Londres (Inglaterra) – Principal nome da casa na disputa do ATP 500 do Queen’s, o britânico Jack Draper deu um susto na torcida nesta quarta-feira, saiu perdendo para o australiano Alexei Popyrin, mas depois se recuperou e buscou a virada, fechando com o placar final de 3/6, 6/2 e 7/6 (7-5).
Segundo favorito na competição, Draper pode ter um duelo 100% britânico pela frente nas quartas de final caso o compatriota Daniel Evans faça valer a experiência no confronto com o norte-americano Brandon Nakashima, que acontece mais tarde.
Esta é a quinta vez que o britânico de 23 anos chega às quartas em um torneio de grama. Duas das quatro anteriores foram no Queen’s, perdendo nesta fase em 2021 e 2024. Seus melhores resultados neste piso foram as semifinais em Eastbourne (2022) e o título de Stuttgart no ano passado.
A partida foi equilibrada e definida apenas no tiebreak do terceiro set, mas Draper poderia ter sofrido menos se tivesse aproveitado melhor os oito break-points que teve, convertendo apenas dois. Ele terminou o jogo com mais bolas vencedoras (33 a 31) e menos erros não forçados (29 a 36).
Bautista vira mais uma e avança
O espanhol Roberto Bautista tem feito valer sua experiência na grama, piso no qual tem um título e um vice. Após virar sobre o português Nuno Borges na estreia, ele repetiu o feito nesta quarta batendo o tcheco Jakub Mensik, oitavo favorito, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/5.
Pela 13ª vez nas quartas em um torneio de grama, Bautista espera agora pelo vencedor da partida entre o dinamarquês Holger Rune, quarto mais bem cotado ao título, e o norte-americano vindo do quali Brandon Nakashima. Ele está no caminho do compatriota Carlos Alcaraz, com quem pode cruzar em uma eventual semi.
Apesar dos 12 aces, Mensik teve aproveitamento de saque inferior ao do espanhol de 37 anos, vencendo 64%dos pontos contra 68% de Bautista, que cuidou melhor da bola. O tcheco até conseguiu 12 bolas vencedoras a mais (37 a 25), mas cometeu 15 erros não forçados também a mais (46 a 31).
Drapper será muito perigoso em Wimbledon. Acho o britânico um excelente tenista.