray ao seu lado.
Mestre, você acredita em um forte 2025 do sérvio? Eu acho que ele ganha, ao menos, 1 GS.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
9 dias atrás

A meu ver, a única coisa contra o Murray para ser treinador do Djokovic é a sua falta de experiência na função, porque em termos de currículo como jogador, o do Murray é maior do que o do Goran Ivanisevic, por exemplo. O Ivanisevic quando jogador disputou quatro finais de Wimbledon e ganhou uma delas. O Murray teve resultados muito melhores que o croata. Ao lado do Ivanisevic, Djokovic conquistou 12 títulos de grand slam. Então, a quantidade de conquistas inferior ao do seu pupilo não vai ser o que vai impedir o sucesso da parceria Murray/Djokovic.

Joselito
Joselito
9 dias atrás

Não sei se dará certo essa parceria.
Por um lado vai ser bom, pois Murray ama o esporte e isso pode ser uma motivação para o Novak. Por outro lado, no primeiro grito que receber, vai fazer suas malas e ir embora, pois não vai engolir sapos como faziam Goran e Vajda.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
9 dias atrás
Responder para  Joselito

O dia a dia com o Djokovic não deve ser fácil porque o sérvio parece ser perfeccionista. Mas acredito que devem conversar as regras gerais da parceria antes de começarem o trabalho e irem ajustando os detalhes com o passar do tempo. A convivência diária traz consequências meio radicais. Ou um amigo vira um irmão ou o amigo acaba se distanciando podendo criar até uma inimizade. O tempo dirá o que vai acontecer.

Sandra
Sandra
9 dias atrás

Dalcim , os 4 primeiros do next Gen finals já estão bem ranqueados na ATP , será que eles vão para esse torneio ? E esse torneio ganha pontos ou dinheiro ?

Credson
Credson
9 dias atrás

E pensar que tudo isto só se tornou possível após o repentino ganho de resistência destes tenistas (que claro, nada tem a ver com o doping).

JULIANO VARGAS SILVEIRA
JULIANO VARGAS SILVEIRA
9 dias atrás

Sinner evoluiu bastante a resistência física esse ano e espero que o quadril não dê problema em 2025. Realmente Djokovic e Murray serão o atrativo máximo do australian open do ano que vem,agora vamos aguardar quanto tempo Murray irá aturar Djokovic.

Gustavo
Gustavo
9 dias atrás

No mesmo dia em que Sinner foi informado de que havia falhado em 2 testes de drogas, ele conseguiu identificar uma fonte de contaminação, conseguiu que uma equipe jurídica entrasse com um pedido urgente para que a suspensão fosse suspensa e mantida em sigilo e um juiz aprovou tudo isso em um dia?

Isso ou ele estava se dopando intencionalmente e tinha tudo preparado com antecedência para o caso de ser pego.

Felipe
Felipe
9 dias atrás
Responder para  Gustavo

No caso de Sinner,

Devemos acreditar que Ferrara, o farmacêutico certificado, altamente competente e profissional, comprou e levou Trofodermin para o torneio de tênis de seu cliente?

O mesmo Trofodermin que tem um rótulo vermelho de doping na embalagem?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Felipe

De onde tirastes isso , Sr Felipe???Abs!

Felipe
Felipe
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Procure vc

evaldo.moreira
evaldo.moreira
8 dias atrás
Responder para  Felipe

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, rapaz responde por favor, no minimo uma explicação tu deve ter

evaldo.moreira
evaldo.moreira
8 dias atrás
Responder para  Felipe

Mas que colocção foi essa Senhor Felipe, como assim se dopando itencioamente??? Tudo preparado, como assim, o senhor tem provas do que está falando???

Cuidado com essas afirmações que tu dizes, aliás de onde tiraste iso mesmo!?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Gustavo

SINNER mostrou depois de Indian Wells, como precisou do UM bilionesimo para vencer , 3 MASTERS, USOPEN, ATP FINALS e COPA DAVIS. Sua campanha em 2024 , supera a de Djokovic em 2011. Não foi por falta de aviso em 2022 , que estávamos diante de dois fenômenos do Esporte. Somente resta chorar se o resultado de pena mínima sair somente pós AOPEN. Se não, a vitória do Sérvio está longe de ser garantida , excelência. Rsrs, Abs !

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 dias atrás
Responder para  Gustavo

Eu também pensei nisso, Gustavo, nessa tal rapidez. Mas sendo uma coisa tão na cara assim, você não acha que isso já foi questionado a ele e à sua equipe nas várias audiências?
Você parece ser bem inteligente, mas não é o único dotado desta qualidade no planeta tênis.

João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás

dinheiro não é problema para o Joao Fonseca. Tirou uma semana de férias. E já começou a pré-temporada aqui no Rio de Janeiro. Treinando contra o José Pereira. Esperando a definição do next gens. Só ganha dinheiro. Não tem pontos. Como fils não deve ir. Ele deve entrar pelo ranking ou ser convidado entre os dias 18 e 22 de Dezembro. Que data ingrata. Vai passar o Natal em jeddah. Espero que ganhe o torneio e ganhe o prêmio milionário assim papai Noel vai ser bom para ele.ja garantido no qualy de ao

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

João e família não deram a mínima para um Torneio que vários TOP 10 , fizeram questão. Tsitsipas , SInner e Alcaraz, são exemplos que não é somente grana. FIls perdeu FINAL ano passado , e na posição que se encontra, não vai dar as caras , caro ando. Abs !

João Sawao ando
João Sawao ando
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Caro Sérgio Ribeiro . Realmente é uma falta que pode fazer falta no futuro caso ele consiga escalar esse ranking e ficar entre os top 20/30.acho que está mal assessorado, mas parece ser uma decisão familiar ou seja dos pais .um técnico quer sempre que seu pupilo jogue…..

Aloisio Flagoso
Aloisio Flagoso
7 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

E tudo isso sem “carteiladinha”, né?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
8 dias atrás

Esse Annacone detona o modus operandi do ranking, defendendo que Alcaraz, por ter conquistado dois slams, deveria encerrar 2024 como segundo colocado, mas não avalia que se trata “apenas” de quatro mil pontos e que o fator slam não deve ser referência isolada, no que concerne ao ranqueamento final de uma temporada. E já que Annaconda não teve o cuidado de defender seu ponto de vista absurdo de forma mais profunda, não explicando se um tenista, após as conquistas de dois nível 2000 e mais nada, seria o caso de lhe perguntarem se, ainda assim, o mesmo tenista deveria ter colocação privilegiada ao final da temporada. Enfim, eu não entendo como é que um sujeito versado no assunto e, portanto, formador de opinião, vem a público fazer uma declaração provida de tamanha burrice, para dizer o mínimo…

Carlos Mateus
Carlos Mateus
6 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

De tudo o que vocé escreveu, apenas ficou claro o “eu não entendo.

Portanto, e se você nâo entende:
– Então tá, né? Fazer o quê!

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Carlos Mateus

Carlos Mateus, nesse momento do debate, minha responsabilidade é fazer minhas as suas palavras, pois me falta criatividade para refutar seu argumento. Muito obrigado, meu querido…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Valmir, julgo o sistema de ranking do tênis o mais justo que conheço, portanto, acredito que o americano apenas queria que o espanhol automaticamente ficasse em #2 no final do ano, porque venceu 2 GS, como o italiano, mas menos outros torneios que o próprio Sinner.
E automaticamente, não funciona.
Somente ignorou que Zverev somou mais e que o espanhol não defendeu resultados importantes, como a semi do Finals em 2023.
Opinião de torcedor.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Luiz Fabriciano, isso que você está me dizendo eu entendi de forma antecipada e, portanto, acho bobagem sua tentar explicar o delírio de Annacone. Para alguém importante no mundo do tênis, um sujeito versado no assunto, um formador de opinião, enfim, o que ele declarou, e até requereu, foi mera encheção de linguiça, uma tolice…

Ronildo
Ronildo
8 dias atrás

Conforme tinha relatado à meses atrás, o circuito tenístico é uma fonte praticamente inesgotável de senhas para nosso atual sistema todo informatizado. E tenho uma que preciso trocar a cada 6 meses por exigência do sistema. Assim, entusiasmado com a parceria Murray/Djokovic, optei desta vez por Big4eternamente. À propósito, estou tão encantado com esta nova parceria que estou cogitando torcer por Djokovic no AO 2025. Espero haver um lugar para mim na Kombi da galera para este empolgante passeio rumo ãs melhores emoções no AO. Boa Sorte à todos!

João Sawao ando
João Sawao ando
8 dias atrás
Responder para  Ronildo

Nessakombi eu não entro ,para 2025 eu vou torcer para o Joao Fonseca. Espero que escale o ranking e chegue pelo menos até o final de 2025 como top 50.

Ronildo
Ronildo
8 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Beleza João. Na verdade eu evito fazer declarações sobre os brasileiros. Vai que o João Fonseca é um assíduo leitor do blog e como alguns tentam colar em mim a alcunha de “maior pé frio da história do blog”, isto poderia gerar um sentimento negativo na mente dele, o que seria bem inapropriado. Assim eu dou muita importância àquele lema que o tio do Peter Parker falou para ele antes de morrer, que ‘o poder trás responsabilidade’. Neste caso, como é uma questão de crença e pode trazer uma certa influência, então me mantenho calado nas declarações de apoio aos brasileiros. Abs

João Sawao ando
João Sawao ando
8 dias atrás
Responder para  Ronildo

Tira isso da cabeça Ronildo. Temos que torcer para os nossos brasileiros. João tem tudo para nós próximos 3/4 anos estar em alto nível e chegar nas rodadas finais de gs é masters 500 e 1000

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
7 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Isso mesmo, Amado Ronildo, põe a sua indumentária verde e amarela e sai por aí, torcendo de forma entusiasmada pelos “nossos brasileiros”.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Temos que torcer ou é opcional?

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
7 dias atrás
Responder para  Ronildo

Amado Ronildo, ainda falta a você comer muito feijão com arroz, para chegar a Mick Jagger, mesmo porque, até agora você não foi capaz de compor nenhuma obra prima do nível de “Sympathy For The Devil”, “She’s a Rainbow” e “Paint It, Black”, que são as minhas três músicas preferidas de Jagger com seus Stones. Quando você for capaz de criar canções do porte de “Beast Of Burden”, “Lady Jane” e “Waiting On a Friend”, por exemplo, aí sim, poder-se-á conferir a você “a alcunha de ‘maior pé frio da história do blog'”. Não lhe ocorrendo tamanho brilhantismo, sua sina será a de, no máximo, um Vanilla Ice da vida, ou seja, é melhor você continuar sendo o singelo( e amado ) Ronildo, o pé quente…

Ronildo
Ronildo
7 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Poxa Valmir, eu estava desenvolvendo meu víés artístico em forma de poesia aqui no blog e você simplesmente afirmou que era tudo muito ruim. Consequentemente toda minha inspiração artística foi para o brejo e não consigo sequer repetir uma bela canção como ‘Fuscão Preto’, quanto mais criar uma música então!

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
6 dias atrás
Responder para  Ronildo

Amado Ronildo, então tenta compor uma canção do nível de “Eguinha Pocotó”, do MC Serginho, ou do mesmo patamar de “Serenata”, do Amado Batista. Pois é, e ainda arrastará meu sobrenome junto…

Última edição 6 dias atrás by Valmir da Silva Batista
Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Gosto muito de “Star me Up”, mas realmente, pé frio igual, jamais vi outro.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Luiz Fabriciano, “Star Me Up” também é boa, aliás, a obra inteira dos Stones é de uma suntuosidade ímpar…

evaldo.moreira
evaldo.moreira
8 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Ai é sonhar demais Prezado João, kkkk, acredito que seu xará deva ter progressos, mas algumas escolhas do staff dele, não caiu bem,ao menos na minha opnião, mas……dai para top 50??????

João Sawao ando
João Sawao ando
6 dias atrás
Responder para  evaldo.moreira

Ele deu um salto de 500 posições em um ano .por que não pode dar um salto de 90posições em um ano?realmente concordo com você se for a respeito do next gens…acho que os pais se precipitaram nisso….

Maurício Luís *
Maurício Luís *
8 dias atrás
Responder para  Ronildo

Isso mesmo, Ronildo! Torça pro sérvio! Com você na torcida, ele cai na primeira rodada.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
7 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Maurício Luís, os colaboradores Paulo Almeida e Sandra vão te pegar lá fora…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Me too!
Rsss

Ronildo
Ronildo
7 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Fala Maurício Luís

Bom, eu estava analisando friamente esta questão. Sou super fan do Murray, porém incontestavelmente sempre antipatizei com Djokovic, principalmente desde 2015 em diante. Assim minha torcida será limitada. Basicamente, em cada partida, vou torcer para Djokovic vencer o primeiro set e perder o 3 seguintes no AO 2025.

João Sawao ando
João Sawao ando
6 dias atrás
Responder para  Ronildo

Kkkkkkkk

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Ronildo

Caríssimo Ronildo, você é bem vindo à nossa Kombi, mas por favor, venha somente nos brindar com altos papos, sem torcer por nosso tenista favorito.
Rssss.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
8 dias atrás

O nosso sabichão, o cara que sabe de tudo postou acima que q é improvável que Rafa fique acima de Federer em popularidade, após os tenistas do Big3 se aposentarem. Estranho, entre os dois q se retiraram a conta está “apenas” 21.9 milhões de seguidores vs 12.8 milhões a favor de… Rafa. Fonte: Instagram. Conferido!!!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Vamos conversar depois dos TRÊS se aposentarem . O Suíço de longe será mais popular em todo o Planeta. Aguarde até Djokovic seguir a ordem natural das coisas. Abs !

João Sawao ando
João Sawao ando
8 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Isso não tem dúvida.

José Yoh
José Yoh
8 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

LF, e isso vale tb para o comentário do Marcelo Costa:

O Instagram foi lançado em 2010, com versão para Android somente em 2012. Foi virar algo corriqueiro na vida das pessoas se eu não me engano lá pelos idos de 2018. Como Federer iria reinar nessa rede se seu auge foi anterior a isso? Se comparar no facebook, um pouco mais antigo, você verá que Federer tem mais seguidores, 18mi vs 14 (Rafa) vs 10 (Djoko).

A tecnologia é tão apressada que às vezes achamos que faz décadas que algo foi inventado, quando na verdade faz pouquíssimo tempo.

Acho que um bom termômetro real da popularidade é ter ido a um GS qualquer onde os tres estiveram jogando.

Abs

Marcelo Costa
Marcelo Costa
7 dias atrás
Responder para  José Yoh

Eu me recuso a dar prosseguimento nessa conversa, estamos agora falando de rede social, de futebol, de seguir bons eu não vou mais alimentar debates rasos, me arrependi profundamente de ter postado, vou me ater ao tênis.
Muito bbb pra mim

Jose Yoh
Jose Yoh
7 dias atrás
Responder para  Marcelo Costa

Mas voce que entrou nessa conversa.

Se seu interesse fosse só tenis nao entrava em todo papo extra-tenis (repito: todos) dizendo que é extra-tenis, bbb, etc..

Se tem argumentos, demonstre. Se nao tem, nao precisa entrar só para criticar o comentário dos outros.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Cá comigo, darei a mínima para o caso de Djokovic ao se aposentar, ter reduzido seus seguidores para apenas 5, ou seja, seus pais, sua esposa e filhos.
O que mais me encheu os olhos são os números conquistados “on courte” e sobre o sabichão, ele também é vidente.

Oswaldo Euclydes Aranha
Oswaldo Euclydes Aranha
8 dias atrás

Ronildo, como já disse Jesus, chegue-se aos bons e serás um deles

Ronildo
Ronildo
8 dias atrás
Responder para  Oswaldo Euclydes Aranha

Verdade Oswaldo!

Abraços

José Yoh
José Yoh
8 dias atrás
Responder para  Oswaldo Euclydes Aranha

Caro Aranha, tenho poucas certezas na vida. Uma delas é que uma boa ou má pessoa jamais será definida pela torcida por um jogador de tênis.
Abs

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 dias atrás

Já era pro Glorioso estar dando volta olímpica. Agora vira a página e foca na Libertadores e depois tenta não federar no Brasileiro.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
8 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

É claro que ao lado do Santos F.C. , o Glorioso foi base do Tri. E quando GARRINCHA parou, o Furacão da Copa e Gerson ( canhotinha de Ouro) , mostraram a que veio o Glorioso. Fernandinho e ti , somente pagaram mico pela enésima vez. O baba ovo mor da Turminha da Kombi, não tem mais como se esconder… Rsrsrs, Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Você tava com tanto medo que não movia um músculo desde a primeira pipocada. Não acabou ainda e dificilmente o Glorioso ganha do Inter fora. Vai precisar do empate pelo menos e/ou torcer pro Cruzeiro fazer o serviço.

João Sawao ando
João Sawao ando
7 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

O fogão ganha os três jogos restantes e vai ser campeão brasileiro e da libertadores

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

PA, sou glorioso também e desde 29 anos atrás, não levantamos uma taça, agora, viver de passado, como museu sem cobrar ingressos, é pior ainda.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E outra: o Flamengo pode entregar pro Inter pra deixar os gaúchos vivos e prejudicar o Botafogo.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
6 dias atrás
Responder para  Paulo Almeida

Sem essa, caríssimo Piloto. Com Filipe Luiz e no Maraca , Fla não dá mole de jeito algum para um rival tradicional. Basta Botafogo não perder para os Gaúchos pra por duas mãos no Caneco. Ps: Como recebes ” joinhas” num comentário fraquinho destes … rsrs. Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
6 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O rival tradicional é o Botafogo, da mesma cidade, apesar de você estar torcendo por eles por pena e por não aguentar mais ver o Palmeiras campeão. Flamengo não disputa mais nada no ano e o Inter vem embalado há uns 15 jogos invicto. Seria uma entrega até bem normal e com justificativa plausível de que o outro time foi superior.

P.S.: Mais um comentário digno de alguns joinhas e você sempre zerado, mas eu sempre enxergo -10.

Rsrsrs, abs!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
8 dias atrás

Da forma mais inesperada do mundo, o Foguinho não amarelou ontem, depois de 3 amareladas seguidas absurdas. Mas ainda faltam dois jogos, e creio q o meu SP fará de tudo na ultima rodada para garantir mais um título de campeão para o… futebol paulista!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
7 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Kkkkk, agora você viajou, LF. São Paulo já está de férias, não muda mais de posição na tabela. Deve colocar os reservas ou time júnior na última rodada e jamais ajudaria um rival. Grêmio fez isso em 2009.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
7 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Forma inesperada ? . O Fernandinho deveria saber o retrospecto do Glorioso contra os Times do … futebol paulista. O são paulo não vence o Botafogo faz OITO jogos. O Palmeiras completou ontem QUATRO. Teu problema continua o mesmo. Tenta sempre ridicularizar oponentes por total desconhecimento do Circuito. Aqui neste espaço, teus comentários são desde o ” Odeio Roger Federer” motivo de chacota… Continue babando ovo que é teu jeito de aparecer… Rsrsrs, Abs !

sandro
sandro
7 dias atrás

Dalcim, não vai sair um texto no blog sobre o Murray como técnico do Djoko? Sua opinião sempre é muito importante!!!. Garanto que será um sucesso de visualizações! abraço e ótimo trabalho

Marcia Dalcim
Editor
7 dias atrás
Responder para  sandro

Já escrevi sobre isso, Sandro

Maurício Luís *
Maurício Luís *
7 dias atrás

O Paul Annacone tá careca de saber que o ranking sempre foi assim. Por que ele não se manifestou quando o Marcelo Rios foi número 1 do mundo com *zero* Slam?
Se está tão inconformado assim, apresente sugestão à ATP pra aumentar a pontuação dos Slams.
Duvido, porém, que a ATP lhe dê ouvidos. Porque vai soar como casuísmo pra favorecer o espanholito.
Zverev foi menos espetacular, menos “oba-oba”, menos badalado, porém mais regular do que Alcaraz… e é isso que o ranking reflete.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
7 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Zverev não defendeu nem ATP 500 , meu caro. Mas levou 2 MASTERS 1000 e disputou os 19 Torneios nas 52 Semanas como prevê o regulamento. Carlos Alcaraz somente disputou 14 , e por lesão não disputou 3 MASTERS 1000 . Sua opção de jogar 2 vezes a Copa Davis, Olimpíadas e LAVER CUP, que tem pontuação ZERO, fez diferença no final. Mas de apenas 900 pontos graças a WIMBLEDON e RG . Tudo dentro do Regulamento. Falar de “oba oba ” soa um certo exagero. Abs !

Maurício Luís *
Maurício Luís *
7 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Acho que você tem razão. É que eu não tenho essa visão + ampla do circuito que você tem. Tem quantidade de torneios jogados, eventos com zero ponto, descarte…
O torcedor tem que andar com uma calculadora.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Exato, tudo dentro do regulamento.
Se ele não disputou, por qualquer motivo, o outro disputou e somou. E o ranking conta quem soma, então, o oba-oba do Annacone é completamente desproporcional.
Talvez vocês queiram que o sistema acrescente o teor psicológico para avaliarem motivos que causaram perda de pontos, dando-lhes pesos diferentes aos tais.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
7 dias atrás

“E a festa italiana” acabou: Palmeiras 1, Botafogo 3…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
7 dias atrás

JOSÉ NILTON, que time é o teu?

Marcelo Costa
Marcelo Costa
7 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Seu dinheiro será bem vindo pra ajudar a pagar o estádio do Corinthians!!!!! Não estamos em condições de negar qualquer ajuda financeira

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
7 dias atrás
Responder para  Marcelo Costa

PRONTO, VAI começar a banalização. Ô conversinha fiada…

Marcelo Costa
Marcelo Costa
6 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Fiado está a arena até a torcida pagar. Faça sua parte

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
6 dias atrás
Responder para  Marcelo Costa

MARCELO COSTA, eu gosto do Corinthians, mas futebol para mim é lazer e não essa coisa de levar a sério ao extremo. Ah, “Fiado está a arena”? Dane-se. Livre arbítrio é algo que eu respeito, no entanto, acho uma escrotice uma porrada de gente, que muitas vezes não tem onde cair morta, se esforçar para livrar a cara de empresas privadas. O Corinthians, por exemplo, está nem aí para o seu torcedor. E como assim, “Faça a sua parte”? Eu já cumpro minhas obrigações, trabalhando como revisor de texto e destinando minha renda a coisas e situações muito mais sérias que comprar um estádio de futebol…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Concordo com exatamente tudo.
Acho o cúmulo do absurdo uma grande população sustentar um status, dando-lhes de sua própria subsistência.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

não” está nem aí

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
7 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Torço para o Sport Club Corinthians Paulista…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
6 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

José Nilton, faço minhas as suas palavras e as direciono de forma viceverseada…

Rodrigo Lightman
Rodrigo Lightman
6 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Torço para o Guarani que acaba de ser rebaixado para a terceira divisão do brasileiro.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Rodrigo Lightman

Rodrigo Lightman, que saudade do Zenon, do Ziza, do Renato pé murcho, do Amaral, do Jorge Mendonça, do Careca e companhia…

Guilherme
Guilherme
7 dias atrás

Acho hipócrita como as pessoas estão dizendo que Djokovic e Murray eram tão rivais, então como eles estão trabalhando juntos? Essas mesmas pessoas chamam Fedal de a melhor amizade e a melhor rivalidade

Jonas
Jonas
7 dias atrás
Responder para  Guilherme

Sinceramente acho que Djoko e Murray são bem mais próximos que Federer e Nadal.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
6 dias atrás
Responder para  Jonas

JONAS, essa é uma questão tão séria assim, a ponto de você encher linguiça, comparando a relação entre o reizinho dos balcãs e Sir Andy Murray com a relação entre Roger Federer e Rafael Nadal?

Jonas
Jonas
6 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Não é séria mas eu quis comentar e você perdeu mais tempo ainda respondendo.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
5 dias atrás
Responder para  Jonas

Jonas, concordo plenamente que lidar com você é perda de tempo…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
6 dias atrás
Responder para  Guilherme

Guilherme, entenda um pouco mais de semântica, por favor. É claro que “Djokovic e Murray eram tão rivais”, mas ser rival, ou mesmo tão rival, como queira, não significa ser inimigo, ou seja, não há nada na trajetória de ambos, enquanto adversários( !!!! ), que os impeça de se tornarem aliados nos negócios. A propósito, outro dia mesmo o próprio Djokovic declarou que ele e Nadal, provavelmente seu maior adversário dentro de quadra, nunca foram amigos nem inimigos. Portanto, há aí mais uma oportunidade de você abrir a cabeça a respeito dos meandros da semântica, no que concerne à parceria entre o reizinho dos balcãs e Sir Andy Murray. Para mim, o que ambos querem mesmo é: Murray se livrar de ficar coçando o dia inteiro, enquanto Djokovic, quer dar um verniz na própria imagem, ao se valer da presença do britânico, já que sua figura nunca foi assim tão admirável…

Última edição 6 dias atrás by Valmir da Silva Batista
Rodrigo Figueiredo
Rodrigo Figueiredo
7 dias atrás

Sobre a parceria Murray / Djokovic: primeiro e mais importante, nesses assuntos a prática é a única verdade possível. Quando o Nole contratou o Becker não parecia lá a melhor escolha; o alemão não é exatamente conhecido pelas características geralmente esperadas de um treinador. Apesar disso, a parceria foi um sucesso: Djokovic melhorou o saque, o voleio, e o desempenho nas finais de slam melhorou muito – poucos lembram, mas antes do período Becker o Nole tinha mais vices do que troféus nos slams. O Ivanisevic também foi um sucesso, ajudou muito o Nole a melhorar ainda mais o saque e, apesar do final sombrio, aparentemente houve uma simbiose perfeita entre ele e o resto da equipe. Podemos dizer que foi um técnico que fechou muito bem com o “time”.

Para entrar finalmente no Murray, a princípio tive certa reticência quando li a notícia. Pensei o mesmo que quase todo mundo, isto é, que o Murray não tem muito a agregar para o jogo do Djokovic. Só que o Nole sabe o que faz… uma coisa que vai ser interessante de ver é como ele vai lidar com o Murray no seu box. Fico pensando que talvez já houvesse com o Ivanisevic um certo nível de “desrespeito” por parte que, imagino não poderá existir com o Murray. Não vejo o escocês aceitando ser xingado por um ex-rival na frente do mundo todo. Isso pode ser positivo, no sentido de que o Murray será um treinador que, comparativamente aos anteriores, Nole terá que “respeitar” muito mais – inclusive no plano tático. Nesse aspecto, aliás, acho que é onde a parceria pode dar seus melhores efeitos. Murray tem uma capacidade incrível de leitura do jogo, sempre teve. Acredito que ele vai estudar muito os rivais, e isso deve ajudar o Djokovic a ter mais foco de novo, algo muito difícil depois de tudo que ganhou. A conferir…

Guilherme
Guilherme
7 dias atrás

Gostaria que parassem de comparar Nole com Jannik.
Como fã de Nole, não vejo absolutamente nada que Jannik tenha em comum com Nole… nada. Não vejo Nole nele.

Esses últimos 4 anos mostraram isso.

Um é o melhor e o outro bom.
Um tem aura e carisma, enquanto o outro não.
Um foi abusado e ridicularizado durante anos, enquanto o outro é protegido e recebe o benefício da dúvida.
Um tem 20 anos de credibilidade e consistência, enquanto o outro teve sua primeira boa temporada atolado em um escândalo.

Honre Jannik por seus próprios méritos e não continue atrelando esse cavalo à carroça de Nole. Jannik ainda não merece isso.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
5 dias atrás
Responder para  Guilherme

Caraca Guilherme, que bela forma de desenhar dois universos bem diferentes.
Parabéns!

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
6 dias atrás

Enquanto a maioria dos meus colegas colaboradores desta confraria fica dando cabeças, acerca da parceria firmada entre o reizinho dos balcãs e Sir Andy Murray, demonstrando surpresa e até estranhamento, minha avaliação é que, ao assinarem tal contrato de negocios, Murray quer apenas se abster de ficar em casa o dia inteiro, enquanto Djokovic, ao se valer da presença do britânico, quer tentar dar um verniz na própria imagem, posto que a mesma nunca foi lá muito admirável, para dizer o mínimo…

Rodrigo Lightman
Rodrigo Lightman
6 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Hahaha…..é bem isso.

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
6 dias atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

dando cabeçadas*

Sandra
Sandra
6 dias atrás

Dalcim, a polonesa foi pega no dopping! Vai ser suspensa 1 mês, Só o Sinner que vai ter vida boa ?

Gustavo
Gustavo
6 dias atrás

Iga Świątek testou positivo para substância proibida, trimetazidina (TMZ), e aceitou uma suspensão de um mês.

– A investigação da ITIA determina que a fonte foi um medicamento regulamentado contaminado

– Resulta em uma constatação de ausência de culpa ou negligência significativa e uma suspensão de um mês

– Iga foi suspensa provisoriamente a partir de 12 de setembro de 2024, antes de recorrer com sucesso, perdendo três torneios

Parecendo cada vez mais que o tênis tem um sério problema de doping no topo do esporte. Enormes padrões duplos para os melhores jogadores encorajam esse comportamento.

José Yoh
José Yoh
6 dias atrás
Responder para  Gustavo

Gustavo, todo esporte sempre precisou de ídolos para popularização e divulgação mundial. E os dirigentes sempre souberam disso, e sempre utilizaram dos métodos mais nefastos para manter o controle de quem vai ficar no topo ou não. É ingenuidade nossa pensar que isso não existe, por mais conspiração que pareça.

Punir ou não um atleta é um desses controles.

Soma-se a isso o fato de que às vezes o ídolo fica tão poderoso que fica impossível puni-lo de forma severa, pois isso levaria a uma desconfiança de todo o esporte como aconteceu com o ciclismo. Então, por vezes a punição é abrandada apenas como um aviso da limitação de seu poder.

Em suma, somos enganados o tempo todo.

Abs

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
6 dias atrás

O caso IGA SWIATEK já dá noção do roteiro do de JANNIK SINNER. Vai pegar pena mínima como disse Andy Roddick, mas o AOPEN 2025 , dificilmente jogará. A conferir. Abs !

Luiz Fernando
Luiz Fernando
6 dias atrás

Que surpresa desagradável esse doping da Iga, mas aparentemente foi algo não intencional por parte dela, tanto q foi posteriormente liberada.
Mas claro q isso pode influenciar o humor e, claro, o aspecto mental de uma atleta de alto desempenho como ela.
Essa é uma medicação comumente prescrita p o controle da angina do peito, e seu potencial impacto como estimulante para atletas era algo pouco ventilado…

Gustavo
Gustavo
6 dias atrás

Simona Halep no Instagram:

“Por que há uma diferença tão grande no tratamento e no julgamento? (…) o ITIA fez absolutamente tudo para me destruir”.

Concordo

João Sawao ando
João Sawao ando
3 dias atrás
Responder para  Gustavo

E acho que infelizmente conseguiu….

Gustavo
Gustavo
6 dias atrás

Swiatek não é trapaceira

Ela falhou em um teste de doping

Forneceu uma explicação fundamentada com evidências confiáveis

Seu período de suspensão está dentro das regras do WADC

Carbone
Carbone
5 dias atrás

O cotonete vencerá novamente na Austrália. Os cangurus piram.

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.